Jogar com os sons das línguas na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ana Luísa Garcia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9816
Resumo: O presente trabalho dá conta do desenvolvimento de um projeto de intervenção no contexto de um Jardim de Infância, tendo como grandes temáticas a sensibilização à diversidade linguística e cultura, a consciência fonológica e o jogo como facilitador da aprendizagem, desenvolvidas através da conceção e implementação de atividades educativas. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação direta, das provas de consciência fonológica, da videogravação e de um inquérito por questionário às crianças. A análise aos dados recolhidos permitiu chegar a resultados relevantes. Salientamos que o envolvimento das crianças nas atividades é uma condição essencial para que os objetivos educativos definidos sejam atingidos, tendo esse envolvimento sido conseguido ao longo do projeto. Em consequência, registou-se um desenvolvimento da consciência fonológica e uma maior sensibilização para a diversidade linguística e cultural. Os resultados obtidos indiciam que as atividades lúdicas foram uma boa estratégia para que as crianças se motivassem e demonstrassem gosto na realização das mesmas.
id RCAP_c80f5021a0df4ca37b50df627bada773
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9816
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogar com os sons das línguas na educação de infânciaEducação pré-escolarFonéticaDiversidade linguísticaJogos de palavrasO presente trabalho dá conta do desenvolvimento de um projeto de intervenção no contexto de um Jardim de Infância, tendo como grandes temáticas a sensibilização à diversidade linguística e cultura, a consciência fonológica e o jogo como facilitador da aprendizagem, desenvolvidas através da conceção e implementação de atividades educativas. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação direta, das provas de consciência fonológica, da videogravação e de um inquérito por questionário às crianças. A análise aos dados recolhidos permitiu chegar a resultados relevantes. Salientamos que o envolvimento das crianças nas atividades é uma condição essencial para que os objetivos educativos definidos sejam atingidos, tendo esse envolvimento sido conseguido ao longo do projeto. Em consequência, registou-se um desenvolvimento da consciência fonológica e uma maior sensibilização para a diversidade linguística e cultural. Os resultados obtidos indiciam que as atividades lúdicas foram uma boa estratégia para que as crianças se motivassem e demonstrassem gosto na realização das mesmas.This paper reports and analyzes the development of an intervention project in a kindergarten. The main questions dealt in this project were the awareness of linguistic and cultural diversity, the phonological awareness and the game as learning enabler, this was achieved by the conception and implementation of educational activities. The data analyzed were collected through direct observation, evidence of phonological awareness, video recording and a questionnaire performed. The analysis of the data collected allowed reaching to relevant results. We highlight that the involvement of children in the activities is essential to achieve the educational goals defined this involvement was achieved during this project. Consequently, we verified a development of phonological awareness and the raise of awareness of diversity linguistic and cultural in children. The results indicate that recreational activities developed were a good strategy to motivate children for the activities and for them to feel pleasure while they performing these activities.Universidade de Aveiro2013-03-04T15:24:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9816porBrito, Ana Luísa Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:00Zoai:ria.ua.pt:10773/9816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:34.227035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogar com os sons das línguas na educação de infância
title Jogar com os sons das línguas na educação de infância
spellingShingle Jogar com os sons das línguas na educação de infância
Brito, Ana Luísa Garcia
Educação pré-escolar
Fonética
Diversidade linguística
Jogos de palavras
title_short Jogar com os sons das línguas na educação de infância
title_full Jogar com os sons das línguas na educação de infância
title_fullStr Jogar com os sons das línguas na educação de infância
title_full_unstemmed Jogar com os sons das línguas na educação de infância
title_sort Jogar com os sons das línguas na educação de infância
author Brito, Ana Luísa Garcia
author_facet Brito, Ana Luísa Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ana Luísa Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Fonética
Diversidade linguística
Jogos de palavras
topic Educação pré-escolar
Fonética
Diversidade linguística
Jogos de palavras
description O presente trabalho dá conta do desenvolvimento de um projeto de intervenção no contexto de um Jardim de Infância, tendo como grandes temáticas a sensibilização à diversidade linguística e cultura, a consciência fonológica e o jogo como facilitador da aprendizagem, desenvolvidas através da conceção e implementação de atividades educativas. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação direta, das provas de consciência fonológica, da videogravação e de um inquérito por questionário às crianças. A análise aos dados recolhidos permitiu chegar a resultados relevantes. Salientamos que o envolvimento das crianças nas atividades é uma condição essencial para que os objetivos educativos definidos sejam atingidos, tendo esse envolvimento sido conseguido ao longo do projeto. Em consequência, registou-se um desenvolvimento da consciência fonológica e uma maior sensibilização para a diversidade linguística e cultural. Os resultados obtidos indiciam que as atividades lúdicas foram uma boa estratégia para que as crianças se motivassem e demonstrassem gosto na realização das mesmas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-03-04T15:24:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9816
url http://hdl.handle.net/10773/9816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137517482541056