Melhoria do processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Ana Sofia Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29759
Resumo: Atualmente, o setor da saúde procura cada vez mais reunir os esforços necessários para alcançar a máxima otimização e eficiência em todas as suas operações e atividades, com o objetivo de estes serem executados evitando qualquer desperdício possível, seja a nível de tempo, recursos humanos, matérias primas, entre outros. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo identificar ações concretas que tornem o processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria mais eficiente, procurando resolver problemas como a rotura de stock e o desperdício de tempo durante a operação de distribuição. Para se conseguir cumprir com os objetivos estabelecidos neste projeto , através da metodologia Case Study, e com o apoio da abordagem do BPM lifecycle, procurou-se identificar, modelar, analisar e redesenhar o processo de distribuição de material pelos diferentes serviços clínicos existentes no Hospital Santa Maria. Para tal, este estudo apresenta seis melhorias que passam por: rever os pontos de encomenda e em simultâneo assegurar a ampliação do espaço de armazenagem potenciar formações aos trabalhadores; construir um dashboard para medição de desempenho através de seis indicadores selecionados; elaboração de auditorias periódicas; reestruturação de horários de trabalho para evitar distribuição nos momentos de maior afluência do hospital; e por fim, a renovação do terminal portátil. Pretende-se com estas melhorias impactar indicadores como: tempo médio de processamento de pedidos; lead time de emissão de pedidos de compra; % de materiais em ruptura/pré-ruptura; tempo médio para distribuição; nível de precisão de inventário; e taxa de satisfação do cliente.
id RCAP_c6b3a02842d8009b07925fd3d5282812
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria do processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa MariaDistribuição interna hospitalarDepartamento de logística e stocksRotura de stocksQualidade em saúde -- Quality in healthHospital internal distributionLogistics and stocks departmentStock ruptureAtualmente, o setor da saúde procura cada vez mais reunir os esforços necessários para alcançar a máxima otimização e eficiência em todas as suas operações e atividades, com o objetivo de estes serem executados evitando qualquer desperdício possível, seja a nível de tempo, recursos humanos, matérias primas, entre outros. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo identificar ações concretas que tornem o processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria mais eficiente, procurando resolver problemas como a rotura de stock e o desperdício de tempo durante a operação de distribuição. Para se conseguir cumprir com os objetivos estabelecidos neste projeto , através da metodologia Case Study, e com o apoio da abordagem do BPM lifecycle, procurou-se identificar, modelar, analisar e redesenhar o processo de distribuição de material pelos diferentes serviços clínicos existentes no Hospital Santa Maria. Para tal, este estudo apresenta seis melhorias que passam por: rever os pontos de encomenda e em simultâneo assegurar a ampliação do espaço de armazenagem potenciar formações aos trabalhadores; construir um dashboard para medição de desempenho através de seis indicadores selecionados; elaboração de auditorias periódicas; reestruturação de horários de trabalho para evitar distribuição nos momentos de maior afluência do hospital; e por fim, a renovação do terminal portátil. Pretende-se com estas melhorias impactar indicadores como: tempo médio de processamento de pedidos; lead time de emissão de pedidos de compra; % de materiais em ruptura/pré-ruptura; tempo médio para distribuição; nível de precisão de inventário; e taxa de satisfação do cliente.Currently, the health sector is increasingly seeking to bring together the necessary efforts to achieve maximum optimization and efficiency in all its operations and activities, with the aim of these being carried out avoiding any possible waste, whether in terms of time, human resources, raw materials, among others. In this sense, the main goal of this study is to identify concrete actions that make the distribution process of clinical consumables at Santa Maria Hospital more efficient, seeking to solve problems such as stock outages and wasted time during the distribution operation. In order to achieve the objectives established in this project, through the Case Study methodology, and with the support of the BPM lifecycle approach, we sought to identify, model, analyze and redesign the material distribution process across the different clinical services existing in the Santa Maria Hospital. To this end, this study presents six improvements that include: reviewing ordering points and simultaneously ensuring the expansion of storage space; promote training for workers; build a dashboard to measure performance through six selected KPIs; preparation of periodic audits; restructuring working hours to avoid distribution during the hospital's busiest times; and finally, the renovation of the portable terminal. These improvements are intended to impact indicators such as: average order processing time; purchase order issuance lead time; % of ruptured/pre-ruptured materials; average time for distribution; level of inventory accuracy; and customer satisfaction rate.2023-11-24T15:52:54Z2023-10-23T00:00:00Z2023-10-232023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/29759TID:203395140porLourenço, Ana Sofia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-26T01:18:11Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:46.997358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria do processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria
title Melhoria do processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria
spellingShingle Melhoria do processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria
Lourenço, Ana Sofia Teixeira
Distribuição interna hospitalar
Departamento de logística e stocks
Rotura de stocks
Qualidade em saúde -- Quality in health
Hospital internal distribution
Logistics and stocks department
Stock rupture
title_short Melhoria do processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria
title_full Melhoria do processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria
title_fullStr Melhoria do processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria
title_full_unstemmed Melhoria do processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria
title_sort Melhoria do processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria
author Lourenço, Ana Sofia Teixeira
author_facet Lourenço, Ana Sofia Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Ana Sofia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Distribuição interna hospitalar
Departamento de logística e stocks
Rotura de stocks
Qualidade em saúde -- Quality in health
Hospital internal distribution
Logistics and stocks department
Stock rupture
topic Distribuição interna hospitalar
Departamento de logística e stocks
Rotura de stocks
Qualidade em saúde -- Quality in health
Hospital internal distribution
Logistics and stocks department
Stock rupture
description Atualmente, o setor da saúde procura cada vez mais reunir os esforços necessários para alcançar a máxima otimização e eficiência em todas as suas operações e atividades, com o objetivo de estes serem executados evitando qualquer desperdício possível, seja a nível de tempo, recursos humanos, matérias primas, entre outros. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo identificar ações concretas que tornem o processo de distribuição de consumíveis clínicos no Hospital Santa Maria mais eficiente, procurando resolver problemas como a rotura de stock e o desperdício de tempo durante a operação de distribuição. Para se conseguir cumprir com os objetivos estabelecidos neste projeto , através da metodologia Case Study, e com o apoio da abordagem do BPM lifecycle, procurou-se identificar, modelar, analisar e redesenhar o processo de distribuição de material pelos diferentes serviços clínicos existentes no Hospital Santa Maria. Para tal, este estudo apresenta seis melhorias que passam por: rever os pontos de encomenda e em simultâneo assegurar a ampliação do espaço de armazenagem potenciar formações aos trabalhadores; construir um dashboard para medição de desempenho através de seis indicadores selecionados; elaboração de auditorias periódicas; reestruturação de horários de trabalho para evitar distribuição nos momentos de maior afluência do hospital; e por fim, a renovação do terminal portátil. Pretende-se com estas melhorias impactar indicadores como: tempo médio de processamento de pedidos; lead time de emissão de pedidos de compra; % de materiais em ruptura/pré-ruptura; tempo médio para distribuição; nível de precisão de inventário; e taxa de satisfação do cliente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24T15:52:54Z
2023-10-23T00:00:00Z
2023-10-23
2023-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/29759
TID:203395140
url http://hdl.handle.net/10071/29759
identifier_str_mv TID:203395140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135496377466880