Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31663 |
Resumo: | Neste artigo, propomo-nos apresentar uma revisão de literatura com algumas linhas de trabalho com a ortografia no 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrando-a de forma mais lata numa Didática (da escrita). Focamo-nos nesse nível de ensino por ser nele que se inicia a abordagem formal à escrita. Quanto mais cedo o aluno desenvolver a competência ortográfica, mais fácil será a sua automatização. Isso libertá-lo-á de preocupações ortográficas e permitir-lhe-á atender a questões mais profundas, que resolve por meio da competência compositiva. Procurando inverter a tendência para sobre/subvalorizar a ortografia nos textos escritos, é importante conhecer princípios didáticos subjacentes ao ensino e aprendizagem da escrita e refletir sobre estratégias e atividades didáticas que conduzam a um efetivo desenvolvimento de competências nos alunos. É precisamente o que discutimos neste artigo: estratégias e atividades de trabalho com a ortografia, bem como o tratamento do erro ortográfico. |
id |
RCAP_d3f6654cee07fa7b9a82ded16b386f98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31663 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendênciasDidática da escritaAbordagem da ortografiaErro ortográficoEstratégias didáticasAtividades didáticasNeste artigo, propomo-nos apresentar uma revisão de literatura com algumas linhas de trabalho com a ortografia no 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrando-a de forma mais lata numa Didática (da escrita). Focamo-nos nesse nível de ensino por ser nele que se inicia a abordagem formal à escrita. Quanto mais cedo o aluno desenvolver a competência ortográfica, mais fácil será a sua automatização. Isso libertá-lo-á de preocupações ortográficas e permitir-lhe-á atender a questões mais profundas, que resolve por meio da competência compositiva. Procurando inverter a tendência para sobre/subvalorizar a ortografia nos textos escritos, é importante conhecer princípios didáticos subjacentes ao ensino e aprendizagem da escrita e refletir sobre estratégias e atividades didáticas que conduzam a um efetivo desenvolvimento de competências nos alunos. É precisamente o que discutimos neste artigo: estratégias e atividades de trabalho com a ortografia, bem como o tratamento do erro ortográfico.In this text, we intend to present some guidelines concerning the teaching of spelling in primary school, placing it within a greater domain: teaching to compose texts. We chose to focus in this educational context, because it is at this level that the formal approach of writing begins. The sooner the pupil develops competences in spelling, the easier it will be for him/her to master it. This will free the pupil from concerns related with spelling and allow him/her to focus on deeper issues demanding the use of competences related with composition. In order to avoid the tendency to over/undervalue the spelling in written texts, it is important to be conscious of the didactic principles underlying the teaching and learning of writing and to reflect on strategies and activities leading to an effective development of competences by the pupils. These are the issues we discuss in this text: strategies and activities designed to teach spelling and to deal with misspelling.Dans ce texte, on veut présenter quelques informations destinées à guider l’enseignement de l’orthographe à l’école primaire, en le situant dans un cadre plus large : celui de l’enseignement de la composition de textes. On a décidé de se centrer sur ce contexte éducatif, parce que c’est dans cette étape de scolarisation que l’on commence l’approche formelle de l’écriture. Le plus tôt l’enfant commence à développer des compétences en orthographe, le plus facile ce sera de la maîtriser. Cet effort le libérera de préoccupations concernant l’orthographe et lui permettra de se concentrer sur des aspects plus profonds de l’écriture qui demandent le recours à des compétences liées à la composition. Afin d’éviter la tendance à sur/sous valoriser l’orthographe dans l’écriture de textes, il est important de prendre conscience du rôle joué par certains principes didactiques dans l’enseignement et l’apprentissage de l’écriture et de réfléchir sur des stratégies et des activités débouchant sur un vrai développement de compétences chez les élèves. Voici les topiques que l’on discute dans ce texte : des stratégies et des activités visant l’enseignement de l’orthographe et l’éradication de la faute.Universidade de Aveiro2021-07-27T11:03:38Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31663por1647-358210.34624/id.v11i4.10637Macário, Maria JoãoSá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:05Zoai:ria.ua.pt:10773/31663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:28.841675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendências |
title |
Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendências |
spellingShingle |
Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendências Macário, Maria João Didática da escrita Abordagem da ortografia Erro ortográfico Estratégias didáticas Atividades didáticas |
title_short |
Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendências |
title_full |
Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendências |
title_fullStr |
Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendências |
title_full_unstemmed |
Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendências |
title_sort |
Propostas didáticas de abordagem da ortografia no 1.º CEB: algumas tendências |
author |
Macário, Maria João |
author_facet |
Macário, Maria João Sá, Cristina Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Cristina Manuela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macário, Maria João Sá, Cristina Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática da escrita Abordagem da ortografia Erro ortográfico Estratégias didáticas Atividades didáticas |
topic |
Didática da escrita Abordagem da ortografia Erro ortográfico Estratégias didáticas Atividades didáticas |
description |
Neste artigo, propomo-nos apresentar uma revisão de literatura com algumas linhas de trabalho com a ortografia no 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrando-a de forma mais lata numa Didática (da escrita). Focamo-nos nesse nível de ensino por ser nele que se inicia a abordagem formal à escrita. Quanto mais cedo o aluno desenvolver a competência ortográfica, mais fácil será a sua automatização. Isso libertá-lo-á de preocupações ortográficas e permitir-lhe-á atender a questões mais profundas, que resolve por meio da competência compositiva. Procurando inverter a tendência para sobre/subvalorizar a ortografia nos textos escritos, é importante conhecer princípios didáticos subjacentes ao ensino e aprendizagem da escrita e refletir sobre estratégias e atividades didáticas que conduzam a um efetivo desenvolvimento de competências nos alunos. É precisamente o que discutimos neste artigo: estratégias e atividades de trabalho com a ortografia, bem como o tratamento do erro ortográfico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01T00:00:00Z 2019-12 2021-07-27T11:03:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31663 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 10.34624/id.v11i4.10637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137690115899392 |