Aplicação da Norma VDA 6.3 como apoio à implementação de Lean Thinking no retalho automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tereso, Paulo Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/64354
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
id RCAP_c6193d0c9939bab01f9925714d6b00ae
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64354
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação da Norma VDA 6.3 como apoio à implementação de Lean Thinking no retalho automóvelAuditoriaQualidadeRetalhoServiçoVDA 6.3AuditQualityRetailServiceEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialOs automóveis são, hoje em dia, uma grande e importante parte da nossa vida, permitem-nos atingir patamares de liberdade e descoberta que de outra forma seria impossível. A nível social é visível a preocupação que temos com as nossas viaturas, como gostamos de as cuidar e torná-las uma extensão do nosso dia a dia. Este entusiasmo por parte da sociedade promove e motiva os fabricantes a construírem o melhor automóvel possível mantendo os preços os mais competitivos possível por conta da enorme concorrência que existe neste setor. No entanto não basta apenas entregar a melhor viatura possível e concretizar o negócio, é necessário prestar um bom atendimento ao cliente no após-venda. O mercado do retalho automóvel cresce, inevitavelmente, com o crescimento da indústria automóvel e por isso é imperativo assegurar o melhor atendimento ao cliente possível para conseguir a sua recomendação e fidelização. É com esta filosofia que este projeto começa. Sabendo da importância que o atendimento ao cliente no após-venda tem para a notoriedade e conhecimento de uma marca, pretende-se estudar de que maneiras se pode tornar a experiência do cliente a melhor possível. Este estudo irá ser efetuado através de uma norma alemã, a VDA 6.3, utilizada pelas mais conceituadas marcas germânicas do mercado automóvel de modo a garantir a qualidade de serviço e produção. Não é segredo que muitas organizações em todo o mundo adotaram filosofias da Toyota para fazer crescer o seu negócio, e por isso, seria interessante neste projeto ver como ferramentas de qualidade utilizadas por grandes construtores de outra nacionalidade poderiam ajudar a marca nipónica. Neste sentido esta dissertação realiza uma auditoria inicial com base nas especificações desta norma para enquadrar a situação atual de trabalho da oficina e identifica não conformidades e oportunidades de melhoria. O estudo permitiu encontrar várias oportunidades de melhoria e propor ações de melhoria através de um plano de ações estruturadas para a correção de todas as não conformidades, ainda que este não tenha sido aplicado ou avaliado pela entidade que recebeu o projeto.Cars are, in our days, a big and important part of our lives. They allow us to reach levels of freedom and discovering that would be impossible otherwise. At a social level, it is notorious the concern that we have with our cars, how we like to take care of them and treat them as an extension of our daily lives. This enthusiasm from society promotes and motivates manufacturers to build the best car possible while keeping prices as competitive as possible due to the huge competition that exists in this sector. However, it is not enough just to deliver the best car possible and make the deal, it is necessary to provide good after-sales customer service. The automotive retail market inevitably grows with the growth of the automotive industry and it is therefore imperative to ensure the best customer service possible to achieve their recommendation and loyalty. It is with this philosophy that this project begins, knowing the importance that customer service has for brand awareness and notoriety, is intended to study in which ways the best customer experience can be achieved. This study will be carried out using a German standard, the VDA 6.3, used by the most prestigious German brands in the automotive market to ensure their quality of service and production. It's no secret that many organizations around the world have adopted Toyota's philosophies to grow their business, so it would be interesting in this project to see how quality tools used by major builders from other nationalities could aid the Japanese brand. In this sense, this dissertation performs an initial audit based on the specifications of this standard to frame the current work situation of the workshop and identifies nonconformities and opportunities for improvement. The study has allowed to find several opportunities for improvement, from which many improvement actions were proposed, through a structured action plan to correct all nonconformities, even though the implementation was not possible to perform due to some contingencies related to the company where this project was developed.Sampaio, PauloCosta, Susana Raquel PintoUniversidade do MinhoTereso, Paulo Alexandre Pereira20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/64354por202349616info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:26:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:17.999110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da Norma VDA 6.3 como apoio à implementação de Lean Thinking no retalho automóvel
title Aplicação da Norma VDA 6.3 como apoio à implementação de Lean Thinking no retalho automóvel
spellingShingle Aplicação da Norma VDA 6.3 como apoio à implementação de Lean Thinking no retalho automóvel
Tereso, Paulo Alexandre Pereira
Auditoria
Qualidade
Retalho
Serviço
VDA 6.3
Audit
Quality
Retail
Service
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Aplicação da Norma VDA 6.3 como apoio à implementação de Lean Thinking no retalho automóvel
title_full Aplicação da Norma VDA 6.3 como apoio à implementação de Lean Thinking no retalho automóvel
title_fullStr Aplicação da Norma VDA 6.3 como apoio à implementação de Lean Thinking no retalho automóvel
title_full_unstemmed Aplicação da Norma VDA 6.3 como apoio à implementação de Lean Thinking no retalho automóvel
title_sort Aplicação da Norma VDA 6.3 como apoio à implementação de Lean Thinking no retalho automóvel
author Tereso, Paulo Alexandre Pereira
author_facet Tereso, Paulo Alexandre Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Paulo
Costa, Susana Raquel Pinto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tereso, Paulo Alexandre Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Auditoria
Qualidade
Retalho
Serviço
VDA 6.3
Audit
Quality
Retail
Service
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Auditoria
Qualidade
Retalho
Serviço
VDA 6.3
Audit
Quality
Retail
Service
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/64354
url https://hdl.handle.net/1822/64354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202349616
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132397063634944