Avaliação do desempenho docente – dos normativos à praxis: que contributos para a melhoria da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional?
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42084 |
Resumo: | As Escolas têm sido confrontadas com a tentativa de se implementar, no seu interior, processos de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) que parecem "negligenciar" e "contrariar" a intencionalidade formativa, de melhoria e de desenvolvimento profissional. Com o objetivo de conhecer a opinião dos docentes (avaliadores internos, externos e avaliados), sobre a operacionalização da ADD e a sua (des)articulação com os normativos que a sustentam e regulam, bem como os seus efeitos no desenvolvimento profissional docente, foi realizada uma investigação quantitativa, descritiva e correlacionai. Os resultados obtidos, através da aplicação de um questionário online {767 respondentes), revelaram que se trata de um processo "fechado sobre si próprio", alicerçado em normativos que não correspondem aos propósitos formativos de acompanhamento e de melhoria da prática profissional. |
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Avaliação do desempenho docente – dos normativos à praxis: que contributos para a melhoria da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional?Evaluation of the teaching performance - from the normative to the praxis: what contributions for the improvement of the pedagogical practice ano for the professional development?AvaliaçãoNormativosMelhoriaDesenvolvimento profissionalEvaluationNormImprovementProfessional developmentAs Escolas têm sido confrontadas com a tentativa de se implementar, no seu interior, processos de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) que parecem "negligenciar" e "contrariar" a intencionalidade formativa, de melhoria e de desenvolvimento profissional. Com o objetivo de conhecer a opinião dos docentes (avaliadores internos, externos e avaliados), sobre a operacionalização da ADD e a sua (des)articulação com os normativos que a sustentam e regulam, bem como os seus efeitos no desenvolvimento profissional docente, foi realizada uma investigação quantitativa, descritiva e correlacionai. Os resultados obtidos, através da aplicação de um questionário online {767 respondentes), revelaram que se trata de um processo "fechado sobre si próprio", alicerçado em normativos que não correspondem aos propósitos formativos de acompanhamento e de melhoria da prática profissional.The schools have been confronted with the attempt to implement the Teacher Performance Evaluation process that seems to "neglect" and "counter" the aim of this formative improvement and professional development. ln this article we intend to present the data obtained, regarding the opinion of teachers (internai, externa! and evaluated), about the path of making the process operational and its (no) articulation with the norms that support and regulate it, as well as its effects on professional teacher development. The results obtained, through the application of an online questionnaire (767 respondents), revealed it is a process "closed on itself", based on norms that do not correspond to the formative purposes of monitoring and improving professional practice.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFialho, AnabelaRibeiro, CéliaDias, Paula ArnaudPereira, Paulo Almeida2023-08-30T10:05:36Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42084por0874-23910F11-D236-6972/3310098info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-05T01:38:34Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:15.709156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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