Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Emanuel José Freitas Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6809
Resumo: Ao longo destes anos tem-se observado uma crescente importância da Educação Física no papel social, facilitador da aprendizagem e com uma relevante contribuição para a formação integral do individuo. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar o movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. O desenvolvimento de um conjunto de atividades, inseridas num estágio pedagógico, são a base deste documento, onde constam informações sobre o processo ensino – aprendizagem, nomeadamente, as principais dificuldades sentidas e nas estratégias usadas. São ainda apresentadas algumas considerações sobre as atividades dinamizadas pelos estagiários, apontando os aspetos que são possíveis de serem melhorados, assim como algumas sugestões que visam melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Na parte final deste trabalho conclui que o estágio foi o colmatar de uma formação de 5 anos que se assumiu como um momento determinante na minha formação enquanto futuro professor. No entanto, este não foi visto como o fim da minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de crescimento profissional.
id RCAP_c637c44960b330315dc2ce96b34124c9
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º anoEducação físicaEnsino/aprendizagemEstágios pedagógicosAo longo destes anos tem-se observado uma crescente importância da Educação Física no papel social, facilitador da aprendizagem e com uma relevante contribuição para a formação integral do individuo. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar o movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. O desenvolvimento de um conjunto de atividades, inseridas num estágio pedagógico, são a base deste documento, onde constam informações sobre o processo ensino – aprendizagem, nomeadamente, as principais dificuldades sentidas e nas estratégias usadas. São ainda apresentadas algumas considerações sobre as atividades dinamizadas pelos estagiários, apontando os aspetos que são possíveis de serem melhorados, assim como algumas sugestões que visam melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Na parte final deste trabalho conclui que o estágio foi o colmatar de uma formação de 5 anos que se assumiu como um momento determinante na minha formação enquanto futuro professor. No entanto, este não foi visto como o fim da minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de crescimento profissional.Throughout the years there has been a growing importance of physical education in the socializing role, learning facilitator and a significant contribution to the education of the individual. Therefore, the Physical Education's main functions are to link the movement with the body language, develop emotions and cognitive ability, based on a methodology preferably playful. The development of a set of activities, embedded into an teaching internship, are the basis of this document, which contains information about the teaching-learning process, namely, the main difficulties encountered and strategies used. This document still includes some considerations about the activities of the members included in this internship, pointing out aspects that are likely to be improved, as well as some suggestions to improve the teaching-learning process. At the end of this paper concludes that the internship was an end to a 5 years formation and was assumed as a defining moment in my formation as a future teacher. However, this was not seen as the end of my training, but as the beginning of a long path of professional growth.2016-11-11T10:52:54Z2016-11-11T00:00:00Z2016-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6809porLeite, Emanuel José Freitas Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:31.361142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano
title Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano
spellingShingle Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano
Leite, Emanuel José Freitas Barbosa
Educação física
Ensino/aprendizagem
Estágios pedagógicos
title_short Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano
title_full Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano
title_fullStr Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano
title_full_unstemmed Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano
title_sort Início, persistência e abandono da prática desportiva dos jovens do 12º ano
author Leite, Emanuel José Freitas Barbosa
author_facet Leite, Emanuel José Freitas Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Emanuel José Freitas Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino/aprendizagem
Estágios pedagógicos
topic Educação física
Ensino/aprendizagem
Estágios pedagógicos
description Ao longo destes anos tem-se observado uma crescente importância da Educação Física no papel social, facilitador da aprendizagem e com uma relevante contribuição para a formação integral do individuo. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar o movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. O desenvolvimento de um conjunto de atividades, inseridas num estágio pedagógico, são a base deste documento, onde constam informações sobre o processo ensino – aprendizagem, nomeadamente, as principais dificuldades sentidas e nas estratégias usadas. São ainda apresentadas algumas considerações sobre as atividades dinamizadas pelos estagiários, apontando os aspetos que são possíveis de serem melhorados, assim como algumas sugestões que visam melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Na parte final deste trabalho conclui que o estágio foi o colmatar de uma formação de 5 anos que se assumiu como um momento determinante na minha formação enquanto futuro professor. No entanto, este não foi visto como o fim da minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de crescimento profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-11T10:52:54Z
2016-11-11T00:00:00Z
2016-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6809
url http://hdl.handle.net/10348/6809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137130951213056