Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Sónia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48639
Resumo: Este Relatório Final está dividido em duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada (PES II) e descreve o meu percurso e experiências durante o estágio. A segunda parte apresenta o estudo intitulado "Contributos da área das Ciências para aprendizagens significativas na Educação Pré-escolar". O objetivo deste relatório é investigar e responder à seguinte questão: Quais são os benefícios da área das ciências para o desenvolvimento de aprendizagens significativas em crianças em idade pré-escolar? Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um projeto de intervenção durante o período da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar. Através da implementação de atividades na área das ciências, procuramos compreender os contributos para a aquisição de aprendizagens significativas em crianças de 3 a 5 anos de idade. Neste relatório, são analisadas e refletidas as planificações das atividades propostas, incluindo os objetivos e estratégias estabelecidas, assim como os dados recolhidos através da observação e avaliação do desenvolvimento dessas atividades. O objetivo é identificar como a área das ciências contribui para a aquisição de aprendizagens significativas em crianças em idade pré-escolar. Concluímos, assim, que a área das ciências e a utilização do método experimental são fatores potencializadores de aprendizagens significativas em crianças na Educação Pré-escolar.
id RCAP_c5ec368a88867cd851842c62268297bf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48639
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolarEducação pré-escolarÁrea das ciênciasMétodo experimentalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório Final está dividido em duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada (PES II) e descreve o meu percurso e experiências durante o estágio. A segunda parte apresenta o estudo intitulado "Contributos da área das Ciências para aprendizagens significativas na Educação Pré-escolar". O objetivo deste relatório é investigar e responder à seguinte questão: Quais são os benefícios da área das ciências para o desenvolvimento de aprendizagens significativas em crianças em idade pré-escolar? Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um projeto de intervenção durante o período da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar. Através da implementação de atividades na área das ciências, procuramos compreender os contributos para a aquisição de aprendizagens significativas em crianças de 3 a 5 anos de idade. Neste relatório, são analisadas e refletidas as planificações das atividades propostas, incluindo os objetivos e estratégias estabelecidas, assim como os dados recolhidos através da observação e avaliação do desenvolvimento dessas atividades. O objetivo é identificar como a área das ciências contribui para a aquisição de aprendizagens significativas em crianças em idade pré-escolar. Concluímos, assim, que a área das ciências e a utilização do método experimental são fatores potencializadores de aprendizagens significativas em crianças na Educação Pré-escolar.Gonçalves, Ana CristinaRepositório ComumDuarte, Sónia2024-01-03T12:24:57Z2023-09-262023-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48639TID:203443780pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:16.248477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolar
title Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolar
spellingShingle Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolar
Duarte, Sónia
Educação pré-escolar
Área das ciências
Método experimental
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolar
title_full Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolar
title_fullStr Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolar
title_sort Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolar
author Duarte, Sónia
author_facet Duarte, Sónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Ana Cristina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Área das ciências
Método experimental
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Área das ciências
Método experimental
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este Relatório Final está dividido em duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada (PES II) e descreve o meu percurso e experiências durante o estágio. A segunda parte apresenta o estudo intitulado "Contributos da área das Ciências para aprendizagens significativas na Educação Pré-escolar". O objetivo deste relatório é investigar e responder à seguinte questão: Quais são os benefícios da área das ciências para o desenvolvimento de aprendizagens significativas em crianças em idade pré-escolar? Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um projeto de intervenção durante o período da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar. Através da implementação de atividades na área das ciências, procuramos compreender os contributos para a aquisição de aprendizagens significativas em crianças de 3 a 5 anos de idade. Neste relatório, são analisadas e refletidas as planificações das atividades propostas, incluindo os objetivos e estratégias estabelecidas, assim como os dados recolhidos através da observação e avaliação do desenvolvimento dessas atividades. O objetivo é identificar como a área das ciências contribui para a aquisição de aprendizagens significativas em crianças em idade pré-escolar. Concluímos, assim, que a área das ciências e a utilização do método experimental são fatores potencializadores de aprendizagens significativas em crianças na Educação Pré-escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
2023-09-26T00:00:00Z
2024-01-03T12:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48639
TID:203443780
url http://hdl.handle.net/10400.26/48639
identifier_str_mv TID:203443780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136784683106304