Employer branding : maturidade da perspectiva no Brasil e interfaces possíveis com a comunicação interna na visão de profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273142 |
Resumo: | A pesquisa, de caráter exploratório, tem como objetivo refletir acerca das percepções de profissionais que atuam com Employer Branding (EB) sobre a maturidade e nuances desta perspectiva no Brasil, bem como a interfaces possíveis com a comunicação interna (CI). Além disso, enquanto objetivos específicos, propõe-se a (1) discutir conceitos de comunicação interna, cultura organizacional e engajamento; (2) apresentar aspectos basilares de EB, avanços e realidades sobre a temática, bem como possibilidades de articulação com a comunicação interna; e, (3) compreender a visão de profissionais que atuam com EB sobre o cenário atual desta perspectiva. Para isso, recorre-se às técnicas de pesquisa bibliográfica e documental (Gil, 2019). Na dimensão empírica, a partir de questionário online, são levantados dados com 24 profissionais que atuam com EB. Nota-se que essa perspectiva ainda é incipiente nas organizações, de modo que predomina a fase de estruturação e construção da Proposta de Valor ao Empregado (EVP). Sobre as interfaces com a comunicação interna, foi notada a predominância de uma relação meramente informacional, baseada na ajuda e disseminação de ações de EB. Contudo, ainda que pouco incidentes, nota-se que há práticas que decorrem de um trabalho integrado, com objetivos compartilhados entre CI e EB, demonstrando perspectivas positivas de inter-relação. Entende-se que a consistência dessa relação e das estratégias nessas dimensões pode favorecer o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais produtivos, saudáveis e respeitosos. |
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Xavier, Joana ZucoliniSilva, Diego Wander Santos da2024-03-08T05:01:48Z2023http://hdl.handle.net/10183/273142001195481A pesquisa, de caráter exploratório, tem como objetivo refletir acerca das percepções de profissionais que atuam com Employer Branding (EB) sobre a maturidade e nuances desta perspectiva no Brasil, bem como a interfaces possíveis com a comunicação interna (CI). Além disso, enquanto objetivos específicos, propõe-se a (1) discutir conceitos de comunicação interna, cultura organizacional e engajamento; (2) apresentar aspectos basilares de EB, avanços e realidades sobre a temática, bem como possibilidades de articulação com a comunicação interna; e, (3) compreender a visão de profissionais que atuam com EB sobre o cenário atual desta perspectiva. Para isso, recorre-se às técnicas de pesquisa bibliográfica e documental (Gil, 2019). Na dimensão empírica, a partir de questionário online, são levantados dados com 24 profissionais que atuam com EB. Nota-se que essa perspectiva ainda é incipiente nas organizações, de modo que predomina a fase de estruturação e construção da Proposta de Valor ao Empregado (EVP). Sobre as interfaces com a comunicação interna, foi notada a predominância de uma relação meramente informacional, baseada na ajuda e disseminação de ações de EB. Contudo, ainda que pouco incidentes, nota-se que há práticas que decorrem de um trabalho integrado, com objetivos compartilhados entre CI e EB, demonstrando perspectivas positivas de inter-relação. Entende-se que a consistência dessa relação e das estratégias nessas dimensões pode favorecer o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais produtivos, saudáveis e respeitosos.The exploratory research aims to make an analysis of the emotions of professionals who work with Employer Branding (EB) about the maturity and nuances of this perspective in Brazil, as well as possible connections with internal communication (IC). Furthermore, it proposes as specific objectives to (1) discuss concepts of internal communication, organizational culture and engagement; (2) present basic aspects of EB, advances and realities on the subject, as well as possibilities of combination with internal communication; and, (3) understand the point of view of professionals who work with EB about the current scenario of this perspective. To do that, bibliographic and documentary research techniques were used (Gil, 2019). In the empirical dimension, based on an online survey applied, data are collected with 24 professionals who study EB. It is noted that this perspective is still incipient in organizations, so that the structuring and construction phases of the Employee Value Proposition (EVP) predominates. Regarding the interfaces with internal communication, the predominance of a purely informational relationship was noted, based on the help and dissemination of EB actions. However, although there are few events, it is noted that there are some practices resulting from integrated work that shared goals between IC and EB, demonstrating positive perspectives of interrelationship. There is the understanding that the consistency of this relationship and the strategies in these dimensions can favor the development of more productive, healthy and respectful work environments.application/pdfporCultura organizacionalComunicação internaEmployer brandingEmployer brandInternal communicationOrganizational cultureEmployer branding : maturidade da perspectiva no Brasil e interfaces possíveis com a comunicação interna na visão de profissionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195481.pdf.txt001195481.pdf.txtExtracted Texttext/plain166928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273142/2/001195481.pdf.txt94c352019ed8eae2d8ce9dea84f6ba21MD52ORIGINAL001195481.pdfTexto completoapplication/pdf1223687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273142/1/001195481.pdf6e844996302fc78864cbb11497407c1bMD5110183/2731422024-05-14 06:30:40.726943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273142Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-14T09:30:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A pesquisa, de caráter exploratório, tem como objetivo refletir acerca das percepções de profissionais que atuam com Employer Branding (EB) sobre a maturidade e nuances desta perspectiva no Brasil, bem como a interfaces possíveis com a comunicação interna (CI). Além disso, enquanto objetivos específicos, propõe-se a (1) discutir conceitos de comunicação interna, cultura organizacional e engajamento; (2) apresentar aspectos basilares de EB, avanços e realidades sobre a temática, bem como possibilidades de articulação com a comunicação interna; e, (3) compreender a visão de profissionais que atuam com EB sobre o cenário atual desta perspectiva. Para isso, recorre-se às técnicas de pesquisa bibliográfica e documental (Gil, 2019). Na dimensão empírica, a partir de questionário online, são levantados dados com 24 profissionais que atuam com EB. Nota-se que essa perspectiva ainda é incipiente nas organizações, de modo que predomina a fase de estruturação e construção da Proposta de Valor ao Empregado (EVP). Sobre as interfaces com a comunicação interna, foi notada a predominância de uma relação meramente informacional, baseada na ajuda e disseminação de ações de EB. Contudo, ainda que pouco incidentes, nota-se que há práticas que decorrem de um trabalho integrado, com objetivos compartilhados entre CI e EB, demonstrando perspectivas positivas de inter-relação. Entende-se que a consistência dessa relação e das estratégias nessas dimensões pode favorecer o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais produtivos, saudáveis e respeitosos. |
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