Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25099 |
Resumo: | A sala de aula enquanto espaço rígido não atende às necessidades e exigências das novas gerações e corresponde a um modelo ultrapassado face aos recursos pedagógicos disponíveis e às evidências resultantes da investigação científica em torno dos mecanismos que garantem a aprendizagem e o sucesso escolar. A presente investigação visou compreender as representações dos alunos acerca do espaço físico e das lógicas de ação em sala de aula, procurando desvelar a sua naturalização com a gramática escolar ou a vontade de alteração de algumas das suas regras, tendo como referencial a teoria das representações sociais, proposta por Serge Moscovici, em 1978.O estudo obedece a uma abordagem de natureza qualitativa e, essencialmente, naturalista, em consonância com a teoria das representações sociais e foi desenvolvido com 25 alunos do 2.º ciclo e um professor do grupo disciplinar de Artes Visuais de uma escolado Grande Porto. Procedeu-se à análise de conteúdo de narrativas visuais produzidas pelos alunos e de uma narrativa escrita elaborada pelo professor. Do cruzamento de dados obtidos sobressaiu uma representação social caracterizada por dois conjuntos principais de elementos simbólicos: a materialidadee a sala de aula enquanto espaço (ou não espaço) de relação. |
id |
RCAP_c7d14b8f4d9bc74e601caa7addb5b9b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25099 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visualStudents' representations about physical space and logics of action in the ideal classroom: exploratory study in visual educationGramática escolarSala de aulaRepresentações sociaisMetodologias visuais em ciências sociaisGrammar of schoolingClassroomSocial representationsVisual methodologies in social sciencesA sala de aula enquanto espaço rígido não atende às necessidades e exigências das novas gerações e corresponde a um modelo ultrapassado face aos recursos pedagógicos disponíveis e às evidências resultantes da investigação científica em torno dos mecanismos que garantem a aprendizagem e o sucesso escolar. A presente investigação visou compreender as representações dos alunos acerca do espaço físico e das lógicas de ação em sala de aula, procurando desvelar a sua naturalização com a gramática escolar ou a vontade de alteração de algumas das suas regras, tendo como referencial a teoria das representações sociais, proposta por Serge Moscovici, em 1978.O estudo obedece a uma abordagem de natureza qualitativa e, essencialmente, naturalista, em consonância com a teoria das representações sociais e foi desenvolvido com 25 alunos do 2.º ciclo e um professor do grupo disciplinar de Artes Visuais de uma escolado Grande Porto. Procedeu-se à análise de conteúdo de narrativas visuais produzidas pelos alunos e de uma narrativa escrita elaborada pelo professor. Do cruzamento de dados obtidos sobressaiu uma representação social caracterizada por dois conjuntos principais de elementos simbólicos: a materialidadee a sala de aula enquanto espaço (ou não espaço) de relação.The classroom as a rigid place does not comply with the needs and demands of new generations, it is an obsolete model considering the pedagogical resources available and the evidence provided by scientific research of mechanisms that ensure a successful learning. The current research has aimed at understanding the way students see and interpret space and actions in the classroom, attempting to unveil their naturalisation to the grammar of schooling or their will to change some of its rules, based on the social representations theory as presented by Serge Moscovici in 1978. The study follows a qualitative and mostly naturalist approach, closely related to the social representations theory and has been developed with 25 5th grade students and a teacher of Arts in a school located in Oporto. The contents of both visual narratives produced by students and the narrative written by the teacher have been thoroughly analysed. By crossing such data it has become clear that there is a social representation which combines two main sets of symbolic elements: the physical material and the classroom as a place (or non-space) of relation.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartins, HélderCabral, Ilídia2018-06-25T17:21:25Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25099porMartins, H., & Cabral, I. (2017). Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 10-41.1645-400610.34632/investigacaoeducacional.2017.34322182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:01.417665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual Students' representations about physical space and logics of action in the ideal classroom: exploratory study in visual education |
title |
Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual |
spellingShingle |
Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual Martins, Hélder Gramática escolar Sala de aula Representações sociais Metodologias visuais em ciências sociais Grammar of schooling Classroom Social representations Visual methodologies in social sciences |
title_short |
Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual |
title_full |
Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual |
title_fullStr |
Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual |
title_full_unstemmed |
Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual |
title_sort |
Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual |
author |
Martins, Hélder |
author_facet |
Martins, Hélder Cabral, Ilídia |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Ilídia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Hélder Cabral, Ilídia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática escolar Sala de aula Representações sociais Metodologias visuais em ciências sociais Grammar of schooling Classroom Social representations Visual methodologies in social sciences |
topic |
Gramática escolar Sala de aula Representações sociais Metodologias visuais em ciências sociais Grammar of schooling Classroom Social representations Visual methodologies in social sciences |
description |
A sala de aula enquanto espaço rígido não atende às necessidades e exigências das novas gerações e corresponde a um modelo ultrapassado face aos recursos pedagógicos disponíveis e às evidências resultantes da investigação científica em torno dos mecanismos que garantem a aprendizagem e o sucesso escolar. A presente investigação visou compreender as representações dos alunos acerca do espaço físico e das lógicas de ação em sala de aula, procurando desvelar a sua naturalização com a gramática escolar ou a vontade de alteração de algumas das suas regras, tendo como referencial a teoria das representações sociais, proposta por Serge Moscovici, em 1978.O estudo obedece a uma abordagem de natureza qualitativa e, essencialmente, naturalista, em consonância com a teoria das representações sociais e foi desenvolvido com 25 alunos do 2.º ciclo e um professor do grupo disciplinar de Artes Visuais de uma escolado Grande Porto. Procedeu-se à análise de conteúdo de narrativas visuais produzidas pelos alunos e de uma narrativa escrita elaborada pelo professor. Do cruzamento de dados obtidos sobressaiu uma representação social caracterizada por dois conjuntos principais de elementos simbólicos: a materialidadee a sala de aula enquanto espaço (ou não espaço) de relação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-06-25T17:21:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25099 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, H., & Cabral, I. (2017). Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 10-41. 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2017.3432 2182-4614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131896717770752 |