O IMPACTO DO MARKETING CULTURAL NA GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICOS: O CASO DO CARTÃO QUADRILÁTERO CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Armandina Maria Gonçalves de Sousa e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1837
Resumo: O setor cultural é tão complexo e diversificado como o próprio conceito de cultura. Assente nas velozes e profundas mudanças tecnológicas do início do século XXI, emerge a economia criativa estimulada pela globalização e pela rápida partilha de informação. Em Portugal, o setor cultural e criativo passa por uma dinâmica crescente, contribuindo positivamente para a riqueza do país e para a criação de emprego. Por conseguinte, o presente estudo visa compreender a importância do marketing cultural na gestão de relacionamentos e fidelização de públicos. Em específico, pretende-se compreender de que forma é estabelecida os relacionamentos entre os vários stakeholders, e que tipo de ações são desenvolvidas pelas organizações culturais para angariação e fidelização de públicos e respetivo impacto. A metodologia utilizada recorre ao estudo de caso, onde se combina a abordagem qualitativa e a abordagem quantitativa, tendo por base a análise documental, realização de entrevistas semiestruturadas e inquérito sobre hábitos culturais, em torno do Cartão Quadrilátero Cultural (CQC). Os resultados parecem evidenciar que os princípios gerais de marketing são atualmente adotados pelas organizações culturais, pelas diversas vantagens que daí advém, nomeadamente, pela potenciação das fontes de financiamento, captação e fidelização de públicos e valorização da marca. Dos 305 respondentes que constituem a amostra do estudo aos portadores do CQC, conclui-se que há satisfação, fidelização e 69% são consumidores-promotores. A presente investigação incide apenas sobre equipamentos culturais de artes do espetáculo, não abrangendo outras áreas culturais. Trata-se de uma perspetiva interdisciplinar, com contributos para a gestão (de serviços culturais) e para o marketing (i.e. touring cultural e circulação de públicos). Tendo em vista o aprofundar do estudo e comparação de resultados, sugere-se a sua extensão a outras áreas da cultura (e.g. setor museológico). Com este estudo pretende-se contribuir para o desenvolvimento de conhecimento científico na área do marketing cultural e relacional.
id RCAP_c6392702cdaeb5c0738ab0c69ea5c1bb
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O IMPACTO DO MARKETING CULTURAL NA GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICOS: O CASO DO CARTÃO QUADRILÁTERO CULTURALCulturaeconomia criativamarketing culturalfidelizaçãorelacionamentosO setor cultural é tão complexo e diversificado como o próprio conceito de cultura. Assente nas velozes e profundas mudanças tecnológicas do início do século XXI, emerge a economia criativa estimulada pela globalização e pela rápida partilha de informação. Em Portugal, o setor cultural e criativo passa por uma dinâmica crescente, contribuindo positivamente para a riqueza do país e para a criação de emprego. Por conseguinte, o presente estudo visa compreender a importância do marketing cultural na gestão de relacionamentos e fidelização de públicos. Em específico, pretende-se compreender de que forma é estabelecida os relacionamentos entre os vários stakeholders, e que tipo de ações são desenvolvidas pelas organizações culturais para angariação e fidelização de públicos e respetivo impacto. A metodologia utilizada recorre ao estudo de caso, onde se combina a abordagem qualitativa e a abordagem quantitativa, tendo por base a análise documental, realização de entrevistas semiestruturadas e inquérito sobre hábitos culturais, em torno do Cartão Quadrilátero Cultural (CQC). Os resultados parecem evidenciar que os princípios gerais de marketing são atualmente adotados pelas organizações culturais, pelas diversas vantagens que daí advém, nomeadamente, pela potenciação das fontes de financiamento, captação e fidelização de públicos e valorização da marca. Dos 305 respondentes que constituem a amostra do estudo aos portadores do CQC, conclui-se que há satisfação, fidelização e 69% são consumidores-promotores. A presente investigação incide apenas sobre equipamentos culturais de artes do espetáculo, não abrangendo outras áreas culturais. Trata-se de uma perspetiva interdisciplinar, com contributos para a gestão (de serviços culturais) e para o marketing (i.e. touring cultural e circulação de públicos). Tendo em vista o aprofundar do estudo e comparação de resultados, sugere-se a sua extensão a outras áreas da cultura (e.g. setor museológico). Com este estudo pretende-se contribuir para o desenvolvimento de conhecimento científico na área do marketing cultural e relacional.2020-01-02T13:22:49Z2020-01-02T13:22:49Z2020-01-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1837oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1837porhttp://hdl.handle.net/11110/1837202350690Silva, Armandina Maria Gonçalves de Sousa einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:11Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:09.069646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DO MARKETING CULTURAL NA GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICOS: O CASO DO CARTÃO QUADRILÁTERO CULTURAL
title O IMPACTO DO MARKETING CULTURAL NA GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICOS: O CASO DO CARTÃO QUADRILÁTERO CULTURAL
spellingShingle O IMPACTO DO MARKETING CULTURAL NA GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICOS: O CASO DO CARTÃO QUADRILÁTERO CULTURAL
Silva, Armandina Maria Gonçalves de Sousa e
Cultura
economia criativa
marketing cultural
fidelização
relacionamentos
title_short O IMPACTO DO MARKETING CULTURAL NA GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICOS: O CASO DO CARTÃO QUADRILÁTERO CULTURAL
title_full O IMPACTO DO MARKETING CULTURAL NA GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICOS: O CASO DO CARTÃO QUADRILÁTERO CULTURAL
title_fullStr O IMPACTO DO MARKETING CULTURAL NA GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICOS: O CASO DO CARTÃO QUADRILÁTERO CULTURAL
title_full_unstemmed O IMPACTO DO MARKETING CULTURAL NA GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICOS: O CASO DO CARTÃO QUADRILÁTERO CULTURAL
title_sort O IMPACTO DO MARKETING CULTURAL NA GESTÃO DE RELACIONAMENTOS E FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICOS: O CASO DO CARTÃO QUADRILÁTERO CULTURAL
author Silva, Armandina Maria Gonçalves de Sousa e
author_facet Silva, Armandina Maria Gonçalves de Sousa e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Armandina Maria Gonçalves de Sousa e
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
economia criativa
marketing cultural
fidelização
relacionamentos
topic Cultura
economia criativa
marketing cultural
fidelização
relacionamentos
description O setor cultural é tão complexo e diversificado como o próprio conceito de cultura. Assente nas velozes e profundas mudanças tecnológicas do início do século XXI, emerge a economia criativa estimulada pela globalização e pela rápida partilha de informação. Em Portugal, o setor cultural e criativo passa por uma dinâmica crescente, contribuindo positivamente para a riqueza do país e para a criação de emprego. Por conseguinte, o presente estudo visa compreender a importância do marketing cultural na gestão de relacionamentos e fidelização de públicos. Em específico, pretende-se compreender de que forma é estabelecida os relacionamentos entre os vários stakeholders, e que tipo de ações são desenvolvidas pelas organizações culturais para angariação e fidelização de públicos e respetivo impacto. A metodologia utilizada recorre ao estudo de caso, onde se combina a abordagem qualitativa e a abordagem quantitativa, tendo por base a análise documental, realização de entrevistas semiestruturadas e inquérito sobre hábitos culturais, em torno do Cartão Quadrilátero Cultural (CQC). Os resultados parecem evidenciar que os princípios gerais de marketing são atualmente adotados pelas organizações culturais, pelas diversas vantagens que daí advém, nomeadamente, pela potenciação das fontes de financiamento, captação e fidelização de públicos e valorização da marca. Dos 305 respondentes que constituem a amostra do estudo aos portadores do CQC, conclui-se que há satisfação, fidelização e 69% são consumidores-promotores. A presente investigação incide apenas sobre equipamentos culturais de artes do espetáculo, não abrangendo outras áreas culturais. Trata-se de uma perspetiva interdisciplinar, com contributos para a gestão (de serviços culturais) e para o marketing (i.e. touring cultural e circulação de públicos). Tendo em vista o aprofundar do estudo e comparação de resultados, sugere-se a sua extensão a outras áreas da cultura (e.g. setor museológico). Com este estudo pretende-se contribuir para o desenvolvimento de conhecimento científico na área do marketing cultural e relacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-02T13:22:49Z
2020-01-02T13:22:49Z
2020-01-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1837
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1837
url http://hdl.handle.net/11110/1837
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1837
202350690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129891524837376