Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2673 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do mesmo tenciono apresentar e refletir acerca das práticas pedagógicas realizadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira prática pedagógica corporizada abrangeu a valência da Educação Pré-Escolar e realizou-se no Externato Princesa Dona Maria Amélia. A segunda prática pedagógica concretizada incidiu no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no 3.º ano de escolaridade, e decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré- -Escolar da Pena. Por fim, a terceira prática pedagógica efetuada compreendeu o 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente o 1.º ano de escolaridade, e ocorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Filipe. Nas primeiras duas práticas pedagógicas foi implementado um projeto de investigação-ação, através do qual tentámos colmatar problemáticas encontradas no decorrer do estágio. É de referir que, com as ações pedagógicas implementadas, ao longo dos estágios, foram proporcionados às crianças momentos de aprendizagens ativas, significativas e cooperativas, que pretenderam potencializar o seu desenvolvimento, através de uma progressão e evolução. Contudo, não foi possível concretizar as práticas pedagógicas sem um conhecimento teórico acerca de toda a metodologia adotada. Neste sentido, farei um enquadramento teórico e metodológico que antecederá a partilha das práticas pedagógicas, que pretende fundamentar e articular a teoria e a prática. Como alicerces das ações pedagógicas, pretendo refletir acerca de quatro capítulos, nomeadamente: a construção da identidade docente, a organização curricular na educação em Portugal, a fundamentação teórica da prática pedagógica e investigar através da investigação-ação em educação. |
id |
RCAP_c7f0e6f00540602de2076ed8f09d937e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2673 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoAlunosCriançasPre-school Education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceAction-researchStudentsChildrenEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do mesmo tenciono apresentar e refletir acerca das práticas pedagógicas realizadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira prática pedagógica corporizada abrangeu a valência da Educação Pré-Escolar e realizou-se no Externato Princesa Dona Maria Amélia. A segunda prática pedagógica concretizada incidiu no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no 3.º ano de escolaridade, e decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré- -Escolar da Pena. Por fim, a terceira prática pedagógica efetuada compreendeu o 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente o 1.º ano de escolaridade, e ocorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Filipe. Nas primeiras duas práticas pedagógicas foi implementado um projeto de investigação-ação, através do qual tentámos colmatar problemáticas encontradas no decorrer do estágio. É de referir que, com as ações pedagógicas implementadas, ao longo dos estágios, foram proporcionados às crianças momentos de aprendizagens ativas, significativas e cooperativas, que pretenderam potencializar o seu desenvolvimento, através de uma progressão e evolução. Contudo, não foi possível concretizar as práticas pedagógicas sem um conhecimento teórico acerca de toda a metodologia adotada. Neste sentido, farei um enquadramento teórico e metodológico que antecederá a partilha das práticas pedagógicas, que pretende fundamentar e articular a teoria e a prática. Como alicerces das ações pedagógicas, pretendo refletir acerca de quatro capítulos, nomeadamente: a construção da identidade docente, a organização curricular na educação em Portugal, a fundamentação teórica da prática pedagógica e investigar através da investigação-ação em educação.This report was prepared under the Master's degree in Preschool Education and Teaching the 1st Cycle of Basic Education to obtain the master's degree. Throughout the same I intend to present and reflect on the pedagogical practices carried out in the context of Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. The first pedagogical practice implemented covered the valence of Preschool Education and was held in the Externato Princesa Dona Maria Amélia. The second pedagogical practice performed focused on the 1st Cycle of Basic Education, namely the 3rd year of schooling and was held in Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Pena. Finally, the third pedagogical practice comprised the 1st Cycle of Basic Education, namely the 1st year of schooling and was held in Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Filipe. In the first two pedagogical practices, an action- -research project was implemented, through which we tried to fill the problematics encountered during the internship. It should be noted that with the pedagogical actions implemented, during the internships the children were given moments of active, significant and cooperative learning, which intended to potentiate the development of the interveners, through a progression and evolution. It is certainly not possible to implement pedagogical practices without theoretical knowledge about the entire methodology adopted. In this sense, I will make a theoretical and methodological framework antecedent to the sharing of pedagogical practices, which intends to substantiate and articulate theory and practice. As a foundation of pedagogical actions, I intend to reflect on four chapters, namely: the construction of the teaching identity, the curricular organization in education in Portugal, the theoretical foundation of pedagogical practice and investigate through the action-research in education.Camacho, Maria José de JesusDigitUMaPestana, Helena Sofia Brás2020-01-16T10:07:07Z2019-07-16T00:00:00Z2019-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2673202365743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:30Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:27.350027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico Pestana, Helena Sofia Brás Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Alunos Crianças Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action-research Students Children Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
author |
Pestana, Helena Sofia Brás |
author_facet |
Pestana, Helena Sofia Brás |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camacho, Maria José de Jesus DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pestana, Helena Sofia Brás |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Alunos Crianças Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action-research Students Children Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Alunos Crianças Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action-research Students Children Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do mesmo tenciono apresentar e refletir acerca das práticas pedagógicas realizadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira prática pedagógica corporizada abrangeu a valência da Educação Pré-Escolar e realizou-se no Externato Princesa Dona Maria Amélia. A segunda prática pedagógica concretizada incidiu no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no 3.º ano de escolaridade, e decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré- -Escolar da Pena. Por fim, a terceira prática pedagógica efetuada compreendeu o 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente o 1.º ano de escolaridade, e ocorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Filipe. Nas primeiras duas práticas pedagógicas foi implementado um projeto de investigação-ação, através do qual tentámos colmatar problemáticas encontradas no decorrer do estágio. É de referir que, com as ações pedagógicas implementadas, ao longo dos estágios, foram proporcionados às crianças momentos de aprendizagens ativas, significativas e cooperativas, que pretenderam potencializar o seu desenvolvimento, através de uma progressão e evolução. Contudo, não foi possível concretizar as práticas pedagógicas sem um conhecimento teórico acerca de toda a metodologia adotada. Neste sentido, farei um enquadramento teórico e metodológico que antecederá a partilha das práticas pedagógicas, que pretende fundamentar e articular a teoria e a prática. Como alicerces das ações pedagógicas, pretendo refletir acerca de quatro capítulos, nomeadamente: a construção da identidade docente, a organização curricular na educação em Portugal, a fundamentação teórica da prática pedagógica e investigar através da investigação-ação em educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-16T00:00:00Z 2019-07-16T00:00:00Z 2020-01-16T10:07:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2673 202365743 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2673 |
identifier_str_mv |
202365743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129926284083200 |