As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6875 |
Resumo: | O presente relatório reflete sobre a prática de ensino supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Como o Estágio I decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, cujos alunos se encontravam num processo de aprendizagem da leitura e da escrita, optei por aprofundar e contextualizar esta temática. Aprender a ler e a escrever constitui um passo muito importante na vida da criança e é com a entrada no Ensino Básico que a criança adquire e desenvolve estas duas competências que vão condicionar o seu futuro. Para além do apoio familiar, é ao professor que cabe um papel fundamental no processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, disponibilizando aos seus alunos uma panóplia de instrumentos pedagógicos que possibilitem o desenvolvimento das capacidades e habilidades de cada um. Este precisa de conhecer bem as crianças com que vai interagir, ajustar as estratégias e recursos de aprendizagem às mesmas, intervir quando for necessário e ser detentor de um grande conhecimento que não se esgota, de forma alguma, nos manuais. São estes aspetos que abordo neste trabalho, destacando as estratégias e recursos que utilizei no decorrer da prática de ensino supervisionada com os alunos do 1.º ano de escolaridade e que procuro descrever e refletir de forma fundamentada. |
id |
RCAP_c80fd33de8814bb9c0f55b06d2007255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6875 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio ILeituraEscritaEstratégiasRecursosEnsino básico 1º cicloO presente relatório reflete sobre a prática de ensino supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Como o Estágio I decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, cujos alunos se encontravam num processo de aprendizagem da leitura e da escrita, optei por aprofundar e contextualizar esta temática. Aprender a ler e a escrever constitui um passo muito importante na vida da criança e é com a entrada no Ensino Básico que a criança adquire e desenvolve estas duas competências que vão condicionar o seu futuro. Para além do apoio familiar, é ao professor que cabe um papel fundamental no processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, disponibilizando aos seus alunos uma panóplia de instrumentos pedagógicos que possibilitem o desenvolvimento das capacidades e habilidades de cada um. Este precisa de conhecer bem as crianças com que vai interagir, ajustar as estratégias e recursos de aprendizagem às mesmas, intervir quando for necessário e ser detentor de um grande conhecimento que não se esgota, de forma alguma, nos manuais. São estes aspetos que abordo neste trabalho, destacando as estratégias e recursos que utilizei no decorrer da prática de ensino supervisionada com os alunos do 1.º ano de escolaridade e que procuro descrever e refletir de forma fundamentada.This report reflects on the teaching supervised practice contexts in the 1st and 2nd cycles of basic education within the Master in Teaching of the 1st and 2nd cycles of basic education. As Stage I ran a class of 1st year of school, whose students were in the process of learning to read and write I chose to deepen and contextualize this theme. Learning to read and write is a very important step in a child's life and is an entry in the basic education that the child acquires and develops these two skills that will condition their future. Apart from family support, it is the teacher that plays a fundamental role in the teaching and reading and writing learning, providing its students an array of educational tools to enable the development of skills and abilities of each. You need to be familiar with the children that will interact , adjust strategies and learning resources to them, intervene when necessary and to hold a great deal of knowledge that is not limited in any way , in the manuals. These are aspects que I approach this work, highlighting how Strategies and Resources What I used any course of supervised teaching practice with students of the 1st grade and try to describe and reflect with good reason.2016-11-21T10:42:30Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6875pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Maria João Azevedoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T17:04:03ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I |
title |
As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I |
spellingShingle |
As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I Gomes, Maria João Azevedo Leitura Escrita Estratégias Recursos Ensino básico 1º ciclo |
title_short |
As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I |
title_full |
As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I |
title_fullStr |
As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I |
title_full_unstemmed |
As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I |
title_sort |
As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I |
author |
Gomes, Maria João Azevedo |
author_facet |
Gomes, Maria João Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria João Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Estratégias Recursos Ensino básico 1º ciclo |
topic |
Leitura Escrita Estratégias Recursos Ensino básico 1º ciclo |
description |
O presente relatório reflete sobre a prática de ensino supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Como o Estágio I decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, cujos alunos se encontravam num processo de aprendizagem da leitura e da escrita, optei por aprofundar e contextualizar esta temática. Aprender a ler e a escrever constitui um passo muito importante na vida da criança e é com a entrada no Ensino Básico que a criança adquire e desenvolve estas duas competências que vão condicionar o seu futuro. Para além do apoio familiar, é ao professor que cabe um papel fundamental no processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, disponibilizando aos seus alunos uma panóplia de instrumentos pedagógicos que possibilitem o desenvolvimento das capacidades e habilidades de cada um. Este precisa de conhecer bem as crianças com que vai interagir, ajustar as estratégias e recursos de aprendizagem às mesmas, intervir quando for necessário e ser detentor de um grande conhecimento que não se esgota, de forma alguma, nos manuais. São estes aspetos que abordo neste trabalho, destacando as estratégias e recursos que utilizei no decorrer da prática de ensino supervisionada com os alunos do 1.º ano de escolaridade e que procuro descrever e refletir de forma fundamentada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-11-21T10:42:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6875 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302037395931136 |