Employer branding : maturidade da perspectiva no Brasil e interfaces possíveis com a comunicação interna na visão de profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Joana Zucolini
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273142
Resumo: A pesquisa, de caráter exploratório, tem como objetivo refletir acerca das percepções de profissionais que atuam com Employer Branding (EB) sobre a maturidade e nuances desta perspectiva no Brasil, bem como a interfaces possíveis com a comunicação interna (CI). Além disso, enquanto objetivos específicos, propõe-se a (1) discutir conceitos de comunicação interna, cultura organizacional e engajamento; (2) apresentar aspectos basilares de EB, avanços e realidades sobre a temática, bem como possibilidades de articulação com a comunicação interna; e, (3) compreender a visão de profissionais que atuam com EB sobre o cenário atual desta perspectiva. Para isso, recorre-se às técnicas de pesquisa bibliográfica e documental (Gil, 2019). Na dimensão empírica, a partir de questionário online, são levantados dados com 24 profissionais que atuam com EB. Nota-se que essa perspectiva ainda é incipiente nas organizações, de modo que predomina a fase de estruturação e construção da Proposta de Valor ao Empregado (EVP). Sobre as interfaces com a comunicação interna, foi notada a predominância de uma relação meramente informacional, baseada na ajuda e disseminação de ações de EB. Contudo, ainda que pouco incidentes, nota-se que há práticas que decorrem de um trabalho integrado, com objetivos compartilhados entre CI e EB, demonstrando perspectivas positivas de inter-relação. Entende-se que a consistência dessa relação e das estratégias nessas dimensões pode favorecer o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais produtivos, saudáveis e respeitosos.
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