A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18587 |
Resumo: | O presente projeto de investigação tem como principal intencionalidade compreender o impacto de uma sequência didática com recurso à autorregulação no desempenho posterior dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico no que concerne às competências de expressão oral, mais concretamente em tarefas de exposição oral formal. Este trabalho é baseado na abordagem de investigação-ação e visa uma interpretação das informações recolhidas no contexto, assim como da intervenção realizada, que teve como objetivos a aquisição e mobilização das habilidades formais de uma exposição oral. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas aos alunos e a análise documental das planificações e autoavaliações dos alunos. O contexto de estudo está enquadrado na instituição onde foi desenvolvido o estágio, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e os participantes do estudo são uma amostra de três alunos do 2º ano de escolaridade. Na fase final do trabalho desenvolvido, foi feita a avaliação de todo o processo interventivo. Procedeu-se à análise dos objetivos gerais definidos e da evolução dos alunos no que respeita à exposição oral formal, constatando-se que a estratégia desenvolvida no estudo de investigação contribuiu para cumprir o objetivo proposto – implementar uma sequência didática com recurso à autorregulação e melhoramento das habilidades inerentes à exposição oral formal dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Como resultados obtidos verifica-se que os três alunos, com desempenho inicial diferente, alcançaram o mesmo objetivo final. |
id |
RCAP_c7729383f20eb4df80710706d8974cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18587 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEBplanificar, produzir, avaliarExposição oral formalSequência didáticaPlanificaçãoProduçãoAutoavaliaçãoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioFormal speaking skillsDidactic working sequencePlanningSelf-assessmentO presente projeto de investigação tem como principal intencionalidade compreender o impacto de uma sequência didática com recurso à autorregulação no desempenho posterior dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico no que concerne às competências de expressão oral, mais concretamente em tarefas de exposição oral formal. Este trabalho é baseado na abordagem de investigação-ação e visa uma interpretação das informações recolhidas no contexto, assim como da intervenção realizada, que teve como objetivos a aquisição e mobilização das habilidades formais de uma exposição oral. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas aos alunos e a análise documental das planificações e autoavaliações dos alunos. O contexto de estudo está enquadrado na instituição onde foi desenvolvido o estágio, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e os participantes do estudo são uma amostra de três alunos do 2º ano de escolaridade. Na fase final do trabalho desenvolvido, foi feita a avaliação de todo o processo interventivo. Procedeu-se à análise dos objetivos gerais definidos e da evolução dos alunos no que respeita à exposição oral formal, constatando-se que a estratégia desenvolvida no estudo de investigação contribuiu para cumprir o objetivo proposto – implementar uma sequência didática com recurso à autorregulação e melhoramento das habilidades inerentes à exposição oral formal dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Como resultados obtidos verifica-se que os três alunos, com desempenho inicial diferente, alcançaram o mesmo objetivo final.This investigation project has as its main goal to understand the effects of a didactic working sequence using self-regulation in the development of first cycle students, mainly focusing in their formal speaking skills. This work is based on an investigation driven analysis in which the main source of information is obtained by active observation, such as performing student interviews and lesson plans and students’ self evaluation document analyses. The research was made for the Master degree in Kindergarten and First Cycle Basic Education, in the institution where the teacher training was developed, and it was based on the feedback of three of their second grade students. An evaluation was made at the final stage of this research concluding that the work developed fulfilled its goal, that was to create and apply a didactic working sequence using self-regulation for the improvement of formal speaking skills by second graders. The results show that the three students, with different initial performance, achieved the same final goals.Pinto, Paulo FeytorRepositório ComumLeal, Joana Rita da Silva2017-06-28T12:35:45Z2017-062017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18587TID:201906945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:45.339447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEB planificar, produzir, avaliar |
title |
A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEB |
spellingShingle |
A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEB Leal, Joana Rita da Silva Exposição oral formal Sequência didática Planificação Produção Autoavaliação Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Formal speaking skills Didactic working sequence Planning Self-assessment |
title_short |
A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEB |
title_full |
A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEB |
title_fullStr |
A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEB |
title_sort |
A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEB |
author |
Leal, Joana Rita da Silva |
author_facet |
Leal, Joana Rita da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Paulo Feytor Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Joana Rita da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exposição oral formal Sequência didática Planificação Produção Autoavaliação Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Formal speaking skills Didactic working sequence Planning Self-assessment |
topic |
Exposição oral formal Sequência didática Planificação Produção Autoavaliação Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Formal speaking skills Didactic working sequence Planning Self-assessment |
description |
O presente projeto de investigação tem como principal intencionalidade compreender o impacto de uma sequência didática com recurso à autorregulação no desempenho posterior dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico no que concerne às competências de expressão oral, mais concretamente em tarefas de exposição oral formal. Este trabalho é baseado na abordagem de investigação-ação e visa uma interpretação das informações recolhidas no contexto, assim como da intervenção realizada, que teve como objetivos a aquisição e mobilização das habilidades formais de uma exposição oral. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas aos alunos e a análise documental das planificações e autoavaliações dos alunos. O contexto de estudo está enquadrado na instituição onde foi desenvolvido o estágio, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e os participantes do estudo são uma amostra de três alunos do 2º ano de escolaridade. Na fase final do trabalho desenvolvido, foi feita a avaliação de todo o processo interventivo. Procedeu-se à análise dos objetivos gerais definidos e da evolução dos alunos no que respeita à exposição oral formal, constatando-se que a estratégia desenvolvida no estudo de investigação contribuiu para cumprir o objetivo proposto – implementar uma sequência didática com recurso à autorregulação e melhoramento das habilidades inerentes à exposição oral formal dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Como resultados obtidos verifica-se que os três alunos, com desempenho inicial diferente, alcançaram o mesmo objetivo final. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28T12:35:45Z 2017-06 2017-06 2017-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18587 TID:201906945 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18587 |
identifier_str_mv |
TID:201906945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135348008157184 |