Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Elsa da Conceição Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10702
Resumo: O presente relatório de qualificação profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem a finalidade de apresentar uma reflexão crítica sobre as Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e de Educação Pré-Escolar. A aquisição e o desenvolvimento de capacidades e competências conseguidos ao longo das práticas educativas foram o reflexo de uma ação educativa sustentada e contextualizada, sob o ponto de vista de uma perspetiva construtivista e socioconstrutivista. Tal se traduziu num crescimento profissional e pessoal de um perfil que favorece valores de equidade. A adoção de uma postura crítico-reflexiva, apoiada numa linha de investigação-ação, permitiu o desenvolvimento de práticas que promovessem aprendizagens diferenciadas e significativas, que privilegiam o envolvimento ativo das crianças no processo de ensino e de aprendizagem. Esta metodologia cíclica, que respeita as fases da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, possibilitou, então, a planificação e intervenção de uma prática integrada. Neste sentido, torna-se evidente a importância dos processos reflexivos e colaborativos, que visam a promoção de um ambiente pedagógico significativo, para a formação ao longo da vida. Assim, o presente relatório pretende espelhar os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens resultantes das Práticas Educativas Supervisionadas, que possibilitaram a construção de saberes intrínsecos à identidade profissional assumida.
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