Game Porting Optimization Techniques
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20855 |
Resumo: | Com o constante crescimento tecnológico da nossa sociedade, o uso de tecnologias digitais para entretenimento tornou-se um fenómeno comum, sendo que grande parte dos cidadãos utiliza os seus computadores, tablets ou telemóveis, como dispositivos de entretenimento onde jogam jogos eletrónicos. Este crescimento tem levado ao aparecimento de inúmeras empresas dedicadas ao desenvolvimento de videojogos; no entanto, a procura por jogos diferentes supera a oferta, embora esta seja vasta. Como é um mercado bastante competitivo e exigente, é necessário utilizar-se formas consistentes de criar produtos com qualidade elevada e um custo apelativo para atrair os clientes. Com a existência de diferentes plataformas (algumas físicas e outras digitais, como os serviços cloud), tem-se tornado recorrente o uso de porting, isto é, a adaptação de um jogo existente numa plataforma para novas plataformas, de forma a alcançar novos jogadores. Um dos principais desafios no desenvolvimento do porting de um jogo ou de um outro software é garantir que a nova versão terá uma performance igual, ou até superior à original. Neste trabalho pretendeu-se propor, desenvolver e avaliar uma metodologia de padronização do processo de porting, que permitirá acelerar o desenvolvimento de um jogo em projetos futuros, salvaguardando a qualidade e eficiência do produto. No final deste trabalho demonstrou-se, recorrendo a um conjunto de profissionais da indústria dos jogos, os resultados da implementação. Estes permitiram concluir que a metodologia desenvolvida cumpriu o seu objetivo, demonstrando ser um bom recurso para o desenvolvimento de jogos. |
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