Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21868 |
Resumo: | Este projeto consta de um estudo de caso em que se implementou um programa de atividades de Expressão Musical com duas alunas de 1º ciclo com limitações ao nível do desenvolvimento cognitivo. O objetivo foi avaliar o seu impacto ao nível dos benefícios nas áreas da psicomotricidade, socialização e comunicação. Foi recolhida a informação necessária para traçar uma caraterização global das alunas, recorrendo a diversas fontes de informação qualitativas e quantitativas, que constam do percurso escolar das alunas, assim como foram utilizados vários instrumentos de avaliação de competências nas áreas em análise. Esta informação permitiu traçar o perfil de funcionalidade das alunas para definir o programa a desenvolver. Em seguida, foi implementado o programa de atividades musicais. Com recurso a uma metodologia de participação ativa, as alunas participaram em sessões individuais de uma hora semanal, nas quais se desenvolveram diversas atividades musicais com o objetivo de desenvolver as competências nas áreas previamente referidas. Algumas das atividades trabalhadas nas sessões individuais foram também desenvolvidas em contexto de turma, numa perspetiva de reforçar a integração das alunas. Após a implementação do programa, foi feita uma nova avaliação para compreender se as atividades tiveram ou não um impacto positivo no desempenho das mesmas. Os resultados mostraram que o programa teve um impacto positivo nas competências em análise, sugerindo que a abordagem desenvolvida neste projeto contribui para o desenvolvimento da psicomotricidade, da comunicação e da socialização em alunos com limitações cognitivas. |
id |
RCAP_c7fcd5a930f27dd692cf229182198505 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21868 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEBExpressão MusicalProblemas de Desenvolvimento CognitivoPsicomotricidadeComunicaçãoSocializaçãoEste projeto consta de um estudo de caso em que se implementou um programa de atividades de Expressão Musical com duas alunas de 1º ciclo com limitações ao nível do desenvolvimento cognitivo. O objetivo foi avaliar o seu impacto ao nível dos benefícios nas áreas da psicomotricidade, socialização e comunicação. Foi recolhida a informação necessária para traçar uma caraterização global das alunas, recorrendo a diversas fontes de informação qualitativas e quantitativas, que constam do percurso escolar das alunas, assim como foram utilizados vários instrumentos de avaliação de competências nas áreas em análise. Esta informação permitiu traçar o perfil de funcionalidade das alunas para definir o programa a desenvolver. Em seguida, foi implementado o programa de atividades musicais. Com recurso a uma metodologia de participação ativa, as alunas participaram em sessões individuais de uma hora semanal, nas quais se desenvolveram diversas atividades musicais com o objetivo de desenvolver as competências nas áreas previamente referidas. Algumas das atividades trabalhadas nas sessões individuais foram também desenvolvidas em contexto de turma, numa perspetiva de reforçar a integração das alunas. Após a implementação do programa, foi feita uma nova avaliação para compreender se as atividades tiveram ou não um impacto positivo no desempenho das mesmas. Os resultados mostraram que o programa teve um impacto positivo nas competências em análise, sugerindo que a abordagem desenvolvida neste projeto contribui para o desenvolvimento da psicomotricidade, da comunicação e da socialização em alunos com limitações cognitivas.Vaz, João Luís Pimentel, 1957-Repositório ComumMateus, Cláudio Pereira2018-03-06T13:13:54Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21868201857952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:02.931019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB |
title |
Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB |
spellingShingle |
Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB Mateus, Cláudio Pereira Expressão Musical Problemas de Desenvolvimento Cognitivo Psicomotricidade Comunicação Socialização |
title_short |
Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB |
title_full |
Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB |
title_fullStr |
Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB |
title_sort |
Os benefícios da expressão musical no desenvolvimento de crianças com limitações cognitivas - uma intervenção com alunos do 1º CEB |
author |
Mateus, Cláudio Pereira |
author_facet |
Mateus, Cláudio Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, João Luís Pimentel, 1957- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Cláudio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão Musical Problemas de Desenvolvimento Cognitivo Psicomotricidade Comunicação Socialização |
topic |
Expressão Musical Problemas de Desenvolvimento Cognitivo Psicomotricidade Comunicação Socialização |
description |
Este projeto consta de um estudo de caso em que se implementou um programa de atividades de Expressão Musical com duas alunas de 1º ciclo com limitações ao nível do desenvolvimento cognitivo. O objetivo foi avaliar o seu impacto ao nível dos benefícios nas áreas da psicomotricidade, socialização e comunicação. Foi recolhida a informação necessária para traçar uma caraterização global das alunas, recorrendo a diversas fontes de informação qualitativas e quantitativas, que constam do percurso escolar das alunas, assim como foram utilizados vários instrumentos de avaliação de competências nas áreas em análise. Esta informação permitiu traçar o perfil de funcionalidade das alunas para definir o programa a desenvolver. Em seguida, foi implementado o programa de atividades musicais. Com recurso a uma metodologia de participação ativa, as alunas participaram em sessões individuais de uma hora semanal, nas quais se desenvolveram diversas atividades musicais com o objetivo de desenvolver as competências nas áreas previamente referidas. Algumas das atividades trabalhadas nas sessões individuais foram também desenvolvidas em contexto de turma, numa perspetiva de reforçar a integração das alunas. Após a implementação do programa, foi feita uma nova avaliação para compreender se as atividades tiveram ou não um impacto positivo no desempenho das mesmas. Os resultados mostraram que o programa teve um impacto positivo nas competências em análise, sugerindo que a abordagem desenvolvida neste projeto contribui para o desenvolvimento da psicomotricidade, da comunicação e da socialização em alunos com limitações cognitivas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06T13:13:54Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/21868 201857952 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/21868 |
identifier_str_mv |
201857952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130024440233984 |