Formação e desenvolvimento dos funcionários públicos em Portugal: o caso das autarquias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Vítor Miguel Assunção
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30890
Resumo: A formação dos funcionários é um tema importante para qualquer organização, quer seja pública, ou privada. A formação permite a atualização de conhecimentos e que os funcionários desempenhem melhor as suas funções, contribuindo para um melhor desempenho organizacional. Não existem muitos estudos sobre a formação de funcionários públicos e autárquicos em Portugal. Daí a importância de investigar o processo formativo existente nas autarquias portuguesas. O objetivo desta investigação é compreender o processo formativo dos funcionários autárquicos e analisar e propor melhorias a esse processo formativo. Para atingir este objetivo recorreu-se à metodologia de investigação qualitativa. Para além disso, e dado que o estudo de foca na formação autárquica, foi aplicado o desenho de estudo de caso a autarquias nacionais. Para o efeito, foram selecionadas cinco autarquias da Região Autónoma da Madeira. Em termos de métodos de recolha de informação, para além da análise documental efetuada, nomeadamente da legislação relacionada com a formação, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas a funcionários autárquicos e duas a responsáveis pelas políticas formativas em 5 autarquias da Região Autónoma da Madeira para perceber o processo formativo existente, quais as áreas em que incide, se estas estão relacionadas com as necessidades existentes e quais os aspetos que poderiam ser melhorados. Os resultados mostram que as autarquias da região não têm planos formativos, baseando a sua oferta na disponibilizada pela Comunidade Intermunicipal. Apesar de a formação dos funcionários autárquicos da região estar a funcionar bem, uma vez que a formação cobre as necessidades formativas dos funcionários, foram apontados alguns problemas que condicionam a qualidade formativa existente. A baixa oferta formativa presente na região foi apontada como um aspeto que pode ser melhorado. Isto explica-se essencialmente pela insularidade e consequente distância das empresas formativas. Muitos dos funcionários sugeriram que o E-learning pode ser uma alternativa importante para a melhoria da oferta formativa existente. Para além disso, de acordo com os entrevistados: as formações deveriam ser obrigatórias e mais práticas; os funcionários deviam participar, juntamente com as chefias, no processo de identificação de competências a desenvolver e da formação necessária para as obter; todos os funcionários deveriam ter acesso às formações existentes na sua área, podendo o E-learning facilitar este processo; devia ser dado tempo aos funcionários para frequentarem as formações consideradas importantes; e devia existir um modelo de avaliação da formação prestada, no sentido de melhorar a mesma. Acredita-se que os resultados desta dissertação contribuem para o conhecimento sobre a temática da formação dos funcionários públicos e autárquicos em Portugal, sendo ainda importantes para os gestores públicos responsáveis pela definição das políticas de formação e implementação das mesmas nas autarquias.
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Para além disso, e dado que o estudo de foca na formação autárquica, foi aplicado o desenho de estudo de caso a autarquias nacionais. Para o efeito, foram selecionadas cinco autarquias da Região Autónoma da Madeira. Em termos de métodos de recolha de informação, para além da análise documental efetuada, nomeadamente da legislação relacionada com a formação, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas a funcionários autárquicos e duas a responsáveis pelas políticas formativas em 5 autarquias da Região Autónoma da Madeira para perceber o processo formativo existente, quais as áreas em que incide, se estas estão relacionadas com as necessidades existentes e quais os aspetos que poderiam ser melhorados. Os resultados mostram que as autarquias da região não têm planos formativos, baseando a sua oferta na disponibilizada pela Comunidade Intermunicipal. Apesar de a formação dos funcionários autárquicos da região estar a funcionar bem, uma vez que a formação cobre as necessidades formativas dos funcionários, foram apontados alguns problemas que condicionam a qualidade formativa existente. A baixa oferta formativa presente na região foi apontada como um aspeto que pode ser melhorado. Isto explica-se essencialmente pela insularidade e consequente distância das empresas formativas. Muitos dos funcionários sugeriram que o E-learning pode ser uma alternativa importante para a melhoria da oferta formativa existente. Para além disso, de acordo com os entrevistados: as formações deveriam ser obrigatórias e mais práticas; os funcionários deviam participar, juntamente com as chefias, no processo de identificação de competências a desenvolver e da formação necessária para as obter; todos os funcionários deveriam ter acesso às formações existentes na sua área, podendo o E-learning facilitar este processo; devia ser dado tempo aos funcionários para frequentarem as formações consideradas importantes; e devia existir um modelo de avaliação da formação prestada, no sentido de melhorar a mesma. Acredita-se que os resultados desta dissertação contribuem para o conhecimento sobre a temática da formação dos funcionários públicos e autárquicos em Portugal, sendo ainda importantes para os gestores públicos responsáveis pela definição das políticas de formação e implementação das mesmas nas autarquias.Employee training is an important topic for any organization, whether public or private. Training allows knowledge to be updated and employees to perform their duties better, contributing to better organizational performance. There are not many studies on the training of civil servants and local authorities’ employees in Portugal. Hence the importance of investigating the existing training process in Portuguese municipalities. The purpose of this investigation is to understand the training process of municipal employees and to analyze and propose improvements to this training process. In order to achieve this objective, a qualitative research methodology was used. In addition, and given that the study focuses on municipalities, a case study design was used. For this purpose, five municipalities in the Autonomous Region of Madeira were selected. In terms of methods of collecting information, in addition to the documentary analysis carried out, namely of legislation related to training, nine semi-structured interviews were carried out with municipal officials and two with those responsible for training policies in 5 municipalities in the Autonomous Region of Madeira. The objective was to understand the existing training process, which areas it focuses on, whether these are related to existing needs and which aspects could be improved. The results show that the municipalities in the region do not have training plans, basing their offer on that offered by the Intermunicipal Community. Although the training of local civil servants in the region is working well, since the training covers the training needs of employees, some problems were identified that condition the existing training quality. The low training offer in the region was pointed out as an aspect that can be improved. This is mainly explained by the insularity and the consequent distance from the training companies. Many of the employees suggested that E-learning can be an important alternative for improving the existing training offer. In addition, according to respondents: training should be mandatory and more practical; employees should participate, together with managers, in the process of identifying the skills to be developed and the training required to obtain them; all employees should have access to training in their area (E-learning can facilitate this process); employees should be given time to attend trainings considered important; and there should be a model for evaluating the training provided, in order to improve it. It is believed that the results of this dissertation contribute to the knowledge on the theme of the training of public and municipal employees in Portugal, being still important for public managers responsible for the definition of training policies and their implementation in municipalities.2021-03-17T09:56:28Z2021-02-18T00:00:00Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30890porAbreu, Vítor Miguel Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:43Zoai:ria.ua.pt:10773/30890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:55.226719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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