Storytelling audiovisual na divulgação de ciência: ser ciência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24827 |
Resumo: | Este projeto de dissertação, enquadrado na empresa Canal Central, teve como objetivo produzir uma série televisiva sobre ciência na região de Aveiro. A ciência é normalmente divulgada com termos complexos e abstratos e, por isso, o público leigo tende a não gostar de programas científicos, uma vez que além de poderem não ser apelativos, muitas vezes também não são percetíveis. Assim, esta série adotou o storytelling como uma abordagem na divulgação científica de forma a que o público comum se interessasse pelo conteúdo abordado. Foram realizados três episódios, através de um trabalho de préprodução, produção e pós-produção, cujos temas se centraram em projetos desenvolvidos na Universidade de Aveiro – Medicina Regenerativa, Riscos Costeiros e Economia do Hidrogénio – e foram realizados tendo em conta uma narrativa de storytelling, com o apoio de animações. Esta abordagem teve como objetivo principal permitir ao público compreender os conceitos que estão subjacentes à ciência, mostrando a relevância que esta tem no quotidiano das pessoas. Numa etapa final deste projeto, foi realizado um estudo de receção, junto de um grupo de pessoas representativo do possível público-alvo do Canal Central, com o objetivo de perceber se os vários episódios realizados estavam compreensíveis e apelativos ao cidadão comum. |
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Este projeto de dissertação, enquadrado na empresa Canal Central, teve como objetivo produzir uma série televisiva sobre ciência na região de Aveiro. A ciência é normalmente divulgada com termos complexos e abstratos e, por isso, o público leigo tende a não gostar de programas científicos, uma vez que além de poderem não ser apelativos, muitas vezes também não são percetíveis. Assim, esta série adotou o storytelling como uma abordagem na divulgação científica de forma a que o público comum se interessasse pelo conteúdo abordado. Foram realizados três episódios, através de um trabalho de préprodução, produção e pós-produção, cujos temas se centraram em projetos desenvolvidos na Universidade de Aveiro – Medicina Regenerativa, Riscos Costeiros e Economia do Hidrogénio – e foram realizados tendo em conta uma narrativa de storytelling, com o apoio de animações. Esta abordagem teve como objetivo principal permitir ao público compreender os conceitos que estão subjacentes à ciência, mostrando a relevância que esta tem no quotidiano das pessoas. Numa etapa final deste projeto, foi realizado um estudo de receção, junto de um grupo de pessoas representativo do possível público-alvo do Canal Central, com o objetivo de perceber se os vários episódios realizados estavam compreensíveis e apelativos ao cidadão comum. |
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