Hábitos e preferências de leitura de estudantes universitários : a relação com o desempenho em leitura e o desempenho académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Filipa Gonçalves Rosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45852
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
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spelling Hábitos e preferências de leitura de estudantes universitários : a relação com o desempenho em leitura e o desempenho académicoHábitos de leituraCompreensãoDesempenho académicoTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020Nos últimos anos, têm sido vários os estudos que sugerem que bons hábitos de leitura e que a escolha do papel para a leitura são fatores que influenciam o desempenho em leitura e o desempenho académico. Assim, o grande objetivo deste estudo foi o de avaliar a relação entre os hábitos de leitura, a preferência de leitura (i.e., o formato escolhido para a leitura) e os desempenhos em leitura (compreensão e fluência) e académico, em estudantes universitários portugueses. Espera-se que: H1) os hábitos de leitura variem em função do género (i.e., as raparigas tenderão a ler mais do que os rapazes); H2) os hábitos de leitura (reveladores de leitura frequente) se relacionem positivamente com e contribuam para a compreensão em leitura e a fluência em leitura; H3) os hábitos de leitura se relacionem positivamente com e sejam preditores do desempenho académico; H4) a preferência pela leitura em papel se relacione positivamente com e contribua para a compreensão em leitura e para a fluência em leitura; e que H5) a preferência pela leitura em papel se relacione positivamente com e que seja preditora do desempenho académico. Foi administrado um protocolo de aplicação composto por um questionário sociodemográfico, o Teste de Fluência em Leitura Silenciosa (Fernandes, Querido, Pereira, & Domingues, 2018), o Questionário de Hábitos de Leitura (adaptado de Duncan et al., 2016), o Questionário de Preferências de Leitura (adaptado de Mizrachi et al., 2018), o Teste TIL – 1min (Fernandes, Araújo, et al., 2017), o Questionário de História de Leitura (Alves & Castro, 2005) e, individualmente, Tarefas de Leitura (palavras regulares, palavras irregulares e pseudopalavras) (Neves, 2015). Neste estudo participaram 65 alunos do 1º ano do da Licenciatura em Ciências Psicológicas, com idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos, 56 participantes do sexo feminino e 9 do sexo masculino. A adaptação do Questionário de Hábitos de Leitura (adaptado de Duncan et al., 2016) revelou propriedades psicométricas adequadas, mas uma grande variabilidade nas correlações item-escala. A adaptação do Questionário de Preferências de Leitura (adaptado de Mizrachi et al., 2018) mostrou boas propriedades psicométricas, com uma boa consistência interna para as dimensões Preferência de Leitura e Envolvimento na Aprendizagem, mas não para a dimensão Linguagem. Para o teste das hipóteses foram levadas a cabo análises de correlação e de regressão hierárquica. Contrariamente ao esperado, não foram encontradas diferenças significativas, em função do género (H1), para a frequência de leitura, mas concluiu-se que as raparigas dedicam significativamente mais tempo à pesquisa online do que os rapazes. A primeira hipótese foi assim parcialmente corroborada. Foi encontrada uma relação positiva entre a leitura de manuais escolares e a fluência na leitura silenciosa (H2). Como as correlações realizadas não revelaram qualquer outra relação entre os hábitos de leitura e o desempenho em leitura, sugere-se que as associações entre estas medidas talvez diminuam com a idade. Assim, os resultados corroboram parcialmente a segunda hipótese. A terceira hipótese não foi corroborada, atendendo a que não foram encontradas correlações positivas entre os hábitos de leitura e o desempenho académico, e os primeiros não foram preditores positivos dos segundos. No entanto, os resultados deste estudo demonstraram que, no geral, a leitura frequente favorece o sucesso académico. Adicionalmente, não foram encontradas vantagens para a preferência pelo papel na leitura, nem em relação ao desempenho em leitura (H4), nem ao desempenho académico (H5), não corroborando as duas últimas hipóteses. Sugere-se que talvez os dados possam estar a refletir uma habituação na leitura de textos digitais, apesar de o papel ser o formato preferido. Salienta-se que as habilidades de leitura, em particular a descodificação, influenciaram a relação entre hábitos e preferências na leitura e o desempenho em leitura (fluência e compreensão), apresentando um contributo significativo. Este estudo contribuiu não só com a análise dos hábitos de leitura e das preferências de leitura dos estudantes universitários portugueses, mas também com a análise da relação entre estas medidas e os desempenhos em leitura (compreensão e fluência) e académico, ajudando a colmatar a lacuna de estudos em Portugal que analisam esta relação.In the past few years, there have been several studies suggesting that good reading habits, and the choice of paper for reading are factors that influence the reading and academic performances. Therefore, the main goal of this study was to assess the relationship between reading habits, reading preference (i.e., the format chosen for reading) and reading (comprehension and fluency) and academic performances, in Portuguese university students. It was expected that: H1) reading habits will vary according to sex (i.e., girls will tend to read more than boys); H2) reading habits (revealing frequent reading) will be positively associated with and will contribute to reading comprehension and reading fluency; H3) reading habits will be positively associated with and will predict academic performance; H4) the paper reading preference will be positively associated with and will contribute to reading comprehension and reading fluency; and that H5) the paper reading preference will be positively associated with and will be a predictor of academic performance. An application protocol consisting of a sociodemographic questionnaire, the Silent Contextual Reading Fluency Test for European Portuguese (Fernandes, Querido, Pereira, & Domingues, 2018), the Reading Habits Questionnaire (adapted from Duncan et al., 2016), the Reading Preferences Questionnaire (adapted from Mizrachi et al., 2018), the 1-min TIL (Fernandes, Araújo, et al., 2017), the Portuguese adaptation of the Adult Reading History Questionnaire (Alves & Castro, 2005) and, individually, Reading Tasks (regular words, irregular words and pseudowords) (Neves, 2015), was a administered to all the participants. This research included 65 students from the 1st year of the Degree in Psychological Sciences, with ages between 17 and 21 years old, 56 female participants and 9 male participants. The adaptation of the Reading Habits Questionnaire (adapted from Duncan et al., 2016) revealed adequate psychometric properties, but also considerable variability in the item-scale correlations. The adaptation of the Reading Preferences Questionnaire (adapted from Mizrachi et al., 2018) showed good psychometric properties, with a good internal consistency for the Reading Preference and Learning Engagement dimensions, but not for the Language dimension. Correlation and hierarchical regression analyzes were performed to test the hypotheses. Contrarily to what was expected, no significant gender differences were found (H1), for reading frequency; however, it was concluded that girls devote significantly more time to online research than boys. Thus, the first hypothesis was partially corroborated. A positive correlation was found between reading school textbooks and silent reading fluency (H2). The correlations performed did not reveal any other association between reading habits and reading performance, therefore, it was suggested that the association between these measures may decrease with age. So, the results partially corroborate the second hypothesis. The third hypothesis was not corroborated, since no positive correlations were found between reading habits and academic performance, and the first variables were not positive predictors of the second variables. However, the results of this study demonstrated that, in general, frequent reading favours academic success. Additionally, no advantages were found for paper reading preferences, neither in relation to reading performance (H4), nor to academic performance (H5), not corroborating the last two hypotheses. It was suggested that perhaps the data may be reflecting that reading digital texts is becoming more familiar, even though paper is the preferred format. It should be noted that reading skills, in particular decoding, influenced the relationship between reading habits and preferences and reading performance (fluency and comprehension), making a significant contribution for the last. This study contributed not only to the analysis of reading habits and reading preferences of Portuguese university students, but also to the analysis of the relationship between these measures and performance in reading (comprehension and fluency) and academic, helping to fill the gap of studies in Portugal that analyze this relationship.Fernandes, SandraRepositório da Universidade de LisboaCruz, Filipa Gonçalves Rosa2021-01-19T16:05:12Z20202020-07-062020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45852TID:202694518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:12.204355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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