O ensino : aprendizagem da produção textual : um estudo a partir de textos produzidos por alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Praxedes, Lení Santana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3331
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de ensinoaprendizagem da produção textual em relação a competência comunicativa escrita do aluno, identificando as características e verificando se as propostas teóricas sobre produção textual foram implementadas em sala de aula, de forma a possibilitar o aprendizado da escrita de maneira motivadora, preparando-o para realizar tarefas sobre distintos componentes da competência comunicativa em nível de palavra, frase e texto. Foi realizado um estudo quantitativo-qualitativo e para a coleta de dados, aplicamos um questionário, e logo em seguida damos início as atividades de produção textual com temas indicados tanto pela professora-investigadora como pelos próprios alunos os quais serviram de base para a análise temática. Esta análise foi feita levando em consideração as condições de produção propostas por Geraldi, a perspectiva interacionista da linguagem Bakhtiniana e a teoria sociointeracionista de Vigotsky. Seguimos também os caminhos da Análise do Discurso de Orlandi. A sequência de textos foi de gêneros diferenciados, porém aplicada a todas as turmas.
id RCAP_c633c8517a5bae7b753266b9164eda64
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino : aprendizagem da produção textual : um estudo a partir de textos produzidos por alunos do ensino fundamentalEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMESCRITAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMEDUCATIONLEARNINGWRITINGTEACHING-LEARNING PROCESSEsta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de ensinoaprendizagem da produção textual em relação a competência comunicativa escrita do aluno, identificando as características e verificando se as propostas teóricas sobre produção textual foram implementadas em sala de aula, de forma a possibilitar o aprendizado da escrita de maneira motivadora, preparando-o para realizar tarefas sobre distintos componentes da competência comunicativa em nível de palavra, frase e texto. Foi realizado um estudo quantitativo-qualitativo e para a coleta de dados, aplicamos um questionário, e logo em seguida damos início as atividades de produção textual com temas indicados tanto pela professora-investigadora como pelos próprios alunos os quais serviram de base para a análise temática. Esta análise foi feita levando em consideração as condições de produção propostas por Geraldi, a perspectiva interacionista da linguagem Bakhtiniana e a teoria sociointeracionista de Vigotsky. Seguimos também os caminhos da Análise do Discurso de Orlandi. A sequência de textos foi de gêneros diferenciados, porém aplicada a todas as turmas.This study aimed to analyze the process of teaching and learning of text production in relation to communicative competence student writing, identifying the characteristics and verifying the theoretical proposals on textual production have been implemented in the classroom, to enable the learning of written in a way motivating, and thus prepare them to perform tasks on different components of communicative competence of a word, phrase or text. We conducted a quantitative and qualitative study and exploratory. To collect data, a questionnaire was administered, and then the activities of writing (narration, description and essay) with themes identified by both the teacher-researcher as the students themselves, which served as the basis for thematic analysis.The analysis was made taking into consideration the production conditions proposed by Geraldi. We adopt the interactionist perspective of language Bakhtiniana and the theory of Vygotsky sociointeractionist. The following texts were of different genres, but applied to all classes.2013-04-22T14:20:29Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3331porPraxedes, Lení Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:58.371473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino : aprendizagem da produção textual : um estudo a partir de textos produzidos por alunos do ensino fundamental
title O ensino : aprendizagem da produção textual : um estudo a partir de textos produzidos por alunos do ensino fundamental
spellingShingle O ensino : aprendizagem da produção textual : um estudo a partir de textos produzidos por alunos do ensino fundamental
Praxedes, Lení Santana
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ESCRITA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EDUCATION
LEARNING
WRITING
TEACHING-LEARNING PROCESS
title_short O ensino : aprendizagem da produção textual : um estudo a partir de textos produzidos por alunos do ensino fundamental
title_full O ensino : aprendizagem da produção textual : um estudo a partir de textos produzidos por alunos do ensino fundamental
title_fullStr O ensino : aprendizagem da produção textual : um estudo a partir de textos produzidos por alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino : aprendizagem da produção textual : um estudo a partir de textos produzidos por alunos do ensino fundamental
title_sort O ensino : aprendizagem da produção textual : um estudo a partir de textos produzidos por alunos do ensino fundamental
author Praxedes, Lení Santana
author_facet Praxedes, Lení Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Praxedes, Lení Santana
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ESCRITA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EDUCATION
LEARNING
WRITING
TEACHING-LEARNING PROCESS
topic EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ESCRITA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
EDUCATION
LEARNING
WRITING
TEACHING-LEARNING PROCESS
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de ensinoaprendizagem da produção textual em relação a competência comunicativa escrita do aluno, identificando as características e verificando se as propostas teóricas sobre produção textual foram implementadas em sala de aula, de forma a possibilitar o aprendizado da escrita de maneira motivadora, preparando-o para realizar tarefas sobre distintos componentes da competência comunicativa em nível de palavra, frase e texto. Foi realizado um estudo quantitativo-qualitativo e para a coleta de dados, aplicamos um questionário, e logo em seguida damos início as atividades de produção textual com temas indicados tanto pela professora-investigadora como pelos próprios alunos os quais serviram de base para a análise temática. Esta análise foi feita levando em consideração as condições de produção propostas por Geraldi, a perspectiva interacionista da linguagem Bakhtiniana e a teoria sociointeracionista de Vigotsky. Seguimos também os caminhos da Análise do Discurso de Orlandi. A sequência de textos foi de gêneros diferenciados, porém aplicada a todas as turmas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-04-22T14:20:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3331
url http://hdl.handle.net/10437/3331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131206837600256