O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13807 |
Resumo: | Quando comparada com qualquer outro idioma, a língua inglesa assume hoje um papel sem precedentes. A importância e a dispersão geográfica que a acompanha, decorrente de factores políticos, históricos e económicos, reveste-se de contornos sóciolinguísticos específicos, que devem ser problematizados e debatidos entre as entidades responsáveis pelo ensino de inglês como língua estrangeira, em Portugal. Esta dissertação propõe-se a verificar o papel da norma e das demais variedades da língua nesse contexto, analisando o programa do 12ºano de inglês e três manuais seleccionados. Sugere ainda uma unidade didáctica que procura colmatar ausência de variedades, promovendo o debate acerca das implicações sociais e políticas decorrentes desta problemática. |
id |
RCAP_c607967ae9f6db93bcb615a74a53ff6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13807 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º anoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasQuando comparada com qualquer outro idioma, a língua inglesa assume hoje um papel sem precedentes. A importância e a dispersão geográfica que a acompanha, decorrente de factores políticos, históricos e económicos, reveste-se de contornos sóciolinguísticos específicos, que devem ser problematizados e debatidos entre as entidades responsáveis pelo ensino de inglês como língua estrangeira, em Portugal. Esta dissertação propõe-se a verificar o papel da norma e das demais variedades da língua nesse contexto, analisando o programa do 12ºano de inglês e três manuais seleccionados. Sugere ainda uma unidade didáctica que procura colmatar ausência de variedades, promovendo o debate acerca das implicações sociais e políticas decorrentes desta problemática.When compared to any other language, English plays today an unprecedented role. Its importance and geographical dispersal, due to political, historical and economical factors, imply specific sociolinguistic traits, which should be questioned and discussed by the entities responsible for the teaching of English as a Foreign Language in Portugal. This dissertation aims to verify the role played by the norm and by the varieties of English within this context, by analyzing the 12th grade official program, as well as three selected syllabi. It also suggests a teaching unit which aims to compensate lacking varieties and to promote the debate of the social and political implications concerning this issue.Barros, Rita Queiroz deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCortez, Raquel Margarida de Nogueira Baptista Travassos2014-03-19T09:01:02Z2012-09-2820122012-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-05T01:36:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:06.176297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º ano |
title |
O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º ano |
spellingShingle |
O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º ano Cortez, Raquel Margarida de Nogueira Baptista Travassos Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º ano |
title_full |
O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º ano |
title_fullStr |
O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º ano |
title_full_unstemmed |
O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º ano |
title_sort |
O padrão e as outras variedades no ensino de ILE em Portugal : o caso do 12º ano |
author |
Cortez, Raquel Margarida de Nogueira Baptista Travassos |
author_facet |
Cortez, Raquel Margarida de Nogueira Baptista Travassos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Rita Queiroz de Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortez, Raquel Margarida de Nogueira Baptista Travassos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Quando comparada com qualquer outro idioma, a língua inglesa assume hoje um papel sem precedentes. A importância e a dispersão geográfica que a acompanha, decorrente de factores políticos, históricos e económicos, reveste-se de contornos sóciolinguísticos específicos, que devem ser problematizados e debatidos entre as entidades responsáveis pelo ensino de inglês como língua estrangeira, em Portugal. Esta dissertação propõe-se a verificar o papel da norma e das demais variedades da língua nesse contexto, analisando o programa do 12ºano de inglês e três manuais seleccionados. Sugere ainda uma unidade didáctica que procura colmatar ausência de variedades, promovendo o debate acerca das implicações sociais e políticas decorrentes desta problemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-28 2012 2012-09-28T00:00:00Z 2014-03-19T09:01:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/13807 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/13807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131785832955904 |