Business intelligence como fator para vantagem competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel, Lucas de Aguiar Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20792
Resumo: Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
id RCAP_c6d65bced10670a0f9bd390e2f76910b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Business intelligence como fator para vantagem competitivaBusiness IntelligenceVantagem CompetitivaEstratégiaTomada de DecisãoDelphiCompetitive AdvantageStrategyDecision MakingMestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoO crescimento global da importância e da disponibilidade de dados para as organizações fez surgir a necessidade de sistemas da informação inteligentes capazes de analisar esses dados para auxiliar a estratégia e a tomada de decisões. Assim, o objetivo desse trabalho é entender a importância da Business Intelligence como alternativa para promover a vantagem competitiva de empresas, afinal, a B.I. surge da evolução de tecnologias, processos e metodologias organizacionais que passam a ser mais ágeis e precisos, aumentando assim a capacidade de transformar informações em dados para gerar conhecimento e consequentemente para a tomada de decisão. Diante do contexto acima, foi empreendida uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia Delphi com 28 profissionais da Business Intelligence, questionando benefícios, dificuldades, utilização e a relação de importância da B.I. com a tomada de decisão nas organizações. Concluiu-se que a vantagem competitiva é essencial para a organização, e mais do que nunca, nos dias atuais, desenvolver meios de atingir e manter essa vantagem irá ditar a evolução ou a morte das empresas, e o B.I., mesmo precisando superar algumas barreiras, oferece uma gama de benefícios diretamente ligados à vantagem competitiva.The growth of the importance and availability of data for organizations has raised the need for intelligent information systems capable of analyzing data to aid strategy and these decision-making. The objective of this research is understand the importance of Business Intelligence as an alternative to promote the competitive advantage of organizations, because, B.I. evolved from technologies, processes and organizational methodologies that become more agile and precise, increasing the capacity to transform information into data to generate knowledge for help for decision making. In this context, a qualitative research was applied using the Delphi methodology with 28 professionals from Business Intelligence, questioning the benefits, difficulties, use and the relation of importance of B.I. with decision making in companies. It was concluded that competitive advantage is essential for the organization, and nowadays, developing ways to achieve and maintain that advantage can dictate the evolution or death of companies, and BI, even needing to overcome some barriers, offers a range of benefits linked to competitive advantage.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, WInnie NgRepositório da Universidade de LisboaDaniel, Lucas de Aguiar Lopes2021-01-13T17:59:55Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20792porDaniel, Lucas de Aguiar Lopes (2020). "Business intelligence como fator para vantagem competitiva". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:27.389725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Business intelligence como fator para vantagem competitiva
title Business intelligence como fator para vantagem competitiva
spellingShingle Business intelligence como fator para vantagem competitiva
Daniel, Lucas de Aguiar Lopes
Business Intelligence
Vantagem Competitiva
Estratégia
Tomada de Decisão
Delphi
Competitive Advantage
Strategy
Decision Making
title_short Business intelligence como fator para vantagem competitiva
title_full Business intelligence como fator para vantagem competitiva
title_fullStr Business intelligence como fator para vantagem competitiva
title_full_unstemmed Business intelligence como fator para vantagem competitiva
title_sort Business intelligence como fator para vantagem competitiva
author Daniel, Lucas de Aguiar Lopes
author_facet Daniel, Lucas de Aguiar Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picoto, WInnie Ng
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel, Lucas de Aguiar Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Business Intelligence
Vantagem Competitiva
Estratégia
Tomada de Decisão
Delphi
Competitive Advantage
Strategy
Decision Making
topic Business Intelligence
Vantagem Competitiva
Estratégia
Tomada de Decisão
Delphi
Competitive Advantage
Strategy
Decision Making
description Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
2021-01-13T17:59:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20792
url http://hdl.handle.net/10400.5/20792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Daniel, Lucas de Aguiar Lopes (2020). "Business intelligence como fator para vantagem competitiva". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131146740563968