Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Margarida Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15165
Resumo: O presente estudo, intitulado “Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar”, decorreu no ano letivo 2019/2020, sendo concretizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa sala de jardim de infância do distrito de Faro, com um grupo de 15 crianças entre os 3 e os 4 anos. No sentido de analisar e refletir acerca dessas potencialidades, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, tendo-se efetuado observação não participante dos comportamentos das crianças em momento de brincadeira livre; entrevistas semiestruturadas às educadoras e às auxiliares de ação educativa da referida instituição, com o intuito de compreender as suas perceções sobre este espaço; e uma atividade teste efetuada com as crianças. O espaço exterior foi dividido em quatro áreas comportamentais e, a partir da observação destas, definiram-se quatro situações de aprendizagem e de desenvolvimento. Posteriormente, procedeu-se a uma análise das perceções de aprendizagem das crianças, relativamente ao que foi desenvolvido, de modo a constatar a importância deste espaço enquanto promotor de desenvolvimento e de aprendizagens significativas. Concluiu-se que todos os participantes atribuem uma significativa importância a este espaço e que cada uma das atividades permitiu o desenvolvimento de inúmeras competências relevantes para o desenvolvimento motor das crianças. Além disso, este estudo permitiu conhecer a relevância atribuída a este espaço, evidenciando as suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, partindo da curiosidade inata característica de crianças em idade pré-escolar.
id RCAP_bcd848d4ac02475f82ca4e6e269ba2d7
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolarEspaço exteriorEducação pré-escolarDesenvolvimento motorAffordancesCiências físicas e naturaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo, intitulado “Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar”, decorreu no ano letivo 2019/2020, sendo concretizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa sala de jardim de infância do distrito de Faro, com um grupo de 15 crianças entre os 3 e os 4 anos. No sentido de analisar e refletir acerca dessas potencialidades, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, tendo-se efetuado observação não participante dos comportamentos das crianças em momento de brincadeira livre; entrevistas semiestruturadas às educadoras e às auxiliares de ação educativa da referida instituição, com o intuito de compreender as suas perceções sobre este espaço; e uma atividade teste efetuada com as crianças. O espaço exterior foi dividido em quatro áreas comportamentais e, a partir da observação destas, definiram-se quatro situações de aprendizagem e de desenvolvimento. Posteriormente, procedeu-se a uma análise das perceções de aprendizagem das crianças, relativamente ao que foi desenvolvido, de modo a constatar a importância deste espaço enquanto promotor de desenvolvimento e de aprendizagens significativas. Concluiu-se que todos os participantes atribuem uma significativa importância a este espaço e que cada uma das atividades permitiu o desenvolvimento de inúmeras competências relevantes para o desenvolvimento motor das crianças. Além disso, este estudo permitiu conhecer a relevância atribuída a este espaço, evidenciando as suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, partindo da curiosidade inata característica de crianças em idade pré-escolar.This investigation entitled “Analysis of the potential of outdoor space: exploration proposal with children of preschool age”, took place in the academic year of 2019/2020, being carried out within the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES), in a kindergarten class in the district of Faro, with a group of 15 children between 3 and 4 years old. In order to analyse and reflect on these potentialities, a qualitative methodology was used, with non-participant observation of the children's behaviour as they engage in free play; semi-structured interviews with the pre-school teachers and educational assistants of the referred institution, in order to understand their perceptions about this space; and a test activity carried out with the children. The outdoor space was divided into four behavioural areas and based on their observation, four situations of learning and development were defined. Subsequently, an analysis of the children's learning perceptions was carried out, in relation to what was developed, in order to verify the importance of this space as a promoter of development and meaningful learning. It was concluded that all participants attach significant importance to this space and that each of the activities allowed the development of innumerable relevant competences to the motor development of children. In addition, this investigation allowed to know the relevance attributed to this space, showing its possibilities of learning and development, starting from the innate curiosity characteristic of children at a preschool age.Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioSantos, Joana Cristina Nogueira Serpa dosSapientiaTomé, Margarida Pereira2021-03-03T16:24:39Z2020-12-102020-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15165TID:202651800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:34Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:03.862593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar
title Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar
Tomé, Margarida Pereira
Espaço exterior
Educação pré-escolar
Desenvolvimento motor
Affordances
Ciências físicas e naturais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar
title_full Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar
title_sort Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar
author Tomé, Margarida Pereira
author_facet Tomé, Margarida Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio
Santos, Joana Cristina Nogueira Serpa dos
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Margarida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço exterior
Educação pré-escolar
Desenvolvimento motor
Affordances
Ciências físicas e naturais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Espaço exterior
Educação pré-escolar
Desenvolvimento motor
Affordances
Ciências físicas e naturais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente estudo, intitulado “Análise das potencialidades do espaço exterior: proposta de exploração com crianças em idade pré-escolar”, decorreu no ano letivo 2019/2020, sendo concretizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa sala de jardim de infância do distrito de Faro, com um grupo de 15 crianças entre os 3 e os 4 anos. No sentido de analisar e refletir acerca dessas potencialidades, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, tendo-se efetuado observação não participante dos comportamentos das crianças em momento de brincadeira livre; entrevistas semiestruturadas às educadoras e às auxiliares de ação educativa da referida instituição, com o intuito de compreender as suas perceções sobre este espaço; e uma atividade teste efetuada com as crianças. O espaço exterior foi dividido em quatro áreas comportamentais e, a partir da observação destas, definiram-se quatro situações de aprendizagem e de desenvolvimento. Posteriormente, procedeu-se a uma análise das perceções de aprendizagem das crianças, relativamente ao que foi desenvolvido, de modo a constatar a importância deste espaço enquanto promotor de desenvolvimento e de aprendizagens significativas. Concluiu-se que todos os participantes atribuem uma significativa importância a este espaço e que cada uma das atividades permitiu o desenvolvimento de inúmeras competências relevantes para o desenvolvimento motor das crianças. Além disso, este estudo permitiu conhecer a relevância atribuída a este espaço, evidenciando as suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, partindo da curiosidade inata característica de crianças em idade pré-escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
2020-12-10T00:00:00Z
2021-03-03T16:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15165
TID:202651800
url http://hdl.handle.net/10400.1/15165
identifier_str_mv TID:202651800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133301653372928