Educação inclusiva em um estado do sudeste do Brasil: perspectivas de professores das redes públicas e privadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/83579 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do domínio Cognitivo e Motor) |
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Educação inclusiva em um estado do sudeste do Brasil: perspectivas de professores das redes públicas e privadasInclusive education in a southeastern state of Brazil: perspectives of teachers from public and private networksBrasilEducação inclusivaNecessidades educativas especiaisProfessoresSistema público e privadoBrazilInclusive educationSpecial educational needsTeachersPrivate and public systemCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do domínio Cognitivo e Motor)O presente estudo teve como finalidade conhecer as perspectivas de professores das redes públicas e privadas acerca da educação inclusiva em um estado do sudeste do Brasil. Neste sentido, os dados foram recolhidos por meio de inquérito por questionário, aplicado junto a um grupo de 182 professores, do sistema público e do sistema privado de escolas de uma cidade do sudeste do Brasil. Destaca-se, que os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial. De tal modo, com base nos resultados é possível concluir que: a) os professores consideram-se capacitados e com conhecimentos necessários para promover a inclusão de alunos com NEE nas salas de aula; b) Os professores apresentam perspectivas positivas acerca dos benefícios da inclusão escolar para estudantes com e sem NEE, famílias, professores e sociedade; c) a maior parte dos professores mostram aceitação pela inclusão e pelo direito dos alunos com NEE de frequentarem a escola regular; d) os professores consideram que as escolas apresentam uma carência de recursos humanos (equipes multidiciplinares) e materiais; e) a quase totatlidade dos professores defendem a inclusão na sala regular da escola regular e não em salas ou escolas especiais; f) a variável caracterização do ensino (privado e público) teve impacto nos fatores, capacidade, benefício e apoio. Estas conclusões permitem reflexões acerca da importância de fazer acontecer a inclusão, diante da necessidade de investimento para fortalecer uma educação de qualidade, pautada no acesso e permanência dos e das estudantes com NEE nas salas de aulas regulares no Brasil.The present study aimed to know the perspectives of teachers from public and private networks about inclusive education in a southeastern state of Brazil. In this sense, data were collected through a questionnaire survey, applied to a group of 182 teachers, from the public and private systems of schools in a city in southeastern Brazil. It is noteworthy that the data was analyzed through descriptive and inferential statistics. In such way, based on the results it is possible to conclude that: a) teachers consider themselves capable and with necessary knowledge to promote the inclusion of students with SEN in classrooms b) Teachers present positive perspectives about the benefits of school inclusion for students with and without SEN, families, teachers and society; c) most teachers show acceptance of inclusion and the right of students with SEN from attending regular school; d) teachers consider that schools have a lack of human resources (multidisciplinary teams) and materials; e) almost all teachers defend inclusion in a regular classroom of a regular school and not in special classrooms or schools; f) the variable characterization of teaching (private and public) had an impact on factors, capacity, benefit and support. These conclusions allow reflections about the importance of making inclusion happen, given the need for investment to strengthen quality education, based on the access and permanence of students with SEN in regular classrooms in Brazil.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoMoreno, Marta de Almeida20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83579por203244826info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:33.966717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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