Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Teresa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Coimbra, Teresa, Mateus, Artur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8592
Resumo: Neste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento, a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática. Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias. Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas.
id RCAP_c657496411119aa23f2571596a8e398b
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em PortugalRealidade AumentadaConteúdos tridimensionaisTecnologias da informação e comunicação (TIC)Estudantes de ensino superiorEnsino e aprendizagem da matemáticaNeste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento, a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática. Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias. Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas.Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasIC-OnlineCardoso, TeresaCoimbra, TeresaMateus, Artur2023-06-14T09:50:52Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8592porCardoso, T., Coimbra, T., & Mateus, A. (2018). Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal. Debates Em Educação, 10(22), 271. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-2832175-660010.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:57:41Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:17.060738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
title Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
spellingShingle Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
Cardoso, Teresa
Realidade Aumentada
Conteúdos tridimensionais
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Estudantes de ensino superior
Ensino e aprendizagem da matemática
title_short Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
title_full Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
title_fullStr Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
title_full_unstemmed Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
title_sort Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
author Cardoso, Teresa
author_facet Cardoso, Teresa
Coimbra, Teresa
Mateus, Artur
author_role author
author2 Coimbra, Teresa
Mateus, Artur
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Teresa
Coimbra, Teresa
Mateus, Artur
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Aumentada
Conteúdos tridimensionais
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Estudantes de ensino superior
Ensino e aprendizagem da matemática
topic Realidade Aumentada
Conteúdos tridimensionais
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Estudantes de ensino superior
Ensino e aprendizagem da matemática
description Neste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento, a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática. Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias. Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09
2018-09-01T00:00:00Z
2023-06-14T09:50:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8592
url http://hdl.handle.net/10400.8/8592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, T., Coimbra, T., & Mateus, A. (2018). Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal. Debates Em Educação, 10(22), 271. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283
2175-6600
10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137004389138432