Mediação de Conflitos: impactos de uma intervenção pedagógica uma escola pública na Amazónia Ocidental do Brasil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200367 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta resultados da implementação da mediação de conflitos, enquanto proposta de intervenção pedagógica para lidar com a indisciplina numa escola pública da cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia, na Amazónia Ocidental do Brasil. O estudo justificou-se pela manifestação crescente da indisciplina, com prejuízo dos processos de ensino e desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Acresce não haver pesquisas stricto sensu sobre a mediação aplicada à educação na região norte do Brasil, tampouco estudos que promovam o diálogo entre a mediação escolar com a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. A intervenção teve a duração de quatro meses, no período de agosto a novembro de 2019, tendo participado da pesquisa dezoito estudantes de uma turma do 7º ano, nove professores e quatro profissionais da equipa de gestão da escola. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo intervenção pedagógica, cujas etapas consistiram na análise situacional, sensibilização, formação, institucionalização e avaliação. Foram realizados oito encontros com estudantes, cinco com docentes e seis com a equipa gestora, totalizando dezanove encontros. A avaliação da intervenção foi realizada através de observação, questionário e entrevista. Os dados recolhidos foram organizados e analisados em três categorias. i) convivência na escola; ii) mediação de conflitos na escola; iii) efeitos da mediação de conflitos). Entre os principais resultados, constata-se que os estudantes manifestaram que a mediação proporcionou mudanças positivas na convivência escolar; os docentes afirmaram a necessidade de adequação da prática pedagógica à sala de aula, com o intuito de diminuir as situações de indisciplina, e a equipa gestora reconheceu a relevância da mediação como estratégia de prevenção da indisciplina, percebendo a mudança de postura nos estudantes e também nos docentes. |
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