A articulação curricular: uma proposta para o 4.ºano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Tânia Cristina Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2308
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos, nomeadamente, o capítulo I referente à caraterização dos contextos e ao Percurso da Intervenção Educativa; o capítulo II contém a introdução, a fundamentação teórica, a metodologia, a apresentação e análise dos resultados; por fim, o capítulo III com uma reflexão global sobre a intervenção educativa. O estudo de investigação incidiu na área curricular de Português e o trabalho apresentado intitula-se “A articulação curricular: uma proposta para o 4.º ano de escolaridade” e foi realizado numa turma de vinte alunos. Teve como objetivo principal mostrar a possibilidade de articulação entre os conteúdos de Português, Estudo do Meio e Matemática, tendo como ponto de partida a disciplina de Português. De modo a orientar este estudo, foram estabelecidas quatro questões de investigação: 1. É possível fazer a articulação entre os conteúdos a lecionar nas disciplinas de Português, Estudo do Meio e Matemática?; 2. Quais as estratégias na operacionalização da articulação?; 3. Que aprendizagens realizam os alunos?; 4. Que reações têm os alunos perante atividades de articulação curricular?. De acordo com o problema e as questões de investigação definidas, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com um caráter descritivo e uma vertente exploratória. A recolha de dados foi levada a cabo através de observações, de registos audiovisuais, de conversas e dos diálogos realizados com os alunos. A análise feita, a partir dos dados recolhidos, permitiu verificar que a articulação curricular entre as três áreas propostas se revelou promotora de aprendizagens nos alunos. É de destacar o questionamento interpretativo de diferentes tipos de textos, valorizando a descodificação de vocabulário e a realização de inferências, a exploração oral, a resolução de problemas e os recursos digitais, verificando-se uma atitude positiva dos alunos, com um aumento das participações, que realizaram aprendizagens, sobretudo ao nível da compreensão de enunciados. Em suma, ficou provada a possibilidade de articulação curricular sugerida.
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O estudo de investigação incidiu na área curricular de Português e o trabalho apresentado intitula-se “A articulação curricular: uma proposta para o 4.º ano de escolaridade” e foi realizado numa turma de vinte alunos. Teve como objetivo principal mostrar a possibilidade de articulação entre os conteúdos de Português, Estudo do Meio e Matemática, tendo como ponto de partida a disciplina de Português. De modo a orientar este estudo, foram estabelecidas quatro questões de investigação: 1. É possível fazer a articulação entre os conteúdos a lecionar nas disciplinas de Português, Estudo do Meio e Matemática?; 2. Quais as estratégias na operacionalização da articulação?; 3. Que aprendizagens realizam os alunos?; 4. Que reações têm os alunos perante atividades de articulação curricular?. De acordo com o problema e as questões de investigação definidas, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com um caráter descritivo e uma vertente exploratória. A recolha de dados foi levada a cabo através de observações, de registos audiovisuais, de conversas e dos diálogos realizados com os alunos. A análise feita, a partir dos dados recolhidos, permitiu verificar que a articulação curricular entre as três áreas propostas se revelou promotora de aprendizagens nos alunos. É de destacar o questionamento interpretativo de diferentes tipos de textos, valorizando a descodificação de vocabulário e a realização de inferências, a exploração oral, a resolução de problemas e os recursos digitais, verificando-se uma atitude positiva dos alunos, com um aumento das participações, que realizaram aprendizagens, sobretudo ao nível da compreensão de enunciados. Em suma, ficou provada a possibilidade de articulação curricular sugerida.This report was carried out within the Supervised Teaching Practice (PES) Curricular Unit of the Master's Degree in Preschool Education and Elementary School Teaching at Viana do Castelo Polytechnic Institute. This report is divided into three chapters, namely Chapter I on the characterization of contexts and the Path of Educational Intervention; Chapter II contains the introduction, the theoretical foundation, the methodology, the presentation and analysis of the results. Finally, Chapter III with a global reflection on educational intervention. The research study focused on the Portuguese curriculum area and the work presented is entitled “The curriculum articulation: a proposal for the 4th grade” and was carried out in a class of twenty students. Its main objective was to show the possibility of articulation between the contents of Portuguese, Environmental Studies and Mathematics, having as a starting point the discipline of Portuguese. In order to guide this study, four research questions were established: 1. Is it possible to articulate the contents to be taught in the subjects of Portuguese, Environmental Studies and Mathematics?; 2. What are the strategies in the operationalization of the joint 3. What learning do students do? 4. What reactions do students have to curriculum articulation activities? According to the problem and the research questions defined, it is a qualitative study, with a descriptive character and an exploratory aspect. Data collection was carried out through observations, audiovisual recordings, conversations and dialogues with students. The analysis made, based on the data collected, allowed to verify that the curricular articulation between the three proposed areas proved to be a promoter of learning in students. It is worth highlighting the interpretative questioning of different types of texts, valuing vocabulary decoding and making inferences, oral exploration, problem solving and digital resources, with a positive attitude of students, with an increase in participation, who have learned, especially at the level of comprehension of utterances. In short, the possibility of suggested curriculum articulation has been proven.2020-02-24T15:09:34Z2020-01-20T00:00:00Z2020-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2308TID:202448509porAmorim, Tânia Cristina Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:59Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:18.341736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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