O que há neste lugar: exploração sensorial no espaço exterior com crianças dos 3 aos 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43973 |
Resumo: | Explorar na natureza e aprender em contacto com o mundo natural foi sendo desvalorizado, durante muitos anos, pelo que as crianças foram estando cada vez mais afastadas destes espaços. Assim, e dada a necessidade de voltar a aproximar as crianças da natureza, o presente Relatório Final, através de uma investigação-ação, tenta perceber de que forma o espaço exterior e a utilização de elementos naturais influenciam uma exploração sensorial da natureza e conhecimento do mundo natural. Deste modo, quinze crianças, em contexto de Educação Pré-Escolar, participaram na exploração de um espaço natural mobilizando os sentidos visão, olfato, tato, paladar e audição para descobrirem a natureza à sua volta. Foram, ainda, desenvolvidos momentos em sala, no jardim de infância, onde elementos naturais eram trazidos até às crianças. Verificou-se que através da mobilização dos seus sentidos na natureza, explorando e experienciando, as crianças se conhecem a si mesmas e ao mundo, estabelecendo relações positivas e atitudes de respeito e valorização pelo mundo natural, desenvolvendo diversas aprendizagens e competências como a sua criatividade, curiosidade natural e imaginação. |
id |
RCAP_c57f915aff390e1b189f25e14c9316d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43973 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O que há neste lugar: exploração sensorial no espaço exterior com crianças dos 3 aos 5 anosNaturezaExploração SensorialEducação Pré-EscolarExplorar na natureza e aprender em contacto com o mundo natural foi sendo desvalorizado, durante muitos anos, pelo que as crianças foram estando cada vez mais afastadas destes espaços. Assim, e dada a necessidade de voltar a aproximar as crianças da natureza, o presente Relatório Final, através de uma investigação-ação, tenta perceber de que forma o espaço exterior e a utilização de elementos naturais influenciam uma exploração sensorial da natureza e conhecimento do mundo natural. Deste modo, quinze crianças, em contexto de Educação Pré-Escolar, participaram na exploração de um espaço natural mobilizando os sentidos visão, olfato, tato, paladar e audição para descobrirem a natureza à sua volta. Foram, ainda, desenvolvidos momentos em sala, no jardim de infância, onde elementos naturais eram trazidos até às crianças. Verificou-se que através da mobilização dos seus sentidos na natureza, explorando e experienciando, as crianças se conhecem a si mesmas e ao mundo, estabelecendo relações positivas e atitudes de respeito e valorização pelo mundo natural, desenvolvendo diversas aprendizagens e competências como a sua criatividade, curiosidade natural e imaginação.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Silveira, Susana Maria Mendes, 1967-Repositório ComumCarvalho, Catarina Sofia Ferreira de2023-02-28T14:00:47Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43973TID:203206347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T02:15:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:21.783647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que há neste lugar: exploração sensorial no espaço exterior com crianças dos 3 aos 5 anos |
title |
O que há neste lugar: exploração sensorial no espaço exterior com crianças dos 3 aos 5 anos |
spellingShingle |
O que há neste lugar: exploração sensorial no espaço exterior com crianças dos 3 aos 5 anos Carvalho, Catarina Sofia Ferreira de Natureza Exploração Sensorial Educação Pré-Escolar |
title_short |
O que há neste lugar: exploração sensorial no espaço exterior com crianças dos 3 aos 5 anos |
title_full |
O que há neste lugar: exploração sensorial no espaço exterior com crianças dos 3 aos 5 anos |
title_fullStr |
O que há neste lugar: exploração sensorial no espaço exterior com crianças dos 3 aos 5 anos |
title_full_unstemmed |
O que há neste lugar: exploração sensorial no espaço exterior com crianças dos 3 aos 5 anos |
title_sort |
O que há neste lugar: exploração sensorial no espaço exterior com crianças dos 3 aos 5 anos |
author |
Carvalho, Catarina Sofia Ferreira de |
author_facet |
Carvalho, Catarina Sofia Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- Silveira, Susana Maria Mendes, 1967- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Catarina Sofia Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza Exploração Sensorial Educação Pré-Escolar |
topic |
Natureza Exploração Sensorial Educação Pré-Escolar |
description |
Explorar na natureza e aprender em contacto com o mundo natural foi sendo desvalorizado, durante muitos anos, pelo que as crianças foram estando cada vez mais afastadas destes espaços. Assim, e dada a necessidade de voltar a aproximar as crianças da natureza, o presente Relatório Final, através de uma investigação-ação, tenta perceber de que forma o espaço exterior e a utilização de elementos naturais influenciam uma exploração sensorial da natureza e conhecimento do mundo natural. Deste modo, quinze crianças, em contexto de Educação Pré-Escolar, participaram na exploração de um espaço natural mobilizando os sentidos visão, olfato, tato, paladar e audição para descobrirem a natureza à sua volta. Foram, ainda, desenvolvidos momentos em sala, no jardim de infância, onde elementos naturais eram trazidos até às crianças. Verificou-se que através da mobilização dos seus sentidos na natureza, explorando e experienciando, as crianças se conhecem a si mesmas e ao mundo, estabelecendo relações positivas e atitudes de respeito e valorização pelo mundo natural, desenvolvendo diversas aprendizagens e competências como a sua criatividade, curiosidade natural e imaginação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-28T14:00:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43973 TID:203206347 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43973 |
identifier_str_mv |
TID:203206347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130945000833024 |