Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/759 |
Resumo: | Esta dissertação surgiu da observação realizada pela investigadora na prática pedagógica numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo compreender as dificuldades no domínio da ortografia, no caso específico de um aluno, uma vez que este, no contexto da turma, era quem apresentava dificuldades ortográficas mais evidentes. Trata-se de uma investigação que adotou o modelo de investigação para ação e por isso obedeceu a um conjunto de fases que se desenvolveram de forma contínua e que, basicamente, se resumem nesta sequência: planificação, ação, observação e reflexão. Neste estudo, para além do aluno, participaram também a investigadora e a professora titular da turma. Foram feitos alguns registos (escritos e de observação) que permitiram identificar as lacunas existentes, possibilitando que fosse feita a análise das competências necessárias à aquisição da escrita e face a isso com base em dados recolhidos e devidamente analisados, delineou-se um conjunto de estratégias com vista a combater as lacunas detetadas provenientes das dificuldades do aluno. |
id |
RCAP_5c21f7d941f26dceceb5ac0c5942f30b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/759 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º anoOrtografiaInvestigaçãoIntervençãoErroEscritaEsta dissertação surgiu da observação realizada pela investigadora na prática pedagógica numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo compreender as dificuldades no domínio da ortografia, no caso específico de um aluno, uma vez que este, no contexto da turma, era quem apresentava dificuldades ortográficas mais evidentes. Trata-se de uma investigação que adotou o modelo de investigação para ação e por isso obedeceu a um conjunto de fases que se desenvolveram de forma contínua e que, basicamente, se resumem nesta sequência: planificação, ação, observação e reflexão. Neste estudo, para além do aluno, participaram também a investigadora e a professora titular da turma. Foram feitos alguns registos (escritos e de observação) que permitiram identificar as lacunas existentes, possibilitando que fosse feita a análise das competências necessárias à aquisição da escrita e face a isso com base em dados recolhidos e devidamente analisados, delineou-se um conjunto de estratégias com vista a combater as lacunas detetadas provenientes das dificuldades do aluno.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:20:31Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/759porCosta, Cátia Sofia Zeverinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:39Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:29.624774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano |
title |
Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano |
spellingShingle |
Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano Costa, Cátia Sofia Zeverino Ortografia Investigação Intervenção Erro Escrita |
title_short |
Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano |
title_full |
Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano |
title_fullStr |
Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano |
title_full_unstemmed |
Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano |
title_sort |
Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano |
author |
Costa, Cátia Sofia Zeverino |
author_facet |
Costa, Cátia Sofia Zeverino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cátia Sofia Zeverino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ortografia Investigação Intervenção Erro Escrita |
topic |
Ortografia Investigação Intervenção Erro Escrita |
description |
Esta dissertação surgiu da observação realizada pela investigadora na prática pedagógica numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo compreender as dificuldades no domínio da ortografia, no caso específico de um aluno, uma vez que este, no contexto da turma, era quem apresentava dificuldades ortográficas mais evidentes. Trata-se de uma investigação que adotou o modelo de investigação para ação e por isso obedeceu a um conjunto de fases que se desenvolveram de forma contínua e que, basicamente, se resumem nesta sequência: planificação, ação, observação e reflexão. Neste estudo, para além do aluno, participaram também a investigadora e a professora titular da turma. Foram feitos alguns registos (escritos e de observação) que permitiram identificar as lacunas existentes, possibilitando que fosse feita a análise das competências necessárias à aquisição da escrita e face a isso com base em dados recolhidos e devidamente analisados, delineou-se um conjunto de estratégias com vista a combater as lacunas detetadas provenientes das dificuldades do aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-28T13:20:31Z 2015-01-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/759 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858056388608 |