Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Hélder
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cabral, Ilídia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25099
Resumo: A sala de aula enquanto espaço rígido não atende às necessidades e exigências das novas gerações e corresponde a um modelo ultrapassado face aos recursos pedagógicos disponíveis e às evidências resultantes da investigação científica em torno dos mecanismos que garantem a aprendizagem e o sucesso escolar. A presente investigação visou compreender as representações dos alunos acerca do espaço físico e das lógicas de ação em sala de aula, procurando desvelar a sua naturalização com a gramática escolar ou a vontade de alteração de algumas das suas regras, tendo como referencial a teoria das representações sociais, proposta por Serge Moscovici, em 1978.O estudo obedece a uma abordagem de natureza qualitativa e, essencialmente, naturalista, em consonância com a teoria das representações sociais e foi desenvolvido com 25 alunos do 2.º ciclo e um professor do grupo disciplinar de Artes Visuais de uma escolado Grande Porto. Procedeu-se à análise de conteúdo de narrativas visuais produzidas pelos alunos e de uma narrativa escrita elaborada pelo professor. Do cruzamento de dados obtidos sobressaiu uma representação social caracterizada por dois conjuntos principais de elementos simbólicos: a materialidadee a sala de aula enquanto espaço (ou não espaço) de relação.
id RCAP_c7d14b8f4d9bc74e601caa7addb5b9b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25099
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visualStudents' representations about physical space and logics of action in the ideal classroom: exploratory study in visual educationGramática escolarSala de aulaRepresentações sociaisMetodologias visuais em ciências sociaisGrammar of schoolingClassroomSocial representationsVisual methodologies in social sciencesA sala de aula enquanto espaço rígido não atende às necessidades e exigências das novas gerações e corresponde a um modelo ultrapassado face aos recursos pedagógicos disponíveis e às evidências resultantes da investigação científica em torno dos mecanismos que garantem a aprendizagem e o sucesso escolar. A presente investigação visou compreender as representações dos alunos acerca do espaço físico e das lógicas de ação em sala de aula, procurando desvelar a sua naturalização com a gramática escolar ou a vontade de alteração de algumas das suas regras, tendo como referencial a teoria das representações sociais, proposta por Serge Moscovici, em 1978.O estudo obedece a uma abordagem de natureza qualitativa e, essencialmente, naturalista, em consonância com a teoria das representações sociais e foi desenvolvido com 25 alunos do 2.º ciclo e um professor do grupo disciplinar de Artes Visuais de uma escolado Grande Porto. Procedeu-se à análise de conteúdo de narrativas visuais produzidas pelos alunos e de uma narrativa escrita elaborada pelo professor. Do cruzamento de dados obtidos sobressaiu uma representação social caracterizada por dois conjuntos principais de elementos simbólicos: a materialidadee a sala de aula enquanto espaço (ou não espaço) de relação.The classroom as a rigid place does not comply with the needs and demands of new generations, it is an obsolete model considering the pedagogical resources available and the evidence provided by scientific research of mechanisms that ensure a successful learning. The current research has aimed at understanding the way students see and interpret space and actions in the classroom, attempting to unveil their naturalisation to the grammar of schooling or their will to change some of its rules, based on the social representations theory as presented by Serge Moscovici in 1978. The study follows a qualitative and mostly naturalist approach, closely related to the social representations theory and has been developed with 25 5th grade students and a teacher of Arts in a school located in Oporto. The contents of both visual narratives produced by students and the narrative written by the teacher have been thoroughly analysed. By crossing such data it has become clear that there is a social representation which combines two main sets of symbolic elements: the physical material and the classroom as a place (or non-space) of relation.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartins, HélderCabral, Ilídia2018-06-25T17:21:25Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25099porMartins, H., & Cabral, I. (2017). Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 10-41.1645-400610.34632/investigacaoeducacional.2017.34322182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:01.417665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual
Students' representations about physical space and logics of action in the ideal classroom: exploratory study in visual education
title Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual
spellingShingle Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual
Martins, Hélder
Gramática escolar
Sala de aula
Representações sociais
Metodologias visuais em ciências sociais
Grammar of schooling
Classroom
Social representations
Visual methodologies in social sciences
title_short Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual
title_full Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual
title_fullStr Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual
title_full_unstemmed Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual
title_sort Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual
author Martins, Hélder
author_facet Martins, Hélder
Cabral, Ilídia
author_role author
author2 Cabral, Ilídia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Hélder
Cabral, Ilídia
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática escolar
Sala de aula
Representações sociais
Metodologias visuais em ciências sociais
Grammar of schooling
Classroom
Social representations
Visual methodologies in social sciences
topic Gramática escolar
Sala de aula
Representações sociais
Metodologias visuais em ciências sociais
Grammar of schooling
Classroom
Social representations
Visual methodologies in social sciences
description A sala de aula enquanto espaço rígido não atende às necessidades e exigências das novas gerações e corresponde a um modelo ultrapassado face aos recursos pedagógicos disponíveis e às evidências resultantes da investigação científica em torno dos mecanismos que garantem a aprendizagem e o sucesso escolar. A presente investigação visou compreender as representações dos alunos acerca do espaço físico e das lógicas de ação em sala de aula, procurando desvelar a sua naturalização com a gramática escolar ou a vontade de alteração de algumas das suas regras, tendo como referencial a teoria das representações sociais, proposta por Serge Moscovici, em 1978.O estudo obedece a uma abordagem de natureza qualitativa e, essencialmente, naturalista, em consonância com a teoria das representações sociais e foi desenvolvido com 25 alunos do 2.º ciclo e um professor do grupo disciplinar de Artes Visuais de uma escolado Grande Porto. Procedeu-se à análise de conteúdo de narrativas visuais produzidas pelos alunos e de uma narrativa escrita elaborada pelo professor. Do cruzamento de dados obtidos sobressaiu uma representação social caracterizada por dois conjuntos principais de elementos simbólicos: a materialidadee a sala de aula enquanto espaço (ou não espaço) de relação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-06-25T17:21:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25099
url http://hdl.handle.net/10400.14/25099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, H., & Cabral, I. (2017). Representação os alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em educação visual. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 10-41.
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2017.3432
2182-4614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131896717770752