Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8592 |
Resumo: | Neste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento, a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática. Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias. Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas. |
id |
RCAP_c657496411119aa23f2571596a8e398b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8592 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em PortugalRealidade AumentadaConteúdos tridimensionaisTecnologias da informação e comunicação (TIC)Estudantes de ensino superiorEnsino e aprendizagem da matemáticaNeste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento, a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática. Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias. Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas.Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasIC-OnlineCardoso, TeresaCoimbra, TeresaMateus, Artur2023-06-14T09:50:52Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8592porCardoso, T., Coimbra, T., & Mateus, A. (2018). Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal. Debates Em Educação, 10(22), 271. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-2832175-660010.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:57:41Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:17.060738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal |
title |
Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal |
spellingShingle |
Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal Cardoso, Teresa Realidade Aumentada Conteúdos tridimensionais Tecnologias da informação e comunicação (TIC) Estudantes de ensino superior Ensino e aprendizagem da matemática |
title_short |
Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal |
title_full |
Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal |
title_fullStr |
Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal |
title_full_unstemmed |
Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal |
title_sort |
Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal |
author |
Cardoso, Teresa |
author_facet |
Cardoso, Teresa Coimbra, Teresa Mateus, Artur |
author_role |
author |
author2 |
Coimbra, Teresa Mateus, Artur |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Teresa Coimbra, Teresa Mateus, Artur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade Aumentada Conteúdos tridimensionais Tecnologias da informação e comunicação (TIC) Estudantes de ensino superior Ensino e aprendizagem da matemática |
topic |
Realidade Aumentada Conteúdos tridimensionais Tecnologias da informação e comunicação (TIC) Estudantes de ensino superior Ensino e aprendizagem da matemática |
description |
Neste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento, a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática. Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias. Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09 2018-09-01T00:00:00Z 2023-06-14T09:50:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8592 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, T., Coimbra, T., & Mateus, A. (2018). Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal. Debates Em Educação, 10(22), 271. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283 2175-6600 10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137004389138432 |