Criação de modelos de transmissão de informação operativa: um caso com base na gestão de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Liliana Daniela Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24594
Resumo: O projeto descrito no presente relatório tem por objetivo a criação de uma estrutura documental, baseada no conhecimento organizacional, capaz de normalizar processos e orientar os seus intervenientes para a melhoria contínua. A metodologia utilizada, denominada Kaizen Diário, é composta por 4 níveis de maturidade: (i) o nível 1 tem como objetivo organizar e construir equipas dinâmicas, competentes e motivadas; (ii) o nível 2 alcança-se com a organização e limpeza dos espaços de trabalho, o que se traduz pela utilização de um conjunto de ferramentas com o objetivo de identificar anomalias; (iii) o nível 3 trata da criação de um conjunto de normas que permitam à organização reter conhecimento dos colaboradores e disseminá-lo internamente, tornando os processos e, consequentemente, os produtos mais consistentes, ao mesmo tempo que se identificam oportunidades de melhoria; por último, (iv) o nível 4 diz respeito à resolução estruturada de problemas da organização. Como resultado do presente projeto, tem-se a divulgação de Instruções de Trabalho e outras normas que alimentam a formação de indivíduos em novas tarefas, bem como a uniformização das mesmas por forma a assegurar a manutenção e gestão de conhecimento na organização. Com este projeto, e tendo em conta o problema que esteve na sua origem – deslocação de uma Unidade Industrial – conclui-se que o conhecimento tático e a sua partilha é o principal input da criação de normas que, por sua vez, garantem do correto funcionamento de equipamentos e execução de processos, podendo vir a ser reutilizado no futuro, caso esteja devidamente documentado na forma de conhecimento explícito.
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