Sem angels : a crise de 2019 da Victoria’s Secret e sua gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Bruna Guedes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274239
Resumo: Este estudo constitui-se de uma pesquisa de caráter exploratório sobre os processos de gestão de crise da marca Victoria’s Secrets. Ciente da importância dos movimentos sociais e da conscientização das organizações, o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi analisar o posicionamento da marca Victoria’s Secrets durante a gestão da crise de cancelamento do show de 2019. O feminismo e a representação da mulher na moda é um tema transversal no sentido de alcançar o objetivo proposto. O estudo fez uso dos métodos de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, com análises dos relatos apontados pelo documentário “Victoria’s Secret: Angels and Demons” (2022) e reportagens principalmente dos veículos The New York Times, Vogue e BBC News, contemplando o período de 2014 até 2023. Como principais bases sobre o feminismo, foram utilizadas as teorias de Beauvoir (1949), Butler (1990), Alves (1985) e Pinto (2003) em busca de contemplar a história do movimento e também as suas noções básicas. Para entender a relação da mulher com o corpo feminino e a moda, o estudo utilizou também Bourdieu (1995), Fontes (2011) e Worsley (2011). Por fim, busca apresentar o conceito de crise e o seu projeto de gestão, o estudo se baseou principalmente nas teorias de Forni (2017), Teixeira (2019) e Dornelles (2012). Quanto aos resultados alcançados, foi possível constatar que o longo período de desconexão da marca Victoria’s Secret com o seu público e as lutas feministas geraram a crise que teve seu ápice em 2019 e resultou num grande prejuízo financeiro e a perda quase que total da confiabilidade do público.
id UFRGS-2_e82aaca10c146a7f7221fb0786c2596c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274239
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Correa, Bruna GuedesNunes, Ana Karin2024-03-27T06:37:41Z2024http://hdl.handle.net/10183/274239001199220Este estudo constitui-se de uma pesquisa de caráter exploratório sobre os processos de gestão de crise da marca Victoria’s Secrets. Ciente da importância dos movimentos sociais e da conscientização das organizações, o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi analisar o posicionamento da marca Victoria’s Secrets durante a gestão da crise de cancelamento do show de 2019. O feminismo e a representação da mulher na moda é um tema transversal no sentido de alcançar o objetivo proposto. O estudo fez uso dos métodos de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, com análises dos relatos apontados pelo documentário “Victoria’s Secret: Angels and Demons” (2022) e reportagens principalmente dos veículos The New York Times, Vogue e BBC News, contemplando o período de 2014 até 2023. Como principais bases sobre o feminismo, foram utilizadas as teorias de Beauvoir (1949), Butler (1990), Alves (1985) e Pinto (2003) em busca de contemplar a história do movimento e também as suas noções básicas. Para entender a relação da mulher com o corpo feminino e a moda, o estudo utilizou também Bourdieu (1995), Fontes (2011) e Worsley (2011). Por fim, busca apresentar o conceito de crise e o seu projeto de gestão, o estudo se baseou principalmente nas teorias de Forni (2017), Teixeira (2019) e Dornelles (2012). Quanto aos resultados alcançados, foi possível constatar que o longo período de desconexão da marca Victoria’s Secret com o seu público e as lutas feministas geraram a crise que teve seu ápice em 2019 e resultou num grande prejuízo financeiro e a perda quase que total da confiabilidade do público.This is an exploratory study into the crisis management processes of the Victoria's Secret brand. Aware of the importance of social movements and raising awareness in organizations, the main objective of this final-year work was to analyze the positioning of the Victoria's Secrets brand during the crisis management of the cancellation of the 2019 show. Feminism and the representation of women in fashion is a cross-cutting theme in order to achieve the proposed objective. The study made use of bibliographical research and case study methods, analyzing reports from the documentary "Victoria's Secret: Angels and Demons" (2022) and reports mainly from The New York Times, Vogue and BBC News, covering the period from 2014 to 2023. Simone Beauvoir's (1949), Judith Butler's (1990), Branca Alves' (1985) and Céli Pinto's (2003) theories were used as the main bases for feminism, with the aim of covering the history of the movement as well as its basic notions. In order to understand women's relationship with the female body and fashion, the study also used Pierre Bourdieu (1995), Martins Fontes (2011) and Harriet Worsley (2011). Finally, it seeks to present the concept of crisis and its management project, the study was based mainly on the theories of João José Forni (2017), Patrícia Teixeira (2019) and Souvenir Maria G. Dornelles (2012). As for the results achieved, it was possible to see that the Victoria's Secret brand's long period of disconnection with its public and the feminist struggles generated the crisis that peaked in 2019 and resulted in a major financial loss and the almost total loss of public trust.application/pdfporGerenciamento de crisesMarcaModaFeminismFashionCrisisCrisis managementVictoria's SecretFemale bodySem angels : a crise de 2019 da Victoria’s Secret e sua gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199220.pdf.txt001199220.pdf.txtExtracted Texttext/plain150146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274239/2/001199220.pdf.txt97e77b163137d63357ff327a696e6d4eMD52ORIGINAL001199220.pdfTexto completoapplication/pdf1125660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274239/1/001199220.pdf33ea0eeb2f7340ebed2e3a0f048d6375MD5110183/2742392024-05-26 06:38:46.032987oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274239Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-26T09:38:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sem angels : a crise de 2019 da Victoria’s Secret e sua gestão
title Sem angels : a crise de 2019 da Victoria’s Secret e sua gestão
spellingShingle Sem angels : a crise de 2019 da Victoria’s Secret e sua gestão
Correa, Bruna Guedes
Gerenciamento de crises
Marca
Moda
Feminism
Fashion
Crisis
Crisis management
Victoria's Secret
Female body
title_short Sem angels : a crise de 2019 da Victoria’s Secret e sua gestão
title_full Sem angels : a crise de 2019 da Victoria’s Secret e sua gestão
title_fullStr Sem angels : a crise de 2019 da Victoria’s Secret e sua gestão
title_full_unstemmed Sem angels : a crise de 2019 da Victoria’s Secret e sua gestão
title_sort Sem angels : a crise de 2019 da Victoria’s Secret e sua gestão
author Correa, Bruna Guedes
author_facet Correa, Bruna Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Bruna Guedes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento de crises
Marca
Moda
topic Gerenciamento de crises
Marca
Moda
Feminism
Fashion
Crisis
Crisis management
Victoria's Secret
Female body
dc.subject.eng.fl_str_mv Feminism
Fashion
Crisis
Crisis management
Victoria's Secret
Female body
description Este estudo constitui-se de uma pesquisa de caráter exploratório sobre os processos de gestão de crise da marca Victoria’s Secrets. Ciente da importância dos movimentos sociais e da conscientização das organizações, o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi analisar o posicionamento da marca Victoria’s Secrets durante a gestão da crise de cancelamento do show de 2019. O feminismo e a representação da mulher na moda é um tema transversal no sentido de alcançar o objetivo proposto. O estudo fez uso dos métodos de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, com análises dos relatos apontados pelo documentário “Victoria’s Secret: Angels and Demons” (2022) e reportagens principalmente dos veículos The New York Times, Vogue e BBC News, contemplando o período de 2014 até 2023. Como principais bases sobre o feminismo, foram utilizadas as teorias de Beauvoir (1949), Butler (1990), Alves (1985) e Pinto (2003) em busca de contemplar a história do movimento e também as suas noções básicas. Para entender a relação da mulher com o corpo feminino e a moda, o estudo utilizou também Bourdieu (1995), Fontes (2011) e Worsley (2011). Por fim, busca apresentar o conceito de crise e o seu projeto de gestão, o estudo se baseou principalmente nas teorias de Forni (2017), Teixeira (2019) e Dornelles (2012). Quanto aos resultados alcançados, foi possível constatar que o longo período de desconexão da marca Victoria’s Secret com o seu público e as lutas feministas geraram a crise que teve seu ápice em 2019 e resultou num grande prejuízo financeiro e a perda quase que total da confiabilidade do público.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T06:37:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274239
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199220
url http://hdl.handle.net/10183/274239
identifier_str_mv 001199220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274239/2/001199220.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274239/1/001199220.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 97e77b163137d63357ff327a696e6d4e
33ea0eeb2f7340ebed2e3a0f048d6375
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224680981397504