Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69718
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_caef5a82b356f5c92c4048d0b4418ad8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básicoAnimating education: the contribution of the audio-visual and of interactive storytelling in teaching english for primary schoolStorytelling interativoAudiovisualOralidadeAudio-visualInteractive storytellingOral skillsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, detalha um projeto de intervenção na aprendizagem precoce da língua inglesa intitulado “Animar a Educação: O Contributo do Audiovisual e Storytelling Interativo no Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Este projeto consistiu na implementação e análise de práticas pedagógicas utilizando meios audiovisuais e técnicas de storytelling interativo, ou seja, na apresentação de histórias na sala de aula em cuja narrativa os alunos pudessem participar ativamente. Procurou-se ainda verificar o impacto destes meios no desenvolvimento de competências de aprendizagem, particularmente no desenvolvimento de competências de expressão e compreensão oral na língua inglesa. O projeto foi desenvolvido numa escola de 1.º CEB pertencente a um agrupamento em Guimarães, numa turma do 3.º ano, tendo sido esta acompanhada até ao 4.º ano de escolaridade. O projeto teve os seguintes objetivos: identificar as perceções iniciais das crianças relativamente à disciplina de inglês; pesquisar e implementar técnicas pedagógicas dentro das temáticas do projeto de intervenção que promovessem o desenvolvimento da oralidade na língua inglesa; incentivar os alunos a participar e a usar a sua criatividade nas aulas; incentivar a produção oral e interação com as histórias e atividades abordadas nas aulas e avaliar o impacto do projeto no progresso escolar dos alunos. Para atingir tais objetivos, foram implementadas diversas práticas, tais como atividades que promovessem competências de produção e interação oral com recurso a ferramentas audiovisuais e histórias, dramatizações, jogos, apresentações, canções, questionários de autorregulação, conversas informais com os alunos, e, por fim, a escrita de uma carta final à professora. As atividades desenvolvidas tiveram um impacto positivo nos alunos e nas suas experiências com a disciplina de Inglês, reforçando-se a pertinência do tema e das estratégias do projeto no ensino de uma língua estrangeira a idades precoces.This supervised pedagogical teaching report was written within the Master in Teaching English in Primary Education and details an intervention project in the early learning of the English language titled “Animating Education: The contribution of the audio-visual and interactive storytelling in teaching English for Primary Education”. This project’s focus consisted on the implementation and analysis of pedagogical practices utilizing audio-visual resources and interactive storytelling techniques, that is, on the presentation of stories in the classroom of which the students could actively participate in their narrative, thus aiming to use said tools in English classes with primary school students to verify their impact on the development of learning competences, particularly in the development of oral skills and in expression and comprehension competences, within the English language. This project was developed in a primary school in Guimarães, in a 3rd grade class, and it accompanied said class until their 4th grade of schooling. It had the following objectives: to identify the children’s initial insights regarding de English course; to research and implement pedagogical techniques, within the chosen themes of the intervention project, that promote the development of oral skills in the English language; to urge the students to participate and to use their creativity in class; to encourage oral production and interaction with the stories and activities used in class and to evaluate the impact of the project in the student’s school progress. To accomplish these objectives, various practices were made, such as activities that promoted oral interaction and production competences using audio-visual tools and stories; roleplays; games; presentations; songs; self-regulation surveys, informal conversations with the students and, lastly, the writing of a final letter to the teacher. The activities developed within the project left a positive impact on the students and on their experiences with English, therefore reinforcing the pertinence of the project’s theme and of the strategies used in teaching a foreign language to young learners.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoEstremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69718por202543986info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:42.820765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico
Animating education: the contribution of the audio-visual and of interactive storytelling in teaching english for primary school
title Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico
Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva
Storytelling interativo
Audiovisual
Oralidade
Audio-visual
Interactive storytelling
Oral skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico
title_full Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico
author Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva
author_facet Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Storytelling interativo
Audiovisual
Oralidade
Audio-visual
Interactive storytelling
Oral skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Storytelling interativo
Audiovisual
Oralidade
Audio-visual
Interactive storytelling
Oral skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69718
url http://hdl.handle.net/1822/69718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202543986
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132303415312384