O impacto das redes sociais nas organizações : caso Victoria’s Secret fashion show
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37953 |
Resumo: | As marcas em geral, têm sido estudadas por diversas áreas, como é o caso do Marketing, da Comunicação e até mesmo da Sociologia e atualmente se encontram representadas através das redes sociais. Em virtude da complexidade dos novos tempos e impactos na sociedade contemporânea, a presente dissertação elege como objetivo identificar os impactos das redes sociais no marketing e na imagem da marca Victoria’s Secret Fashion Show e nos resultados da empresa, em vista da diversidade relacionada ao corpo feminino. Como objetivos secundários tem a finalidade de compreender como as redes sociais têm impactado nas grandes marcas. Como o consumidor face à comunicação digital da marca Victoria’s Secret, através das redes sociais. Nos últimos anos, o número de representatividade da imagem feminina vem aumentando no ambiente digital. A revolução feminina e a expansão da diversidade, fez com que as marcas de roupas femininas, começassem a adotar outras medidas e posicionamentos tanto nos meios digitais quanto no âmbito físico. Esse cenário suscita diversos questionamentos, para os quais se buscam respostas, visando confirmar, refutar ou elaborar hipóteses. Como procedimento metodológico adota a pesquisa exploratória qualitativa, em caráter dissertativo-descritivo, retrospectivo com relato de caso Victoria’s Secret Fashion Show. Utilizando como instrumento de coleta e análise de conteúdos das redes sociais e midias digitais, investigando as hashtags pertinentes ao caso em estudo. O resultado permitiu observar que determinada conduta e posicionamento das marcas, são consideradas inadequadas, essencialmente, em uma sociedade globalizada, onde os consumidores podem se expressar abertamente sobre suas opiniões, satisfações e críticas, quer sejam boas ou nocivas, repercutindo nas redes sociais em patamares potencializadores. Conclui-se que o caso em análise traz em evidenciar as possíveis lacunas e nocividades que uma marca pode enfrentar, resultantes de posturas inadequadas às quais podem abrir oportunidades para os concorrentes ou novos entrantes no mercado. Considerou-se que as empresas necessitam se manterem conectadas aos anseios da sociedade aos novoscenários de representatividade de diversidade e evitar o marketing negativo a exemplo do caso Victoria’s Secret, que culminou no cancelamento do desfile, lojas fechadas e perda da popularidade. A sociedade passou a utilizar a era da revolução tecnológica ao seu favor, observar a mutação social e vivenciá-la imprimindo seus anseios e reivindicando seus direitos. |
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O impacto das redes sociais nas organizações : caso Victoria’s Secret fashion showVictoria’s Secret fashion showRedes sociaisMarcaLingerieSocial networksBrandDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs marcas em geral, têm sido estudadas por diversas áreas, como é o caso do Marketing, da Comunicação e até mesmo da Sociologia e atualmente se encontram representadas através das redes sociais. Em virtude da complexidade dos novos tempos e impactos na sociedade contemporânea, a presente dissertação elege como objetivo identificar os impactos das redes sociais no marketing e na imagem da marca Victoria’s Secret Fashion Show e nos resultados da empresa, em vista da diversidade relacionada ao corpo feminino. Como objetivos secundários tem a finalidade de compreender como as redes sociais têm impactado nas grandes marcas. Como o consumidor face à comunicação digital da marca Victoria’s Secret, através das redes sociais. Nos últimos anos, o número de representatividade da imagem feminina vem aumentando no ambiente digital. A revolução feminina e a expansão da diversidade, fez com que as marcas de roupas femininas, começassem a adotar outras medidas e posicionamentos tanto nos meios digitais quanto no âmbito físico. Esse cenário suscita diversos questionamentos, para os quais se buscam respostas, visando confirmar, refutar ou elaborar hipóteses. Como procedimento metodológico adota a pesquisa exploratória qualitativa, em caráter dissertativo-descritivo, retrospectivo com relato de caso Victoria’s Secret Fashion Show. Utilizando como instrumento de coleta e análise de conteúdos das redes sociais e midias digitais, investigando as hashtags pertinentes ao caso em estudo. O resultado permitiu observar que determinada conduta e posicionamento das marcas, são consideradas inadequadas, essencialmente, em uma sociedade globalizada, onde os consumidores podem se expressar abertamente sobre suas opiniões, satisfações e críticas, quer sejam boas ou nocivas, repercutindo nas redes sociais em patamares potencializadores. Conclui-se que o caso em análise traz em evidenciar as possíveis lacunas e nocividades que uma marca pode enfrentar, resultantes de posturas inadequadas às quais podem abrir oportunidades para os concorrentes ou novos entrantes no mercado. Considerou-se que as empresas necessitam se manterem conectadas aos anseios da sociedade aos novoscenários de representatividade de diversidade e evitar o marketing negativo a exemplo do caso Victoria’s Secret, que culminou no cancelamento do desfile, lojas fechadas e perda da popularidade. A sociedade passou a utilizar a era da revolução tecnológica ao seu favor, observar a mutação social e vivenciá-la imprimindo seus anseios e reivindicando seus direitos.Brands in general have been studied by several areas, such as Marketing, Communication and even Sociology, and today they are represented through social networks. Because of the complexity of the new times and impacts in the contemporary society, to present dissertation chooses as objective Identifies the impacts of the social nets in the marketing and in the image of the mark Victoria's Secret Fashion Show and in the results of the company, in view of the diversity related to the feminine body. As secondary objectives have the purpose of understanding as the social nets have impacted in the great marks. As the consumer face to the digital communication of the mark Victoria's Secret, through the social nets. In the last years, the number of representativeness of the feminine image is increasing in the digital atmosphere. The feminine revolution and the expansion of the diversity, did with that the marks of feminine clothes, began to adopt another measured and positionings in the digital means and in the physical extent. That scenery arouse several question, for which answers are looked for, seeking to confirm, to refute or to elaborate hypotheses. As methodological procedure adopts the qualitative exploratory research, in dissertativodescriptive character, retrospective with case report Victoria's Secret Fashion Show. Using as collection instrument and analysis of contents of the social nets and digital medias, investigating the pertinent hashtags to the case in study. The result allowed to observe that certain conduct and positioning of the marks, they are considered inadequate, essentially, in a society globalized, where the consumers can be expressed openly on her opinions, satisfactions and critics, wants are good or noxious, echoing in the social nets in landings workflow. It is ended that the case in analysis brings in it evidences the possible gaps and harmfulness that a mark can face, resultants of inadequate postures to which can open opportunities for the contestants or new incoming in the market. Was considered that the companies need if they maintain connected to the longings of the society to the new scenarios of diversity representativeness and to avoid the negative marketing to example of the case Victoria's Secret, that, it culminated in the cancellation of the parade, closed stores and loss of the popularity. The society started to use the era of the technological revolution to his favor, to observe the social mutation and to live her printing their longings and demanding their rights.Pessôa, Clarisse Alves MonteiroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGuedes, Morgana Cássia2022-06-23T12:55:54Z2022-05-202022-042022-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37953TID:203022521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:55.710171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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