O critério “Segurança e Saúde” como fator de escolha do método de escavação subterrânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/54993 |
Resumo: | Tese de Doutoramento em Engenharia Civil |
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O critério “Segurança e Saúde” como fator de escolha do método de escavação subterrâneaThe “safety and health” criterion as a factor of choice of tunnelling methodTuneladoraConvencionalCritérioSegurançaSaúdeRiscosBoring machineConventionalCriterionHealthSafetyRisksEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilTese de Doutoramento em Engenharia CivilA gestão de riscos, crucial para o sucesso de uma obra subterrânea, está relacionada com o método de escavação e os condicionalismos existentes. Há vários anos que os métodos de Escavação Convencional (MEC) e de Escavação por Tuneladora (MET) competem, não existindo estudos sobre as diferenças dos níveis de segurança e saúde entre os dois, nem sobre a relevância do critério “Segurança e Saúde” na escolha do método de escavação. Para contribuir para colmatar esta lacuna, a Tese analisou o critério “Segurança e Saúde”. Primeiro, foi estudado o seu posicionamento relativamente aos restantes, no processo de escolha de método. Depois, os acidentes de trabalho e doenças profissionais mais comuns em subterrâneo com ambos os métodos foram tipificados. Numa terceira fase, passou-se para a avaliação de riscos e fatores ocupacionais, composta pela respetiva identificação, a avaliação e a hierarquização. Assim, foi realizada uma avaliação comparativa de riscos e fatores ocupacionais considerando três cenários distintos, de modo a perceber o impacto das diversas variáveis. O primeiro cenário apresentava a construção de um túnel de 3,5km de comprimento, em ambiente não urbano, e em maciço rochoso são e sem influência de água. Posteriormente, foram introduzidos condicionalismos (maciço rochoso heterogéneo, presença de água, e ambiente urbano), que representam variáveis à solução inicial. Finalmente, foram exploradas as medidas minimizadoras dos riscos e fatores ocupacionais, com o objetivo de avaliar a sua influência no decréscimo dos mesmos, para cada método de escavação. Adicionalmente, foi preparada uma proposta de documento legislativo, para colmatar a omissão legislativa existente relativamente ao tema em estudo. O resultado final da Tese é, portanto, um processo completo de análise da influência do critério “Segurança e Saúde” nas suas várias vertentes, consumando-se num instrumento que permite aos intervenientes conhecer as particularidades de cada método relativamente a este critério específico.Risk management is of particular importance for the success of tunnelling and it is closely linked to the excavation method to be used and the work's specificities. The Conventional Excavation Method (CEM) and the Tunnel Boring Machine excavation method (TBM) have been competing for years, and the technical and scientific community has stated before that there are no studies analysing the differences between both methods with regard to health and safety levels. This means that there are no current studies on the importance of the “Health and Safety” criterion when selecting the excavation method. This Thesis intends to contribute to filling this gap. In order to do so, the criterion “Health and Safety” has been analysed. On a first stage, the position of this criterion relative to the other criteria in the process of selecting the excavation method has been studied. On a second stage, the most typical accidents at work and occupational diseases in underground works (with both of the excavation methods) have been typified. On a third stage, risk and occupacional factors assessment, involving the identification, assessment and ranking of those, has been tackled. This way, a comparative assessment of risks and occupational factors has been carried out, comparing CEM and TBM. Three different scenarios were considered in order to fully understand the impact of the different variables. The first scenario analysed was the construction of a tunnel 3.5 km long, in a non-urban environment, and in a healthy rock mass without influence of water. Subsequently, constraints were introduced (such as heterogeneous rock mass, presence of water, and urban environment), which represent variables to the initial solution. In a third phase, the risk minimization measures were explored, with the goal of assessing their influence on the decrease of risks, for each excavation method. In addition, a legislative proposal was prepared, to fill the existing legislative gap with respect to the subject under study. The end result of the Thesis, therefore, is a full process to analyse the influence of the “Health and Safety” criterion in its several sides. It presents as an instrument that will allow all those involved to know the specificities of each method regarding this specific criterion.Couto, J. PedroUniversidade do MinhoTender, Manuel Luís Vila Cova2018-02-272018-02-27T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54993por101513500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:36:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:36:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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