Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6809 |
Resumo: | Ao longo destes anos tem-se observado uma crescente importância da Educação Física no papel social, facilitador da aprendizagem e com uma relevante contribuição para a formação integral do individuo. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar o movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. O desenvolvimento de um conjunto de atividades, inseridas num estágio pedagógico, são a base deste documento, onde constam informações sobre o processo ensino – aprendizagem, nomeadamente, as principais dificuldades sentidas e nas estratégias usadas. São ainda apresentadas algumas considerações sobre as atividades dinamizadas pelos estagiários, apontando os aspetos que são possíveis de serem melhorados, assim como algumas sugestões que visam melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Na parte final deste trabalho conclui que o estágio foi o colmatar de uma formação de 5 anos que se assumiu como um momento determinante na minha formação enquanto futuro professor. No entanto, este não foi visto como o fim da minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de crescimento profissional. |
id |
RCAP_c637c44960b330315dc2ce96b34124c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6809 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º anoEducação físicaEnsino/aprendizagemEstágios pedagógicosAo longo destes anos tem-se observado uma crescente importância da Educação Física no papel social, facilitador da aprendizagem e com uma relevante contribuição para a formação integral do individuo. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar o movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. O desenvolvimento de um conjunto de atividades, inseridas num estágio pedagógico, são a base deste documento, onde constam informações sobre o processo ensino – aprendizagem, nomeadamente, as principais dificuldades sentidas e nas estratégias usadas. São ainda apresentadas algumas considerações sobre as atividades dinamizadas pelos estagiários, apontando os aspetos que são possíveis de serem melhorados, assim como algumas sugestões que visam melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Na parte final deste trabalho conclui que o estágio foi o colmatar de uma formação de 5 anos que se assumiu como um momento determinante na minha formação enquanto futuro professor. No entanto, este não foi visto como o fim da minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de crescimento profissional.Throughout the years there has been a growing importance of physical education in the socializing role, learning facilitator and a significant contribution to the education of the individual. Therefore, the Physical Education's main functions are to link the movement with the body language, develop emotions and cognitive ability, based on a methodology preferably playful. The development of a set of activities, embedded into an teaching internship, are the basis of this document, which contains information about the teaching-learning process, namely, the main difficulties encountered and strategies used. This document still includes some considerations about the activities of the members included in this internship, pointing out aspects that are likely to be improved, as well as some suggestions to improve the teaching-learning process. At the end of this paper concludes that the internship was an end to a 5 years formation and was assumed as a defining moment in my formation as a future teacher. However, this was not seen as the end of my training, but as the beginning of a long path of professional growth.2016-11-11T10:52:54Z2016-11-11T00:00:00Z2016-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6809porLeite, Emanuel José Freitas Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:31.361142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano |
title |
Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano |
spellingShingle |
Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano Leite, Emanuel José Freitas Barbosa Educação física Ensino/aprendizagem Estágios pedagógicos |
title_short |
Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano |
title_full |
Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano |
title_fullStr |
Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano |
title_full_unstemmed |
Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano |
title_sort |
Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano |
author |
Leite, Emanuel José Freitas Barbosa |
author_facet |
Leite, Emanuel José Freitas Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Emanuel José Freitas Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino/aprendizagem Estágios pedagógicos |
topic |
Educação física Ensino/aprendizagem Estágios pedagógicos |
description |
Ao longo destes anos tem-se observado uma crescente importância da Educação Física no papel social, facilitador da aprendizagem e com uma relevante contribuição para a formação integral do individuo. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar o movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. O desenvolvimento de um conjunto de atividades, inseridas num estágio pedagógico, são a base deste documento, onde constam informações sobre o processo ensino – aprendizagem, nomeadamente, as principais dificuldades sentidas e nas estratégias usadas. São ainda apresentadas algumas considerações sobre as atividades dinamizadas pelos estagiários, apontando os aspetos que são possíveis de serem melhorados, assim como algumas sugestões que visam melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Na parte final deste trabalho conclui que o estágio foi o colmatar de uma formação de 5 anos que se assumiu como um momento determinante na minha formação enquanto futuro professor. No entanto, este não foi visto como o fim da minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de crescimento profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-11T10:52:54Z 2016-11-11T00:00:00Z 2016-11-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6809 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137130951213056 |