Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69718 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_caef5a82b356f5c92c4048d0b4418ad8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69718 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básicoAnimating education: the contribution of the audio-visual and of interactive storytelling in teaching english for primary schoolStorytelling interativoAudiovisualOralidadeAudio-visualInteractive storytellingOral skillsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, detalha um projeto de intervenção na aprendizagem precoce da língua inglesa intitulado “Animar a Educação: O Contributo do Audiovisual e Storytelling Interativo no Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Este projeto consistiu na implementação e análise de práticas pedagógicas utilizando meios audiovisuais e técnicas de storytelling interativo, ou seja, na apresentação de histórias na sala de aula em cuja narrativa os alunos pudessem participar ativamente. Procurou-se ainda verificar o impacto destes meios no desenvolvimento de competências de aprendizagem, particularmente no desenvolvimento de competências de expressão e compreensão oral na língua inglesa. O projeto foi desenvolvido numa escola de 1.º CEB pertencente a um agrupamento em Guimarães, numa turma do 3.º ano, tendo sido esta acompanhada até ao 4.º ano de escolaridade. O projeto teve os seguintes objetivos: identificar as perceções iniciais das crianças relativamente à disciplina de inglês; pesquisar e implementar técnicas pedagógicas dentro das temáticas do projeto de intervenção que promovessem o desenvolvimento da oralidade na língua inglesa; incentivar os alunos a participar e a usar a sua criatividade nas aulas; incentivar a produção oral e interação com as histórias e atividades abordadas nas aulas e avaliar o impacto do projeto no progresso escolar dos alunos. Para atingir tais objetivos, foram implementadas diversas práticas, tais como atividades que promovessem competências de produção e interação oral com recurso a ferramentas audiovisuais e histórias, dramatizações, jogos, apresentações, canções, questionários de autorregulação, conversas informais com os alunos, e, por fim, a escrita de uma carta final à professora. As atividades desenvolvidas tiveram um impacto positivo nos alunos e nas suas experiências com a disciplina de Inglês, reforçando-se a pertinência do tema e das estratégias do projeto no ensino de uma língua estrangeira a idades precoces.This supervised pedagogical teaching report was written within the Master in Teaching English in Primary Education and details an intervention project in the early learning of the English language titled “Animating Education: The contribution of the audio-visual and interactive storytelling in teaching English for Primary Education”. This project’s focus consisted on the implementation and analysis of pedagogical practices utilizing audio-visual resources and interactive storytelling techniques, that is, on the presentation of stories in the classroom of which the students could actively participate in their narrative, thus aiming to use said tools in English classes with primary school students to verify their impact on the development of learning competences, particularly in the development of oral skills and in expression and comprehension competences, within the English language. This project was developed in a primary school in Guimarães, in a 3rd grade class, and it accompanied said class until their 4th grade of schooling. It had the following objectives: to identify the children’s initial insights regarding de English course; to research and implement pedagogical techniques, within the chosen themes of the intervention project, that promote the development of oral skills in the English language; to urge the students to participate and to use their creativity in class; to encourage oral production and interaction with the stories and activities used in class and to evaluate the impact of the project in the student’s school progress. To accomplish these objectives, various practices were made, such as activities that promoted oral interaction and production competences using audio-visual tools and stories; roleplays; games; presentations; songs; self-regulation surveys, informal conversations with the students and, lastly, the writing of a final letter to the teacher. The activities developed within the project left a positive impact on the students and on their experiences with English, therefore reinforcing the pertinence of the project’s theme and of the strategies used in teaching a foreign language to young learners.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoEstremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69718por202543986info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:42.820765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico Animating education: the contribution of the audio-visual and of interactive storytelling in teaching english for primary school |
title |
Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva Storytelling interativo Audiovisual Oralidade Audio-visual Interactive storytelling Oral skills Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva |
author_facet |
Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Maria Alfredo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estremina, Mónica Cristina de Oliveira Carvalho e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Storytelling interativo Audiovisual Oralidade Audio-visual Interactive storytelling Oral skills Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Storytelling interativo Audiovisual Oralidade Audio-visual Interactive storytelling Oral skills Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/69718 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/69718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202543986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132303415312384 |