Divulgação de boas práticas como estratégia de marketing na construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Pedro Daniel da Cunha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40592
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
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spelling Divulgação de boas práticas como estratégia de marketing na construçãoDissemination of good practices as a marketing strategy in constructionSetor da construçãoBoas práticasMarketing na construçãoEstratégias de divulgaçãoVantagem competitivaConstruction sectorGood practicesMarketing in constructionDissemination strategiesCompetitive advantageEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado integrado em Engenharia CivilO setor da construção é um dos mais importantes a nível internacional, representando um grande impacto, quer positivo quer negativo, na economia de muitos países, e Portugal não é exceção. Contudo, o mercado da construção atravessa dias difíceis e, apesar dos dados mais recentes apresentarem algumas melhorias, esta situação levou a um aumento desmedido da competitividade. Este fenómeno compeliu as organizações para o estudo e adoção de medidas que permitissem a sua sobrevivência e uma diferenciação positiva em relação à concorrência. A aplicação de boas práticas nas empresas de construção e a posterior divulgação das mesmas (funcionando assim como estratégias de marketing) poderá ser uma das melhores soluções para atingir este objetivo, com consequências positivas no médio e longo prazos. Assim, nesta dissertação pretende-se começar por identificar e caracterizar as boas práticas aplicáveis à construção, assim como as abordagens estratégicas de marketing utilizáveis pelas empresas do setor para a divulgação das mesmas. Posteriormente, a partir de uma investigação, será analisado o desempenho geral em relação à divulgação das boas práticas de uma série de empresas portuguesas de construção habitacional. Numa outra vertente, e recorrendo à aplicação de inquéritos, pretende-se perceber o ponto de vista em relação ao tema em estudo das entidades que representam a parcela oposta do mercado da construção, isto é, os clientes. Os resultados do estudo realizado indicam que, tendo em consideração os parâmetros e condições adotados para o desenvolvimento da investigação efetuada, o desempenho geral das empresas de construção em relação à divulgação de boas práticas é ainda muito pouco satisfatório. Isto significa que toda a potencialidade que a divulgação de boas práticas tem para servir como estratégia de marketing não está a ser devidamente aproveitada pela grande maioria das empresas analisadas. Por outro lado, a análise dos inquéritos demonstrou o reconhecimento da aplicabilidade da utilização da divulgação de boas práticas como estratégia de marketing na construção por parte dos inquiridos. Mediante estes resultados, fica provada a plausibilidade de aplicação da ideia sugerida e estudada nesta dissertação.The construction sector is one of the most important internationally, representing a major impact, either positive or negative, in the economy of many countries, and Portugal is no exception. However, the construction market is crossing a difficult period, and despite the latest data present some improvements, this has led to an excessive increase in competitiveness. This phenomena compelled organizations to study and adopt mechanisms that allow their subsistence and to stand out from the competition. The application of good practices in construction companies and the subsequent dissemination of the same (working as marketing strategies) may be one of the best solutions to achieve this goal, with positive consequences in medium and long-term. Therefore, in this dissertation is intended the identification and characterization of the good practices for the construction, as well as strategic marketing approaches that can be adopted by companies in the industry. Later, starting from an investigation, several Portuguese construction companies will be analyzed in terms of the overall performance in relation to the dissemination of good practices. In another angle, and by applying surveys, we intend to understand the point of view of organizations representing the opposing portion of the construction market, i.e. customers regarding the theme in the study. Taking into account the parameters and conditions adopted for the development of research performed, the results obtained in this work indicate that, the overall performance of the construction companies in relation to the dissemination of good practice is still insufficient. This means that the potential that the dissemination of good practice has to serve as marketing strategy is not being fully exploited by the vast majority of the companies analyzed. On the other hand, the survey results show that surveyed recognize in a very positive way the applicability of using the dissemination of good practices as a marketing strategy in construction. These results validate the application plausibility of the idea suggested and studied in this dissertation.Teixeira, José M. CardosoUniversidade do MinhoGonçalves, Pedro Daniel da Cunha20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:00.645011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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