Empresas de hotelaria: uma análise económica e financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Susana Maria Ferreira Varela
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1500
Resumo: A heterogeneidade das zonas e da oferta turística portuguesa reflecte-se nas características económico-financeiras das empresas de hotelaria que actuam no mercado, com as regiões mais desenvolvidas a nível turístico a apresentarem, no global, receitas mais elevadas, e maior capacidade de investimento e recurso ao endividamento, ainda assim acompanhadas por outras regiões que surgem com uma performance significativa. Esta situação está principalmente patente no facto das principais regiões ao nível de receitas, o Algarve e a cidade de Lisboa, serem ultrapassadas ao nível de margem de EBITDA pelos Açores e pela Madeira. Ao nível da categoria das unidades hoteleiras consideradas neste estudo assiste-se, igualmente, a características bastante diferentes e com contrastes interessantes, perante as três categorias analisadas, três, quatro e cinco estrelas, reflectirem performances e estruturas financeiras bastante opostas. Ou seja, as empresas analisadas transmitem realidades bastante distintas, demonstrando que as empresas que formam o tecido hoteleiro português oferecem uma grande variedade de produtos turísticos e focam-se em segmentos-alvo diferenciados. Em termos de aposta futura surge de significativa importância o desenvolvimento de segmentos-alvo relacionados com o MICE1, a Cultura e a Natureza, e não tanto o segmento Sol e Praia (com uma relação tão íntima para o turismo de massas), de modo a serem criadas novas zonas turísticas e serem combatidas as perspectivas de crescimento de Portugal, em termos de número de turistas (crescimento a uma taxa inferior à mundial e mesmo à dos países do sul da Europa).
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