Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Sofia Nunes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/6109
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e da Prática Profissional III (1º Ciclo do Ensino Básico) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática tem como objetivos: a) promover a exploração direta de elementos naturais, valorizando uma abordagem multissensorial para a aprendizagem das crianças; b) desenvolver a curiosidade, a criatividade e a necessidade de exploração de elementos naturais, proporcionando novas experiências; c) desenvolver competências pessoais e sociais através da brincadeira na natureza, e; d) sensibilizar famílias e profissionais de educação para a importância do contacto das crianças com a natureza. Numa dinâmica Investigação-Ação, foi feito o registo de cada saída ao exterior através do registo fotográfico e de anotações de observação, que suportaram uma análise de natureza qualitativa e descritiva. As crianças, ao se envolverem com a natureza e, neste ambiente, ao interagirem com pares, tiveram oportunidade de desenvolver aprendizagens sobre o mundo natural, e de desenvolver a sua criatividade e a sua linguagem. Aprenderam, manusearam elementos naturais e, acima de tudo, brincaram. O gosto e o entusiasmo que as crianças demonstraram em brincar na natureza parece consubstanciar a importância que esta vivência tem para seu desenvolvimento integral, demonstrando ser fundamental que profissionais de educação proporcionem às crianças oportunidades de contacto com a natureza.
id RCAP_00bec0d0baa92a2d44dab8c72c0f4c6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6109
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino BásicoBrincarExploraçãoNaturezaEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e da Prática Profissional III (1º Ciclo do Ensino Básico) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática tem como objetivos: a) promover a exploração direta de elementos naturais, valorizando uma abordagem multissensorial para a aprendizagem das crianças; b) desenvolver a curiosidade, a criatividade e a necessidade de exploração de elementos naturais, proporcionando novas experiências; c) desenvolver competências pessoais e sociais através da brincadeira na natureza, e; d) sensibilizar famílias e profissionais de educação para a importância do contacto das crianças com a natureza. Numa dinâmica Investigação-Ação, foi feito o registo de cada saída ao exterior através do registo fotográfico e de anotações de observação, que suportaram uma análise de natureza qualitativa e descritiva. As crianças, ao se envolverem com a natureza e, neste ambiente, ao interagirem com pares, tiveram oportunidade de desenvolver aprendizagens sobre o mundo natural, e de desenvolver a sua criatividade e a sua linguagem. Aprenderam, manusearam elementos naturais e, acima de tudo, brincaram. O gosto e o entusiasmo que as crianças demonstraram em brincar na natureza parece consubstanciar a importância que esta vivência tem para seu desenvolvimento integral, demonstrando ser fundamental que profissionais de educação proporcionem às crianças oportunidades de contacto com a natureza.2024-01-24T14:38:57Z2023-12-28T00:00:00Z2023-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6109TID:203467191porSilva, Daniela Sofia Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T11:01:43Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:04.153155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico
title Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico
spellingShingle Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico
Silva, Daniela Sofia Nunes
Brincar
Exploração
Natureza
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico
title_full Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico
title_fullStr Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico
title_sort Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico
author Silva, Daniela Sofia Nunes
author_facet Silva, Daniela Sofia Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Sofia Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Exploração
Natureza
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Brincar
Exploração
Natureza
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e da Prática Profissional III (1º Ciclo do Ensino Básico) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática tem como objetivos: a) promover a exploração direta de elementos naturais, valorizando uma abordagem multissensorial para a aprendizagem das crianças; b) desenvolver a curiosidade, a criatividade e a necessidade de exploração de elementos naturais, proporcionando novas experiências; c) desenvolver competências pessoais e sociais através da brincadeira na natureza, e; d) sensibilizar famílias e profissionais de educação para a importância do contacto das crianças com a natureza. Numa dinâmica Investigação-Ação, foi feito o registo de cada saída ao exterior através do registo fotográfico e de anotações de observação, que suportaram uma análise de natureza qualitativa e descritiva. As crianças, ao se envolverem com a natureza e, neste ambiente, ao interagirem com pares, tiveram oportunidade de desenvolver aprendizagens sobre o mundo natural, e de desenvolver a sua criatividade e a sua linguagem. Aprenderam, manusearam elementos naturais e, acima de tudo, brincaram. O gosto e o entusiasmo que as crianças demonstraram em brincar na natureza parece consubstanciar a importância que esta vivência tem para seu desenvolvimento integral, demonstrando ser fundamental que profissionais de educação proporcionem às crianças oportunidades de contacto com a natureza.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28T00:00:00Z
2023-12-28
2024-01-24T14:38:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/6109
TID:203467191
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/6109
identifier_str_mv TID:203467191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137058254487552