Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self: mudanças durante o primeiro ano da Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eugénia M.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Feixas, Guillem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8879
Resumo: O objectivo deste estudo foi comparar os indicadores de sintomatologia psicológica, competências de resolução de problemas e de construção pessoal, quando avaliados no início e no final do primeiro ano da Universidade. Analisámos também os preditores quer de sintomatologia psicológica, quer de competências de resolução de problemas avaliadas no final do ano lectivo. Vinte e oito estudantes do primeiro ano da Universidade do Minho, preencheram uma medida de sintomatologia psicológica (SCL-90-R), uma medida de competências de resolução de problemas (IRP) e a grelha de repertório para análise da sua construção pessoal. Os resultados indicam uma diminuição significativa na sintomatologia e um aumento significativo da auto-estima, no segundo período de avaliação. Verificámos que a sintomatologia e as competências manifestadas no início do ano são, respectivamente, os melhores preditores de sintomatologia e competências no final do ano. Os resultados são discutidos sublinhando as implicações para a promoção da adaptação dos estudantes universitários.
id RCAP_c5a85d2aa16afb614ada348bdbde398c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self: mudanças durante o primeiro ano da UniversidadeDilemas implicativosPsicopatologiaConstrução do selfResolução de problemasEstudantes universitáriosDilemmes implicatifsPsychopathologieConstruction personelleCompétence de résolution de problèmeEtudiants universitairesImplicative dilemmasPsychopathologyConstruction os selfProblem solving skillsCollege studentsO objectivo deste estudo foi comparar os indicadores de sintomatologia psicológica, competências de resolução de problemas e de construção pessoal, quando avaliados no início e no final do primeiro ano da Universidade. Analisámos também os preditores quer de sintomatologia psicológica, quer de competências de resolução de problemas avaliadas no final do ano lectivo. Vinte e oito estudantes do primeiro ano da Universidade do Minho, preencheram uma medida de sintomatologia psicológica (SCL-90-R), uma medida de competências de resolução de problemas (IRP) e a grelha de repertório para análise da sua construção pessoal. Os resultados indicam uma diminuição significativa na sintomatologia e um aumento significativo da auto-estima, no segundo período de avaliação. Verificámos que a sintomatologia e as competências manifestadas no início do ano são, respectivamente, os melhores preditores de sintomatologia e competências no final do ano. Os resultados são discutidos sublinhando as implicações para a promoção da adaptação dos estudantes universitários.This paper presents a study about psychopathology, problem solving skills and self construction on college students during the first year at the University. These variables were evaluated at the beginning and at the end of the first year on 28 freshmen. We used the Symptoms Checklist Revised (Derogates); the Problem Solving Inventory (Vaz-Serra), and repertory grid (Kelly). A comparative analysis of the variables at the two moments of study was made. Psychological symptoms and problem solving skills’ predictors at the end of the year were analysed. Results indicate an increase in self-esteem and a decrease in psychological symptoms. Better predictors of psychological symptoms and problem solving skills at the end of the first year are, respectively, the psychological symptoms and problem solving skills at the beginning of the year. Discussion is oriented to the results implications for adaptation of college students during the first year at University.L’objectif de cette étude a été de comparer les indicateurs de symptomatologie psychologique, les compétences de résolution de problèmes et de construction personnel, une foie évalués au début et à la fin de la première année universitaire. Nous avons aussi étudié les predicteurs de symptomatologie et la compétence de résolution de problèmes à la fin de l’année scolaire. Vingt-huit étudiants de la première année universitaire, ont remplies un questionnaire de symptomatologie, un questionnaire de compétence de résolution de problèmes et à la grille de répertoire. Les résultats indiquent une diminution significative dans la symptomatologie et une augmentation significative de l’auto estime, à la fin de deuxième semestre. Nous avons vérifié que la symptomatologie et les compétences manifestées au début de l’année sont, respectivement, les meilleurs predicteurs de symptomatologie et compétences à la fin de l’année. Les implications pour la promotion de l’adaptation des étudiants universitaire sont discutées.Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)Universidade do MinhoFernandes, Eugénia M.Feixas, Guillem20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8879por"Psychologica." ISSN 0871-4657. 45 (2007) 239-256.0871-4657info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:29.035633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self: mudanças durante o primeiro ano da Universidade
title Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self: mudanças durante o primeiro ano da Universidade
spellingShingle Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self: mudanças durante o primeiro ano da Universidade
Fernandes, Eugénia M.
Dilemas implicativos
Psicopatologia
Construção do self
Resolução de problemas
Estudantes universitários
Dilemmes implicatifs
Psychopathologie
Construction personelle
Compétence de résolution de problème
Etudiants universitaires
Implicative dilemmas
Psychopathology
Construction os self
Problem solving skills
College students
title_short Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self: mudanças durante o primeiro ano da Universidade
title_full Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self: mudanças durante o primeiro ano da Universidade
title_fullStr Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self: mudanças durante o primeiro ano da Universidade
title_full_unstemmed Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self: mudanças durante o primeiro ano da Universidade
title_sort Dilemas implicativos, psicopatologia e construção do self: mudanças durante o primeiro ano da Universidade
author Fernandes, Eugénia M.
author_facet Fernandes, Eugénia M.
Feixas, Guillem
author_role author
author2 Feixas, Guillem
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Eugénia M.
Feixas, Guillem
dc.subject.por.fl_str_mv Dilemas implicativos
Psicopatologia
Construção do self
Resolução de problemas
Estudantes universitários
Dilemmes implicatifs
Psychopathologie
Construction personelle
Compétence de résolution de problème
Etudiants universitaires
Implicative dilemmas
Psychopathology
Construction os self
Problem solving skills
College students
topic Dilemas implicativos
Psicopatologia
Construção do self
Resolução de problemas
Estudantes universitários
Dilemmes implicatifs
Psychopathologie
Construction personelle
Compétence de résolution de problème
Etudiants universitaires
Implicative dilemmas
Psychopathology
Construction os self
Problem solving skills
College students
description O objectivo deste estudo foi comparar os indicadores de sintomatologia psicológica, competências de resolução de problemas e de construção pessoal, quando avaliados no início e no final do primeiro ano da Universidade. Analisámos também os preditores quer de sintomatologia psicológica, quer de competências de resolução de problemas avaliadas no final do ano lectivo. Vinte e oito estudantes do primeiro ano da Universidade do Minho, preencheram uma medida de sintomatologia psicológica (SCL-90-R), uma medida de competências de resolução de problemas (IRP) e a grelha de repertório para análise da sua construção pessoal. Os resultados indicam uma diminuição significativa na sintomatologia e um aumento significativo da auto-estima, no segundo período de avaliação. Verificámos que a sintomatologia e as competências manifestadas no início do ano são, respectivamente, os melhores preditores de sintomatologia e competências no final do ano. Os resultados são discutidos sublinhando as implicações para a promoção da adaptação dos estudantes universitários.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8879
url http://hdl.handle.net/1822/8879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psychologica." ISSN 0871-4657. 45 (2007) 239-256.
0871-4657
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132386225553408