Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15165 |
Resumo: | O presente estudo, intitulado “Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar”, decorreu no ano letivo 2019/2020, sendo concretizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa sala de jardim de infância do distrito de Faro, com um grupo de 15 crianças entre os 3 e os 4 anos. No sentido de analisar e refletir acerca dessas potencialidades, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, tendo-se efetuado observação não participante dos comportamentos das crianças em momento de brincadeira livre; entrevistas semiestruturadas às educadoras e às auxiliares de ação educativa da referida instituição, com o intuito de compreender as suas perceções sobre este espaço; e uma atividade teste efetuada com as crianças. O espaço exterior foi dividido em quatro áreas comportamentais e, a partir da observação destas, definiram-se quatro situações de aprendizagem e de desenvolvimento. Posteriormente, procedeu-se a uma análise das perceções de aprendizagem das crianças, relativamente ao que foi desenvolvido, de modo a constatar a importância deste espaço enquanto promotor de desenvolvimento e de aprendizagens significativas. Concluiu-se que todos os participantes atribuem uma significativa importância a este espaço e que cada uma das atividades permitiu o desenvolvimento de inúmeras competências relevantes para o desenvolvimento motor das crianças. Além disso, este estudo permitiu conhecer a relevância atribuída a este espaço, evidenciando as suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, partindo da curiosidade inata característica de crianças em idade pré-escolar. |
id |
RCAP_bcd848d4ac02475f82ca4e6e269ba2d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolarEspaço exteriorEducação pré-escolarDesenvolvimento motorAffordancesCiências físicas e naturaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo, intitulado “Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar”, decorreu no ano letivo 2019/2020, sendo concretizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa sala de jardim de infância do distrito de Faro, com um grupo de 15 crianças entre os 3 e os 4 anos. No sentido de analisar e refletir acerca dessas potencialidades, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, tendo-se efetuado observação não participante dos comportamentos das crianças em momento de brincadeira livre; entrevistas semiestruturadas às educadoras e às auxiliares de ação educativa da referida instituição, com o intuito de compreender as suas perceções sobre este espaço; e uma atividade teste efetuada com as crianças. O espaço exterior foi dividido em quatro áreas comportamentais e, a partir da observação destas, definiram-se quatro situações de aprendizagem e de desenvolvimento. Posteriormente, procedeu-se a uma análise das perceções de aprendizagem das crianças, relativamente ao que foi desenvolvido, de modo a constatar a importância deste espaço enquanto promotor de desenvolvimento e de aprendizagens significativas. Concluiu-se que todos os participantes atribuem uma significativa importância a este espaço e que cada uma das atividades permitiu o desenvolvimento de inúmeras competências relevantes para o desenvolvimento motor das crianças. Além disso, este estudo permitiu conhecer a relevância atribuída a este espaço, evidenciando as suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, partindo da curiosidade inata característica de crianças em idade pré-escolar.This investigation entitled “Analysis of the potential of outdoor space: exploration proposal with children of preschool age”, took place in the academic year of 2019/2020, being carried out within the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES), in a kindergarten class in the district of Faro, with a group of 15 children between 3 and 4 years old. In order to analyse and reflect on these potentialities, a qualitative methodology was used, with non-participant observation of the children's behaviour as they engage in free play; semi-structured interviews with the pre-school teachers and educational assistants of the referred institution, in order to understand their perceptions about this space; and a test activity carried out with the children. The outdoor space was divided into four behavioural areas and based on their observation, four situations of learning and development were defined. Subsequently, an analysis of the children's learning perceptions was carried out, in relation to what was developed, in order to verify the importance of this space as a promoter of development and meaningful learning. It was concluded that all participants attach significant importance to this space and that each of the activities allowed the development of innumerable relevant competences to the motor development of children. In addition, this investigation allowed to know the relevance attributed to this space, showing its possibilities of learning and development, starting from the innate curiosity characteristic of children at a preschool age.Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioSantos, Joana Cristina Nogueira Serpa dosSapientiaTomé, Margarida Pereira2021-03-03T16:24:39Z2020-12-102020-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15165TID:202651800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:34Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:03.862593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar |
title |
Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar Tomé, Margarida Pereira Espaço exterior Educação pré-escolar Desenvolvimento motor Affordances Ciências físicas e naturais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar |
title_full |
Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar |
author |
Tomé, Margarida Pereira |
author_facet |
Tomé, Margarida Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Santos, Joana Cristina Nogueira Serpa dos Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomé, Margarida Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço exterior Educação pré-escolar Desenvolvimento motor Affordances Ciências físicas e naturais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Espaço exterior Educação pré-escolar Desenvolvimento motor Affordances Ciências físicas e naturais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente estudo, intitulado “Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar”, decorreu no ano letivo 2019/2020, sendo concretizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa sala de jardim de infância do distrito de Faro, com um grupo de 15 crianças entre os 3 e os 4 anos. No sentido de analisar e refletir acerca dessas potencialidades, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, tendo-se efetuado observação não participante dos comportamentos das crianças em momento de brincadeira livre; entrevistas semiestruturadas às educadoras e às auxiliares de ação educativa da referida instituição, com o intuito de compreender as suas perceções sobre este espaço; e uma atividade teste efetuada com as crianças. O espaço exterior foi dividido em quatro áreas comportamentais e, a partir da observação destas, definiram-se quatro situações de aprendizagem e de desenvolvimento. Posteriormente, procedeu-se a uma análise das perceções de aprendizagem das crianças, relativamente ao que foi desenvolvido, de modo a constatar a importância deste espaço enquanto promotor de desenvolvimento e de aprendizagens significativas. Concluiu-se que todos os participantes atribuem uma significativa importância a este espaço e que cada uma das atividades permitiu o desenvolvimento de inúmeras competências relevantes para o desenvolvimento motor das crianças. Além disso, este estudo permitiu conhecer a relevância atribuída a este espaço, evidenciando as suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, partindo da curiosidade inata característica de crianças em idade pré-escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 2020-12-10T00:00:00Z 2021-03-03T16:24:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/15165 TID:202651800 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/15165 |
identifier_str_mv |
TID:202651800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133301653372928 |