Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, André Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11001
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_c69c563608c544954916a3dfed1a50c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação físicaComprimentoMatemáticaEducação FísicaArticulação CurricularDeslocamentosEquilíbrioLengthMathematicsMovementsBalancesPhysical EducationCurriculum articulationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este inclui a descrição, análise e reflexão sobre as experiências de estágio em 1.º e 2.º CEB, bem como uma investigação desenvolvida durante a prática pedagógica em 1.º CEB. O estudo referido tem como tema a articulação interdisciplinar, num 2.º ano, para a aprendizagem das medidas de comprimento e o desenvolvimento de ações motoras básicas de deslocamento e trata-se de uma investigação de natureza qualitativa com procedimentos de Investigação-Ação. No sentido de responder à problemática, tentou se desenvolver conhecimento sobre o conceito de comprimento através da articulação curricular entre a Matemática e a Educação Física e desenvolver ações motoras básicas de deslocamento através da articulação curricular entre essas duas áreas. Para atingir os objetivos acima indicados, foram elaboradas atividades onde a Matemática e a Educação Física se encontravam articuladas. A análise das respostas dos alunos às tarefas propostas permitiu uma análise acerca dos objetivos propostos. Importa ainda referir que a análise e recolha de dados encontra-se dividida em três momentos: a atividade diagnóstica, o processo intermédio e a atividade final. Assim, foi possível concluir que através desta articulação foi notório o desenvolvimento dos conhecimentos sobre os conceitos de comprimento e da prática de deslocamentos básicos dos alunos.ABSTRACT This report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II, which integrates the curriculum of the MA in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of 2nd Cycle of Basic Education. It includes an analyses and reflection about the experiences of the internship in the contexts of the interventions in 1st and 2nd Cycle of Basic Education, and also an investigation developed during the internship in the 1st cycle. The study referred has the theme of the interdisciplinary articulation, in a 2nd grade, for learning about the measures of length and the development of basic motor actions and this is a qualitative investigation with procedures of Action-Research. In order to respond to the problem, I tried to develop the knowledge of the concept of length through the curriculum articulation between mathematics and physical education and develop basic motor actions through the curriculum articulation between these two areas. To achieve the objectives listed above, activities were prepared in math and physical education articulating these two areas. The analysis of students' answers to the tasks proposed allowed an analysis about the proposed objectives. It should further be noted that the analysis and data collection is divided into three phases: diagnostic activity, the intermediate process and the final activity. Thus, it was possible to conclude that through this articulation the development of knowledge about the concepts of length and practice basic movements of the students was notorious.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaCaseiro, AnaRocha, CarlaRCIPLReis, André Pereira2020-01-17T15:46:45Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11001TID:202334996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:20.516474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
title Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
spellingShingle Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
Reis, André Pereira
Comprimento
Matemática
Educação Física
Articulação Curricular
Deslocamentos
Equilíbrio
Length
Mathematics
Movements
Balances
Physical Education
Curriculum articulation
title_short Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
title_full Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
title_fullStr Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
title_full_unstemmed Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
title_sort Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
author Reis, André Pereira
author_facet Reis, André Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caseiro, Ana
Rocha, Carla
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, André Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Comprimento
Matemática
Educação Física
Articulação Curricular
Deslocamentos
Equilíbrio
Length
Mathematics
Movements
Balances
Physical Education
Curriculum articulation
topic Comprimento
Matemática
Educação Física
Articulação Curricular
Deslocamentos
Equilíbrio
Length
Mathematics
Movements
Balances
Physical Education
Curriculum articulation
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
2019-07-18T00:00:00Z
2020-01-17T15:46:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11001
TID:202334996
url http://hdl.handle.net/10400.21/11001
identifier_str_mv TID:202334996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459797508096