Multimodalidade em documento didático : a constração de um vídeo para formação em pedagogia do género
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36336 |
Resumo: | Este projeto tem como fim último produzir um vídeo para ser utilizado em sede de formação de professores (Português Língua Estrangeira/Português Língua Segunda). Trata-se de uma dissertação em Linguística Aplicada em que a reflexão essencial será sobre a produção do significado multimodal no referido documento, tendo em vista as suas fases de preparação, realização e pós-produção. Para além dos aspetos técnicos a considerar, a abordagem do significado multimodal é realizada a partir das propostas da Gramática do Design Visual (Kress et van Leeuwen 1996/2006, 1998). A Abordagem Baseada em Género (Rothery 1996; Christie et Martin 1997; Martin et Rose 2003/2007, 2005, 2008; Rose et Martin 2012), em referência, disponibiliza um conjunto de propostas muito válidas, sobretudo para o ensino da Compreensão e Produção da Escrita, a partir das quais é possível estabelecer, nos dias de hoje, pontes com ideias e práticas dominantes no campo didático. Trata-se, no entanto, de uma abordagem com alguma complexidade, exigindo do professor uma sólida formação, abertura científica e pedagógica. Não abundam, contudo, documentos informativos e de divulgação nesta área o que justifica, per se, a produção deste documento. O conteúdo do vídeo reporta-se a dois momentos do Ciclo de Aprendizagem da Pedagogia de Género (Leitura Detalhada e, por razões de precedência, a Preparação para a Leitura), e baseia-se na didatização de uma Narrativa (Pires, 2000: 81-91). A seleção e estudo do texto, bem como a sua preparação de acordo com os princípios da Abordagem Baseada em Género, corporizam-se numa “Planificação da Sequência Narrativa”, que servirá de sustentáculo da ação de formação de professores. Para apoio à reflexão do significado multimodal do vídeo realizou-se um guião e respetivos comentários sobre a tomada de imagens e introdução de focos. Em última análise, este trabalho resulta, sobretudo, das reflexões e escolhas realizadas ao longo da preparação do documento multimodal. |
id |
RCAP_c6e46fb17b9fcd01e8ec53fbb7b4fec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/36336 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Multimodalidade em documento didático : a constração de um vídeo para formação em pedagogia do géneroVídeo - Produção e realizaçãoLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosLínguas - Estudo e ensino - Meios audiovisuaisProfessores de português - FormaçãoDiscurso (Linguística)Análise do discursoLinguagem e culturaTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste projeto tem como fim último produzir um vídeo para ser utilizado em sede de formação de professores (Português Língua Estrangeira/Português Língua Segunda). Trata-se de uma dissertação em Linguística Aplicada em que a reflexão essencial será sobre a produção do significado multimodal no referido documento, tendo em vista as suas fases de preparação, realização e pós-produção. Para além dos aspetos técnicos a considerar, a abordagem do significado multimodal é realizada a partir das propostas da Gramática do Design Visual (Kress et van Leeuwen 1996/2006, 1998). A Abordagem Baseada em Género (Rothery 1996; Christie et Martin 1997; Martin et Rose 2003/2007, 2005, 2008; Rose et Martin 2012), em referência, disponibiliza um conjunto de propostas muito válidas, sobretudo para o ensino da Compreensão e Produção da Escrita, a partir das quais é possível estabelecer, nos dias de hoje, pontes com ideias e práticas dominantes no campo didático. Trata-se, no entanto, de uma abordagem com alguma complexidade, exigindo do professor uma sólida formação, abertura científica e pedagógica. Não abundam, contudo, documentos informativos e de divulgação nesta área o que justifica, per se, a produção deste documento. O conteúdo do vídeo reporta-se a dois momentos do Ciclo de Aprendizagem da Pedagogia de Género (Leitura Detalhada e, por razões de precedência, a Preparação para a Leitura), e baseia-se na didatização de uma Narrativa (Pires, 2000: 81-91). A seleção e estudo do texto, bem como a sua preparação de acordo com os princípios da Abordagem Baseada em Género, corporizam-se numa “Planificação da Sequência Narrativa”, que servirá de sustentáculo da ação de formação de professores. Para apoio à reflexão do significado multimodal do vídeo realizou-se um guião e respetivos comentários sobre a tomada de imagens e introdução de focos. Em última análise, este trabalho resulta, sobretudo, das reflexões e escolhas realizadas ao longo da preparação do documento multimodal.This project has the ultimate goal to produce a video to be used in the training of teachers (Portuguese as a Foreign Language/Portuguese as a Second Language). This is a dissertation in Applied Linguistics in which the essential reflection will be on the production of the multimodal meaning in the mentioned document, considering its phases of preparation, realization and post-production. In addition to the technical aspects to be considered, the multimodal meaning approach is carried out from the proposals of the Grammar of Visual Design (Kress et van Leeuwen 1996/2006, 1998). The Genre-based Approach (Rothery 1996; Christie et Martin 1997; Martin et Rose 2003/2007, 2005, 2008; Rose et Martin 2012), in reference, provides a set of valid proposals, especially for teaching comprehension and writing production, from which it is possible to establish, nowadays, bridges with the dominant ideas and practices in the educational field. It is, however, an approach with some complexity, requiring from the teacher a solid training, scientific and pedagogical openness. There is, nevertheless, no abundant information and dissemination documents in this field which justifies, per se, the production of this document. The content of the video refers to two moments of the Learning Cycle from the Genre Pedagogy (Detailed Reading and, for reasons of precedence, its Pre-Reading), and it is based on a didactization from a narrative (Pires, 2000: 81-91). The selection and study of the text, as well as its preparation in accordance with the principles of the Genre-based Approach, are embodied in a "Narrative Sequence Planning", which will underpin the teacher training. In order to support the reflection of the multimodal meaning of the video, a script was carried out with comments on the filming of the images and on the introduction of focus in the video. Ultimately, this work results mainly from the reflections and choices made during the preparation of the multimodal document.Avelar, António Manuel dos SantosRepositório da Universidade de LisboaNóbrega, Marisa Santa Lopes de2019-01-10T14:43:32Z2018-11-232018-05-302018-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36336TID:202055345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:37.128894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multimodalidade em documento didático : a constração de um vídeo para formação em pedagogia do género |
title |
Multimodalidade em documento didático : a constração de um vídeo para formação em pedagogia do género |
spellingShingle |
Multimodalidade em documento didático : a constração de um vídeo para formação em pedagogia do género Nóbrega, Marisa Santa Lopes de Vídeo - Produção e realização Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Línguas - Estudo e ensino - Meios audiovisuais Professores de português - Formação Discurso (Linguística) Análise do discurso Linguagem e cultura Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Multimodalidade em documento didático : a constração de um vídeo para formação em pedagogia do género |
title_full |
Multimodalidade em documento didático : a constração de um vídeo para formação em pedagogia do género |
title_fullStr |
Multimodalidade em documento didático : a constração de um vídeo para formação em pedagogia do género |
title_full_unstemmed |
Multimodalidade em documento didático : a constração de um vídeo para formação em pedagogia do género |
title_sort |
Multimodalidade em documento didático : a constração de um vídeo para formação em pedagogia do género |
author |
Nóbrega, Marisa Santa Lopes de |
author_facet |
Nóbrega, Marisa Santa Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Avelar, António Manuel dos Santos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Marisa Santa Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vídeo - Produção e realização Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Línguas - Estudo e ensino - Meios audiovisuais Professores de português - Formação Discurso (Linguística) Análise do discurso Linguagem e cultura Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Vídeo - Produção e realização Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Línguas - Estudo e ensino - Meios audiovisuais Professores de português - Formação Discurso (Linguística) Análise do discurso Linguagem e cultura Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Este projeto tem como fim último produzir um vídeo para ser utilizado em sede de formação de professores (Português Língua Estrangeira/Português Língua Segunda). Trata-se de uma dissertação em Linguística Aplicada em que a reflexão essencial será sobre a produção do significado multimodal no referido documento, tendo em vista as suas fases de preparação, realização e pós-produção. Para além dos aspetos técnicos a considerar, a abordagem do significado multimodal é realizada a partir das propostas da Gramática do Design Visual (Kress et van Leeuwen 1996/2006, 1998). A Abordagem Baseada em Género (Rothery 1996; Christie et Martin 1997; Martin et Rose 2003/2007, 2005, 2008; Rose et Martin 2012), em referência, disponibiliza um conjunto de propostas muito válidas, sobretudo para o ensino da Compreensão e Produção da Escrita, a partir das quais é possível estabelecer, nos dias de hoje, pontes com ideias e práticas dominantes no campo didático. Trata-se, no entanto, de uma abordagem com alguma complexidade, exigindo do professor uma sólida formação, abertura científica e pedagógica. Não abundam, contudo, documentos informativos e de divulgação nesta área o que justifica, per se, a produção deste documento. O conteúdo do vídeo reporta-se a dois momentos do Ciclo de Aprendizagem da Pedagogia de Género (Leitura Detalhada e, por razões de precedência, a Preparação para a Leitura), e baseia-se na didatização de uma Narrativa (Pires, 2000: 81-91). A seleção e estudo do texto, bem como a sua preparação de acordo com os princípios da Abordagem Baseada em Género, corporizam-se numa “Planificação da Sequência Narrativa”, que servirá de sustentáculo da ação de formação de professores. Para apoio à reflexão do significado multimodal do vídeo realizou-se um guião e respetivos comentários sobre a tomada de imagens e introdução de focos. Em última análise, este trabalho resulta, sobretudo, das reflexões e escolhas realizadas ao longo da preparação do documento multimodal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-23 2018-05-30 2018-11-23T00:00:00Z 2019-01-10T14:43:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/36336 TID:202055345 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/36336 |
identifier_str_mv |
TID:202055345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134440896593920 |