Jogar com os sons das línguas na educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9816 |
Resumo: | O presente trabalho dá conta do desenvolvimento de um projeto de intervenção no contexto de um Jardim de Infância, tendo como grandes temáticas a sensibilização à diversidade linguística e cultura, a consciência fonológica e o jogo como facilitador da aprendizagem, desenvolvidas através da conceção e implementação de atividades educativas. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação direta, das provas de consciência fonológica, da videogravação e de um inquérito por questionário às crianças. A análise aos dados recolhidos permitiu chegar a resultados relevantes. Salientamos que o envolvimento das crianças nas atividades é uma condição essencial para que os objetivos educativos definidos sejam atingidos, tendo esse envolvimento sido conseguido ao longo do projeto. Em consequência, registou-se um desenvolvimento da consciência fonológica e uma maior sensibilização para a diversidade linguística e cultural. Os resultados obtidos indiciam que as atividades lúdicas foram uma boa estratégia para que as crianças se motivassem e demonstrassem gosto na realização das mesmas. |
id |
RCAP_c80f5021a0df4ca37b50df627bada773 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9816 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jogar com os sons das línguas na educação de infânciaEducação pré-escolarFonéticaDiversidade linguísticaJogos de palavrasO presente trabalho dá conta do desenvolvimento de um projeto de intervenção no contexto de um Jardim de Infância, tendo como grandes temáticas a sensibilização à diversidade linguística e cultura, a consciência fonológica e o jogo como facilitador da aprendizagem, desenvolvidas através da conceção e implementação de atividades educativas. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação direta, das provas de consciência fonológica, da videogravação e de um inquérito por questionário às crianças. A análise aos dados recolhidos permitiu chegar a resultados relevantes. Salientamos que o envolvimento das crianças nas atividades é uma condição essencial para que os objetivos educativos definidos sejam atingidos, tendo esse envolvimento sido conseguido ao longo do projeto. Em consequência, registou-se um desenvolvimento da consciência fonológica e uma maior sensibilização para a diversidade linguística e cultural. Os resultados obtidos indiciam que as atividades lúdicas foram uma boa estratégia para que as crianças se motivassem e demonstrassem gosto na realização das mesmas.This paper reports and analyzes the development of an intervention project in a kindergarten. The main questions dealt in this project were the awareness of linguistic and cultural diversity, the phonological awareness and the game as learning enabler, this was achieved by the conception and implementation of educational activities. The data analyzed were collected through direct observation, evidence of phonological awareness, video recording and a questionnaire performed. The analysis of the data collected allowed reaching to relevant results. We highlight that the involvement of children in the activities is essential to achieve the educational goals defined this involvement was achieved during this project. Consequently, we verified a development of phonological awareness and the raise of awareness of diversity linguistic and cultural in children. The results indicate that recreational activities developed were a good strategy to motivate children for the activities and for them to feel pleasure while they performing these activities.Universidade de Aveiro2013-03-04T15:24:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9816porBrito, Ana Luísa Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:00Zoai:ria.ua.pt:10773/9816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:34.227035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogar com os sons das línguas na educação de infância |
title |
Jogar com os sons das línguas na educação de infância |
spellingShingle |
Jogar com os sons das línguas na educação de infância Brito, Ana Luísa Garcia Educação pré-escolar Fonética Diversidade linguística Jogos de palavras |
title_short |
Jogar com os sons das línguas na educação de infância |
title_full |
Jogar com os sons das línguas na educação de infância |
title_fullStr |
Jogar com os sons das línguas na educação de infância |
title_full_unstemmed |
Jogar com os sons das línguas na educação de infância |
title_sort |
Jogar com os sons das línguas na educação de infância |
author |
Brito, Ana Luísa Garcia |
author_facet |
Brito, Ana Luísa Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Ana Luísa Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Fonética Diversidade linguística Jogos de palavras |
topic |
Educação pré-escolar Fonética Diversidade linguística Jogos de palavras |
description |
O presente trabalho dá conta do desenvolvimento de um projeto de intervenção no contexto de um Jardim de Infância, tendo como grandes temáticas a sensibilização à diversidade linguística e cultura, a consciência fonológica e o jogo como facilitador da aprendizagem, desenvolvidas através da conceção e implementação de atividades educativas. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação direta, das provas de consciência fonológica, da videogravação e de um inquérito por questionário às crianças. A análise aos dados recolhidos permitiu chegar a resultados relevantes. Salientamos que o envolvimento das crianças nas atividades é uma condição essencial para que os objetivos educativos definidos sejam atingidos, tendo esse envolvimento sido conseguido ao longo do projeto. Em consequência, registou-se um desenvolvimento da consciência fonológica e uma maior sensibilização para a diversidade linguística e cultural. Os resultados obtidos indiciam que as atividades lúdicas foram uma boa estratégia para que as crianças se motivassem e demonstrassem gosto na realização das mesmas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-03-04T15:24:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9816 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137517482541056 |