A intervenção do docente para uma aprendizagem motivada no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Carla
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10998
Resumo: “Alunos motivados” e “aprendizagem significativa” são duas expressões que se traduzem no objetivo primordial, comum a qualquer docente. É um dos grandes desafios que põe à prova os professores que se interessam e se relacionam para e com os seus alunos. Neste sentido, o presente estudo procura salientar a importância da motivação nos processos de aprendizagem e no sucesso dos alunos em contexto escolar e, por isso, compreender através da Teoria da Autodeterminação (TAD) os mecanismos da motivação, com o intuito de vir a integrar, na prática pedagógica do professor, possíveis estratégias promotoras da motivação intrínseca, sendo esta a mais benéfica para o ensino. Assim surgiu a questão norteadora do presente estudo: Que tipo de intervenção educativa pode ser desenvolvida para uma aprendizagem motivada no 1.º CEB? Com o intuito de compreender melhor esta problemática, colocaram-se três questões secundárias: 1.ª - Que tipos de motivação existem nos alunos? 2.ª - Qual o papel do professor na motivação dos alunos no processo de ensino/aprendizagem? 3.ª - Que estratégias pedagógicas potenciam a motivação dos alunos para as tarefas em sala de aula? Este estudo teve como suporte um contexto educativo de 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente, uma turma de 3.º ano, para o qual se utilizou uma metodologia de natureza qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), como as planificações, atividades realizadas pelos alunos e notas de campo. As atividades desenvolvidas com e para os alunos desencadearam uma abordagem educativa que coloca o aluno como agente ativo da sua aprendizagem, tendo como fator principal a motivação dos mesmos.
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