A narrativa na (re)construção da profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Maria de Fátima Antunes Carvalho de Melo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6260
Resumo: Tese de mestrado em educação de infância – especialidade em educação multicultural e envolvimento parental
id RCAP_c6e108c78fcbf319299bd3af13acca08
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A narrativa na (re)construção da profissionalidade docente371.13371.337.035Tese de mestrado em educação de infância – especialidade em educação multicultural e envolvimento parentalEsta investigação visa estudar o impacto formativo de narrativas na educação de professores. A revisão bibliográfica explorou as duas abordagens da narrativa – psicologia cultural (Bruner), o uso de narrativas na psicoterapia cognitiva (Gonçalves) – e abordagens pedagógicas da narrativa (Egan, Máximo- Esteves). A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa. É baseada no estudo do uso de três narrativas – A Gata Borralheira e as Manas Mais Velhas, A Pastora Errante e Magia na Escola – em cursos de licenciatura e de mestrado. A observação participante das aulas, a análise de documentos, sobretudo do material usado nessas aulas, e as entrevistas semi-estruturadas para recolha de opiniões e representações dos estudantes, foram os meios técnicos usados. O autor das histórias foi também entrevistado. A análise de conteúdo de documentos, notas de campo e entrevistas, permitiram a emergência de categorias abrangentes como as de Educação, Pedagogia, Criança, Professor, e Culturas Profissionais. A abordagem holística das narrativas foi analisada como um meio de ligar, tal como a Pedagogia faz, crenças, teorias e práticas. A investigação sustenta o grande valor pedagógico de narrativas, tanto para o desenvolvimento de professores como para o uso didáctico na sala de aula.This research aims to elucidate the formative impact of narratives in teacher education. The review of literature explored both psychological approaches to narrative - cultural psychology (Bruner), use of narratives in cognitive psychological therapy (Gonçalves), - and pedagogical approaches to narrative (Egan, Máximo - Esteves). The methodology follows a qualitative approach. It is based on the study of the use of three narratives – Cinderella and the Older Sisters, The Errant Shepard, Magic in School – in graduation and masters’ course. Participant observation of classrooms, documentation analysis, mainly didactic material used in classrooms, and semi-structured interviews, to collect opinions and representations of students, were the main techniques used. The author of the stories was also interviewed Content analysis of documents, field notes and interviews allowed for the emergence of comprehensive categories like those of Education, Pedagogy, Child, Teacher, and Professional Cultures. The holistic approach of narratives was analysed as a means to link, like Pedagogy does, beliefs, theories and practices. The research supports the great pedagogical value of narratives, both for teacher development and for didactic classroom use.Simões, João Manuel Formosinho SanchesUniversidade do MinhoPeixoto, Maria de Fátima Antunes Carvalho de Melo2006-06-192006-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:28.720010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A narrativa na (re)construção da profissionalidade docente
title A narrativa na (re)construção da profissionalidade docente
spellingShingle A narrativa na (re)construção da profissionalidade docente
Peixoto, Maria de Fátima Antunes Carvalho de Melo
371.13
371.3
37.035
title_short A narrativa na (re)construção da profissionalidade docente
title_full A narrativa na (re)construção da profissionalidade docente
title_fullStr A narrativa na (re)construção da profissionalidade docente
title_full_unstemmed A narrativa na (re)construção da profissionalidade docente
title_sort A narrativa na (re)construção da profissionalidade docente
author Peixoto, Maria de Fátima Antunes Carvalho de Melo
author_facet Peixoto, Maria de Fátima Antunes Carvalho de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, João Manuel Formosinho Sanches
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Maria de Fátima Antunes Carvalho de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv 371.13
371.3
37.035
topic 371.13
371.3
37.035
description Tese de mestrado em educação de infância – especialidade em educação multicultural e envolvimento parental
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-19
2006-06-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/6260
url http://hdl.handle.net/1822/6260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132219960197120