A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joanico, Eliana Patrícia Simões Branco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2144
Resumo: O relatório que a seguir se apresenta foi elaborado no âmbito da prática pedagógica realizada ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este relatório reflete e descreve as experiências vividas e as aprendizagens realizadas nos vários contextos de intervenção. No entanto, o estudo desenvolvido focou-se no contexto do 2.º CEB, nomeadamente na prática pedagógica em Matemática e em Ciências Naturais. Este estudo aborda a relação entre o Português e a Matemática, particularmente no que respeita à resolução de problemas matemáticos. É, por isso, nossa intenção testemunhar que a interpretação e a (in) compreensão da linguagem utilizada nos enunciados escritos influencia a seleção e a execução da estratégia adequada à resolução do problema. Na realidade, acredita-se que uma prática articulada do ensino-aprendizagem do Português e da Matemática privilegia o sucesso dos alunos na disciplina de Matemática, uma vez que permite superar dificuldades relacionadas com a interpretação dos enunciados. Nesta investigação, realizada na própria prática, utilizou-se a metodologia qualitativa e os dados apresentados resultaram do estudo desenvolvido na prática pedagógica. Os resultados obtidos reconhecem a importância e a influência do Português na resolução dos problemas matemáticos e que os alunos apresentam uma maior predisposição para a resolução de exercícios em lhes é exigida a compreensão da linguagem simbólica matemática.
id RCAP_c69bcda3f70bdeb7384267329b941f1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemáticaportuguêsmatemáticainterdisciplinaridadeproblemas matemáticoslinguagemleituratransversalidadeescritaportuguesemathematicsInterdisciplinarymathematical problemslanguagereadingwritingtransversalityO relatório que a seguir se apresenta foi elaborado no âmbito da prática pedagógica realizada ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este relatório reflete e descreve as experiências vividas e as aprendizagens realizadas nos vários contextos de intervenção. No entanto, o estudo desenvolvido focou-se no contexto do 2.º CEB, nomeadamente na prática pedagógica em Matemática e em Ciências Naturais. Este estudo aborda a relação entre o Português e a Matemática, particularmente no que respeita à resolução de problemas matemáticos. É, por isso, nossa intenção testemunhar que a interpretação e a (in) compreensão da linguagem utilizada nos enunciados escritos influencia a seleção e a execução da estratégia adequada à resolução do problema. Na realidade, acredita-se que uma prática articulada do ensino-aprendizagem do Português e da Matemática privilegia o sucesso dos alunos na disciplina de Matemática, uma vez que permite superar dificuldades relacionadas com a interpretação dos enunciados. Nesta investigação, realizada na própria prática, utilizou-se a metodologia qualitativa e os dados apresentados resultaram do estudo desenvolvido na prática pedagógica. Os resultados obtidos reconhecem a importância e a influência do Português na resolução dos problemas matemáticos e que os alunos apresentam uma maior predisposição para a resolução de exercícios em lhes é exigida a compreensão da linguagem simbólica matemática.The following report was prepared within the framework of the pedagogical practice carried out during the Master's in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This report reflects and describes the experiences and the learning accomplished in the various contexts of pedagogical intervention. However, the study developed was focused on the context of the 2nd CEB, namely, at the moment of the pedagogical practice in Mathematics and Natural Sciences. This study addresses the relationship between the Portuguese and Mathematics, particularly with regards to solving mathematical problems. It is, therefore, our intention to demonstrate that the interpretation and understanding of the language used in written statements influences the selection and execution of the strategy appropriate to the problem solving. In fact, it is believed that an articulated practice of teaching and learning of Portuguese and mathematics favors the success of students in Mathematics since it allows them to overcome difficulties related to the interpretation of statements. In this study, performed in the practice itself, the qualitative methodology was used and the data presented resulted from the study developed in pedagogical practice. The results obtained recognize the importance and influence of Portuguese in the resolution of mathematical problems and a greater predisposition of the students to solve the exercises in which they are particularly required to understand mathematical symbolic language.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémJoanico, Eliana Patrícia Simões Branco2018-03-04T14:51:14Z2017-12-052017-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2144TID:201851539por201851539info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:50Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:16.868312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemática
title A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemática
spellingShingle A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemática
Joanico, Eliana Patrícia Simões Branco
português
matemática
interdisciplinaridade
problemas matemáticos
linguagem
leitura
transversalidade
escrita
portuguese
mathematics
Interdisciplinary
mathematical problems
language
reading
writing
transversality
title_short A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemática
title_full A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemática
title_fullStr A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemática
title_sort A Importância do português na compreensão e aprendizagem da matemática
author Joanico, Eliana Patrícia Simões Branco
author_facet Joanico, Eliana Patrícia Simões Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Joanico, Eliana Patrícia Simões Branco
dc.subject.por.fl_str_mv português
matemática
interdisciplinaridade
problemas matemáticos
linguagem
leitura
transversalidade
escrita
portuguese
mathematics
Interdisciplinary
mathematical problems
language
reading
writing
transversality
topic português
matemática
interdisciplinaridade
problemas matemáticos
linguagem
leitura
transversalidade
escrita
portuguese
mathematics
Interdisciplinary
mathematical problems
language
reading
writing
transversality
description O relatório que a seguir se apresenta foi elaborado no âmbito da prática pedagógica realizada ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este relatório reflete e descreve as experiências vividas e as aprendizagens realizadas nos vários contextos de intervenção. No entanto, o estudo desenvolvido focou-se no contexto do 2.º CEB, nomeadamente na prática pedagógica em Matemática e em Ciências Naturais. Este estudo aborda a relação entre o Português e a Matemática, particularmente no que respeita à resolução de problemas matemáticos. É, por isso, nossa intenção testemunhar que a interpretação e a (in) compreensão da linguagem utilizada nos enunciados escritos influencia a seleção e a execução da estratégia adequada à resolução do problema. Na realidade, acredita-se que uma prática articulada do ensino-aprendizagem do Português e da Matemática privilegia o sucesso dos alunos na disciplina de Matemática, uma vez que permite superar dificuldades relacionadas com a interpretação dos enunciados. Nesta investigação, realizada na própria prática, utilizou-se a metodologia qualitativa e os dados apresentados resultaram do estudo desenvolvido na prática pedagógica. Os resultados obtidos reconhecem a importância e a influência do Português na resolução dos problemas matemáticos e que os alunos apresentam uma maior predisposição para a resolução de exercícios em lhes é exigida a compreensão da linguagem simbólica matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
2017-12-05T00:00:00Z
2018-03-04T14:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2144
TID:201851539
url http://hdl.handle.net/10400.15/2144
identifier_str_mv TID:201851539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201851539
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032171159552