Criação de modelos de transmissão de informação operativa: um caso com base na gestão de conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24594 |
Resumo: | O projeto descrito no presente relatório tem por objetivo a criação de uma estrutura documental, baseada no conhecimento organizacional, capaz de normalizar processos e orientar os seus intervenientes para a melhoria contínua. A metodologia utilizada, denominada Kaizen Diário, é composta por 4 níveis de maturidade: (i) o nível 1 tem como objetivo organizar e construir equipas dinâmicas, competentes e motivadas; (ii) o nível 2 alcança-se com a organização e limpeza dos espaços de trabalho, o que se traduz pela utilização de um conjunto de ferramentas com o objetivo de identificar anomalias; (iii) o nível 3 trata da criação de um conjunto de normas que permitam à organização reter conhecimento dos colaboradores e disseminá-lo internamente, tornando os processos e, consequentemente, os produtos mais consistentes, ao mesmo tempo que se identificam oportunidades de melhoria; por último, (iv) o nível 4 diz respeito à resolução estruturada de problemas da organização. Como resultado do presente projeto, tem-se a divulgação de Instruções de Trabalho e outras normas que alimentam a formação de indivíduos em novas tarefas, bem como a uniformização das mesmas por forma a assegurar a manutenção e gestão de conhecimento na organização. Com este projeto, e tendo em conta o problema que esteve na sua origem – deslocação de uma Unidade Industrial – conclui-se que o conhecimento tático e a sua partilha é o principal input da criação de normas que, por sua vez, garantem do correto funcionamento de equipamentos e execução de processos, podendo vir a ser reutilizado no futuro, caso esteja devidamente documentado na forma de conhecimento explícito. |
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Criação de modelos de transmissão de informação operativa: um caso com base na gestão de conhecimentoGestão do conhecimentoKaizen DiárioNormalizaçãoInstrução de trabalhoMapeamento de processosMelhoria contínuaO projeto descrito no presente relatório tem por objetivo a criação de uma estrutura documental, baseada no conhecimento organizacional, capaz de normalizar processos e orientar os seus intervenientes para a melhoria contínua. A metodologia utilizada, denominada Kaizen Diário, é composta por 4 níveis de maturidade: (i) o nível 1 tem como objetivo organizar e construir equipas dinâmicas, competentes e motivadas; (ii) o nível 2 alcança-se com a organização e limpeza dos espaços de trabalho, o que se traduz pela utilização de um conjunto de ferramentas com o objetivo de identificar anomalias; (iii) o nível 3 trata da criação de um conjunto de normas que permitam à organização reter conhecimento dos colaboradores e disseminá-lo internamente, tornando os processos e, consequentemente, os produtos mais consistentes, ao mesmo tempo que se identificam oportunidades de melhoria; por último, (iv) o nível 4 diz respeito à resolução estruturada de problemas da organização. Como resultado do presente projeto, tem-se a divulgação de Instruções de Trabalho e outras normas que alimentam a formação de indivíduos em novas tarefas, bem como a uniformização das mesmas por forma a assegurar a manutenção e gestão de conhecimento na organização. Com este projeto, e tendo em conta o problema que esteve na sua origem – deslocação de uma Unidade Industrial – conclui-se que o conhecimento tático e a sua partilha é o principal input da criação de normas que, por sua vez, garantem do correto funcionamento de equipamentos e execução de processos, podendo vir a ser reutilizado no futuro, caso esteja devidamente documentado na forma de conhecimento explícito.The project described in this report aims to create a documentary structure, based on organizational knowledge, capable of normalizing processes and guiding its stakeholders towards continuous improvement. The used methodology, called Dailly Kaizen, is composed by 4 levels of maturity: (i) level 1 aims to organize and build dynamic, competent and motivated teams; (ii) level 2 is achieved with the organization and cleaning of workspaces, which is translated by the use of a set of tools with the objective of identifying anomalies; (iii) level 3 deals with the creation of a set of rules that allows the organization to retain the employees’ knowledge and disseminate it internally, making processes and consequently products more consistent, while identifying opportunities for improvement; finally, (iv) level 4 concerns the structured resolution of organizational problems. As a result of the present project, there is the dissemination of Work Instructions and other norms that feed the employees’ formation in new tasks, as well as the standardization of them in order to ensure the maintenance and management of knowledge in the organization. With this project, and taking into account the problem that originated it- displacement of an Industrial Unit - it is concluded that the tactical knowledge and its sharing is the main input of the creation of norms that, in turn, guarantee the correct operation of equipment and execution of processes, and may be reused in the future, if it is documented in the form of explicit knowledge2018-11-09T11:36:53Z2018-07-24T00:00:00Z2018-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24594TID:202235602porLopes, Liliana Daniela Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:04Zoai:ria.ua.pt:10773/24594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:11.119930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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