Teacher training and use of digital technologies in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruzeiro, Marco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, António, Machado, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30057
Resumo: Em Portugal, foram desenvolvidos sucessivos projetos, programas e iniciativas com vista ao desenvolvimento de atitudes e conhecimentos dos docentes em exercício relativamente à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC); contudo, a maioria dos professores continua a não criar situações de utilização das TIC pelos alunos de forma consistente e regular. Este estudo visa compreender a forma como a formação em TIC tem sido planeada e identificar os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e recorre à análise de documentos e à entrevista semiestruturada de participantes em ações de formação na qualidade de formadores ou de formandos. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação e apontam para uma oferta formativa sem referencial explícito, valorizando aspetos teóricos ou teórico-práticos. Constata-se ainda que mais de metade da oferta formativa em TIC visa satisfazer necessidades do trabalho dos professores não relacionadas com as práticas de ensino, e os seus efeitos situam-se mais no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores.
id RCAP_c71e5c11d941a69b13c1ae9caa647eda
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30057
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teacher training and use of digital technologies in schoolFormação de professores e utilização das tecnologias digitais na escolaFormação de professoresTecnologias de informação e comunicaçãoPráticas de ensinoPolíticas tecnológicasTeacher trainingInformation and communication technologiesTeaching practicesTechnology policiesEm Portugal, foram desenvolvidos sucessivos projetos, programas e iniciativas com vista ao desenvolvimento de atitudes e conhecimentos dos docentes em exercício relativamente à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC); contudo, a maioria dos professores continua a não criar situações de utilização das TIC pelos alunos de forma consistente e regular. Este estudo visa compreender a forma como a formação em TIC tem sido planeada e identificar os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e recorre à análise de documentos e à entrevista semiestruturada de participantes em ações de formação na qualidade de formadores ou de formandos. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação e apontam para uma oferta formativa sem referencial explícito, valorizando aspetos teóricos ou teórico-práticos. Constata-se ainda que mais de metade da oferta formativa em TIC visa satisfazer necessidades do trabalho dos professores não relacionadas com as práticas de ensino, e os seus efeitos situam-se mais no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores.In Portugal, successive projects, programs and initiatives have been developed with the aim of developing teachers’ attitudes and knowledge regarding the use of information and communication technologies (ICT), but most teachers do not continue to create situations of ICT use by students in a consistent and regular manner, and this may be due to the type of training provided. This study aims to understand how ICT training has been planned and to identify its effects on teachers’ knowledge and how they mobilize the technologies in teaching and learning processes. The study is of a qualitative nature and uses the analysis documents and the auscultation through a semi-structured interview of participants in training actions as trainers or trainees. The obtained data suggest possible weaknesses in the process of diagnosis and survey of training needs, point to a formative offer without explicit referential valuing theoretical or theoreticalpractical aspects. It is also noted that more than half of the ICT training offer is aimed at meeting the needs of teachers’ work unrelated to teaching practices and their effects are more in the development of skills related to the back work of teachers.Universidade Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCruzeiro, MarcoAndrade, AntónioMachado, Joaquim2020-03-23T15:02:52Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30057porCruzeiro, M., Andrade, A., Machado, J. (2019). Formação de professores e utilização das tecnologias digitais na escola. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 281-3071645-400610.34632/investigacaoeducacional.2019.53012182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:11.667770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teacher training and use of digital technologies in school
Formação de professores e utilização das tecnologias digitais na escola
title Teacher training and use of digital technologies in school
spellingShingle Teacher training and use of digital technologies in school
Cruzeiro, Marco
Formação de professores
Tecnologias de informação e comunicação
Práticas de ensino
Políticas tecnológicas
Teacher training
Information and communication technologies
Teaching practices
Technology policies
title_short Teacher training and use of digital technologies in school
title_full Teacher training and use of digital technologies in school
title_fullStr Teacher training and use of digital technologies in school
title_full_unstemmed Teacher training and use of digital technologies in school
title_sort Teacher training and use of digital technologies in school
author Cruzeiro, Marco
author_facet Cruzeiro, Marco
Andrade, António
Machado, Joaquim
author_role author
author2 Andrade, António
Machado, Joaquim
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruzeiro, Marco
Andrade, António
Machado, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologias de informação e comunicação
Práticas de ensino
Políticas tecnológicas
Teacher training
Information and communication technologies
Teaching practices
Technology policies
topic Formação de professores
Tecnologias de informação e comunicação
Práticas de ensino
Políticas tecnológicas
Teacher training
Information and communication technologies
Teaching practices
Technology policies
description Em Portugal, foram desenvolvidos sucessivos projetos, programas e iniciativas com vista ao desenvolvimento de atitudes e conhecimentos dos docentes em exercício relativamente à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC); contudo, a maioria dos professores continua a não criar situações de utilização das TIC pelos alunos de forma consistente e regular. Este estudo visa compreender a forma como a formação em TIC tem sido planeada e identificar os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e recorre à análise de documentos e à entrevista semiestruturada de participantes em ações de formação na qualidade de formadores ou de formandos. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação e apontam para uma oferta formativa sem referencial explícito, valorizando aspetos teóricos ou teórico-práticos. Constata-se ainda que mais de metade da oferta formativa em TIC visa satisfazer necessidades do trabalho dos professores não relacionadas com as práticas de ensino, e os seus efeitos situam-se mais no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-23T15:02:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/30057
url http://hdl.handle.net/10400.14/30057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cruzeiro, M., Andrade, A., Machado, J. (2019). Formação de professores e utilização das tecnologias digitais na escola. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 281-307
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2019.5301
2182-4614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131951986114560