Como as ferramentas de comunicação interna agem na satisfação dos colaboradores?: um estudo de caso na Bosch Car Multimedia Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Giselle Andrade Calleia da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69111
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação
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spelling Como as ferramentas de comunicação interna agem na satisfação dos colaboradores?: um estudo de caso na Bosch Car Multimedia PortugalHow do internal communication tools act in employee satisfaction?: a case study at Bosch Car Multimedia PortugalCiências da comunicaçãoComunicação organizacionalComunicação interna e recursos humanosEmployer brandingCommunication sciencesOrganizational communicationInternal communication and human resourcesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da ComunicaçãoAs transformações sociais ocorrem como num piscar de olhos, numa tal velocidade que vem provocando mudanças na forma como as organizações precisam se relacionar e comunicar com os seus diferentes públicos. Na base desse processo está a comunicação, que pode agir como ponte e conciliadora da humanização na organização, motivando e tornando os ambientes organizacionais mais verdadeiros. É nesse contexto que o nosso estudo de caso pretende focar-se, ao analisar de que forma as ferramentas da comunicação interna podem atuar na satisfação dos colaboradores da seção de gestão de projetos (MFE1) da Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga. Para investigar esse fenômeno, utilizamos uma metodologia qualitativa, adotando como metodologia de investigação o estudo de caso e técnica de recolha e interpretação de dados a análise de conteúdo. Embora não tenhamos tido tempo para implementar as estratégias de comunicação, nascidas do diagnóstico realizado à empresa, os resultados mostram que a comunicação pode ser um potencial agente motivacional, desde que seja integradora e promova a participação, dissemine mensagens claras, verdadeiras e contrua um canal direto entre liderança e equipas. Por esses motivos, acreditamos que a seção de gestão de projetos da Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga, representa um interessante estudo de caso, por nos ajudar a entender como as ferramentas de comunicação interna agem na percepção de satisfação dos colaboradores.Social transformations occur as if in the blink of an eye, at such a speed that it has been provoking changes in the way organizations need to relate and communicate with their different audiences. At the base of this process is communication, which can act as a bridge and conciliate humanization in the organization, motivating and making organizational environments more real. It is in this context that our case study intends to focus, when analyzing how internal communication tools can act in the satisfaction of the employees of the project management section (MFE1) of Bosch Car Multimedia Portugal, in Braga. To investigate this phenomenon, we use a qualitative methodology, adopting as a research methodology the case study and data collection and interpretation technique the content analysis. Although we did not have time to implement the communication strategies, born from the diagnosis made to the company, the results show that communication can be a potential motivational agent, as long as it is integrative and promotes participation, disseminates clear, true messages and builds a direct channel between leadership and teams. For these reasons, we believe that the project management section of Bosch Car Multimedia Portugal, in Braga, represents an interesting case study, as it helps us to understand how internal communication tools act in the perception of employee satisfaction.Ruão, TeresaUniversidade do MinhoCosta, Giselle Andrade Calleia da20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69111por202535479info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:50.385302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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