Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Cláudio Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21868
Resumo: Este projeto consta de um estudo de caso em que se implementou um programa de atividades de Expressão Musical com duas alunas de 1º ciclo com limitações ao nível do desenvolvimento cognitivo. O objetivo foi avaliar o seu impacto ao nível dos benefícios nas áreas da psicomotricidade, socialização e comunicação. Foi recolhida a informação necessária para traçar uma caraterização global das alunas, recorrendo a diversas fontes de informação qualitativas e quantitativas, que constam do percurso escolar das alunas, assim como foram utilizados vários instrumentos de avaliação de competências nas áreas em análise. Esta informação permitiu traçar o perfil de funcionalidade das alunas para definir o programa a desenvolver. Em seguida, foi implementado o programa de atividades musicais. Com recurso a uma metodologia de participação ativa, as alunas participaram em sessões individuais de uma hora semanal, nas quais se desenvolveram diversas atividades musicais com o objetivo de desenvolver as competências nas áreas previamente referidas. Algumas das atividades trabalhadas nas sessões individuais foram também desenvolvidas em contexto de turma, numa perspetiva de reforçar a integração das alunas. Após a implementação do programa, foi feita uma nova avaliação para compreender se as atividades tiveram ou não um impacto positivo no desempenho das mesmas. Os resultados mostraram que o programa teve um impacto positivo nas competências em análise, sugerindo que a abordagem desenvolvida neste projeto contribui para o desenvolvimento da psicomotricidade, da comunicação e da socialização em alunos com limitações cognitivas.
id RCAP_c7fcd5a930f27dd692cf229182198505
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEBExpressão MusicalProblemas de Desenvolvimento CognitivoPsicomotricidadeComunicaçãoSocializaçãoEste projeto consta de um estudo de caso em que se implementou um programa de atividades de Expressão Musical com duas alunas de 1º ciclo com limitações ao nível do desenvolvimento cognitivo. O objetivo foi avaliar o seu impacto ao nível dos benefícios nas áreas da psicomotricidade, socialização e comunicação. Foi recolhida a informação necessária para traçar uma caraterização global das alunas, recorrendo a diversas fontes de informação qualitativas e quantitativas, que constam do percurso escolar das alunas, assim como foram utilizados vários instrumentos de avaliação de competências nas áreas em análise. Esta informação permitiu traçar o perfil de funcionalidade das alunas para definir o programa a desenvolver. Em seguida, foi implementado o programa de atividades musicais. Com recurso a uma metodologia de participação ativa, as alunas participaram em sessões individuais de uma hora semanal, nas quais se desenvolveram diversas atividades musicais com o objetivo de desenvolver as competências nas áreas previamente referidas. Algumas das atividades trabalhadas nas sessões individuais foram também desenvolvidas em contexto de turma, numa perspetiva de reforçar a integração das alunas. Após a implementação do programa, foi feita uma nova avaliação para compreender se as atividades tiveram ou não um impacto positivo no desempenho das mesmas. Os resultados mostraram que o programa teve um impacto positivo nas competências em análise, sugerindo que a abordagem desenvolvida neste projeto contribui para o desenvolvimento da psicomotricidade, da comunicação e da socialização em alunos com limitações cognitivas.Vaz, João Luís Pimentel, 1957-Repositório ComumMateus, Cláudio Pereira2018-03-06T13:13:54Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21868201857952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:02.931019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB
title Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB
spellingShingle Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB
Mateus, Cláudio Pereira
Expressão Musical
Problemas de Desenvolvimento Cognitivo
Psicomotricidade
Comunicação
Socialização
title_short Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB
title_full Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB
title_fullStr Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB
title_full_unstemmed Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB
title_sort Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB
author Mateus, Cláudio Pereira
author_facet Mateus, Cláudio Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, João Luís Pimentel, 1957-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Cláudio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Musical
Problemas de Desenvolvimento Cognitivo
Psicomotricidade
Comunicação
Socialização
topic Expressão Musical
Problemas de Desenvolvimento Cognitivo
Psicomotricidade
Comunicação
Socialização
description Este projeto consta de um estudo de caso em que se implementou um programa de atividades de Expressão Musical com duas alunas de 1º ciclo com limitações ao nível do desenvolvimento cognitivo. O objetivo foi avaliar o seu impacto ao nível dos benefícios nas áreas da psicomotricidade, socialização e comunicação. Foi recolhida a informação necessária para traçar uma caraterização global das alunas, recorrendo a diversas fontes de informação qualitativas e quantitativas, que constam do percurso escolar das alunas, assim como foram utilizados vários instrumentos de avaliação de competências nas áreas em análise. Esta informação permitiu traçar o perfil de funcionalidade das alunas para definir o programa a desenvolver. Em seguida, foi implementado o programa de atividades musicais. Com recurso a uma metodologia de participação ativa, as alunas participaram em sessões individuais de uma hora semanal, nas quais se desenvolveram diversas atividades musicais com o objetivo de desenvolver as competências nas áreas previamente referidas. Algumas das atividades trabalhadas nas sessões individuais foram também desenvolvidas em contexto de turma, numa perspetiva de reforçar a integração das alunas. Após a implementação do programa, foi feita uma nova avaliação para compreender se as atividades tiveram ou não um impacto positivo no desempenho das mesmas. Os resultados mostraram que o programa teve um impacto positivo nas competências em análise, sugerindo que a abordagem desenvolvida neste projeto contribui para o desenvolvimento da psicomotricidade, da comunicação e da socialização em alunos com limitações cognitivas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06T13:13:54Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/21868
201857952
url http://hdl.handle.net/10400.26/21868
identifier_str_mv 201857952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130024440233984