As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria João Azevedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6875
Resumo: O presente relatório reflete sobre a prática de ensino supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Como o Estágio I decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, cujos alunos se encontravam num processo de aprendizagem da leitura e da escrita, optei por aprofundar e contextualizar esta temática. Aprender a ler e a escrever constitui um passo muito importante na vida da criança e é com a entrada no Ensino Básico que a criança adquire e desenvolve estas duas competências que vão condicionar o seu futuro. Para além do apoio familiar, é ao professor que cabe um papel fundamental no processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, disponibilizando aos seus alunos uma panóplia de instrumentos pedagógicos que possibilitem o desenvolvimento das capacidades e habilidades de cada um. Este precisa de conhecer bem as crianças com que vai interagir, ajustar as estratégias e recursos de aprendizagem às mesmas, intervir quando for necessário e ser detentor de um grande conhecimento que não se esgota, de forma alguma, nos manuais. São estes aspetos que abordo neste trabalho, destacando as estratégias e recursos que utilizei no decorrer da prática de ensino supervisionada com os alunos do 1.º ano de escolaridade e que procuro descrever e refletir de forma fundamentada.
id RCAP_c80fd33de8814bb9c0f55b06d2007255
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio ILeituraEscritaEstratégiasRecursosEnsino básico 1º cicloO presente relatório reflete sobre a prática de ensino supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Como o Estágio I decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, cujos alunos se encontravam num processo de aprendizagem da leitura e da escrita, optei por aprofundar e contextualizar esta temática. Aprender a ler e a escrever constitui um passo muito importante na vida da criança e é com a entrada no Ensino Básico que a criança adquire e desenvolve estas duas competências que vão condicionar o seu futuro. Para além do apoio familiar, é ao professor que cabe um papel fundamental no processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, disponibilizando aos seus alunos uma panóplia de instrumentos pedagógicos que possibilitem o desenvolvimento das capacidades e habilidades de cada um. Este precisa de conhecer bem as crianças com que vai interagir, ajustar as estratégias e recursos de aprendizagem às mesmas, intervir quando for necessário e ser detentor de um grande conhecimento que não se esgota, de forma alguma, nos manuais. São estes aspetos que abordo neste trabalho, destacando as estratégias e recursos que utilizei no decorrer da prática de ensino supervisionada com os alunos do 1.º ano de escolaridade e que procuro descrever e refletir de forma fundamentada.This report reflects on the teaching supervised practice contexts in the 1st and 2nd cycles of basic education within the Master in Teaching of the 1st and 2nd cycles of basic education. As Stage I ran a class of 1st year of school, whose students were in the process of learning to read and write I chose to deepen and contextualize this theme. Learning to read and write is a very important step in a child's life and is an entry in the basic education that the child acquires and develops these two skills that will condition their future. Apart from family support, it is the teacher that plays a fundamental role in the teaching and reading and writing learning, providing its students an array of educational tools to enable the development of skills and abilities of each. You need to be familiar with the children that will interact , adjust strategies and learning resources to them, intervene when necessary and to hold a great deal of knowledge that is not limited in any way , in the manuals. These are aspects que I approach this work, highlighting how Strategies and Resources What I used any course of supervised teaching practice with students of the 1st grade and try to describe and reflect with good reason.2016-11-21T10:42:30Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6875pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Maria João Azevedoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T17:04:03ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I
title As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I
spellingShingle As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I
Gomes, Maria João Azevedo
Leitura
Escrita
Estratégias
Recursos
Ensino básico 1º ciclo
title_short As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I
title_full As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I
title_fullStr As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I
title_full_unstemmed As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I
title_sort As estratégias e recursos para a aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ano de escolaridade: uma experiência no contexto do estágio I
author Gomes, Maria João Azevedo
author_facet Gomes, Maria João Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria João Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Estratégias
Recursos
Ensino básico 1º ciclo
topic Leitura
Escrita
Estratégias
Recursos
Ensino básico 1º ciclo
description O presente relatório reflete sobre a prática de ensino supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Como o Estágio I decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade, cujos alunos se encontravam num processo de aprendizagem da leitura e da escrita, optei por aprofundar e contextualizar esta temática. Aprender a ler e a escrever constitui um passo muito importante na vida da criança e é com a entrada no Ensino Básico que a criança adquire e desenvolve estas duas competências que vão condicionar o seu futuro. Para além do apoio familiar, é ao professor que cabe um papel fundamental no processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, disponibilizando aos seus alunos uma panóplia de instrumentos pedagógicos que possibilitem o desenvolvimento das capacidades e habilidades de cada um. Este precisa de conhecer bem as crianças com que vai interagir, ajustar as estratégias e recursos de aprendizagem às mesmas, intervir quando for necessário e ser detentor de um grande conhecimento que não se esgota, de forma alguma, nos manuais. São estes aspetos que abordo neste trabalho, destacando as estratégias e recursos que utilizei no decorrer da prática de ensino supervisionada com os alunos do 1.º ano de escolaridade e que procuro descrever e refletir de forma fundamentada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-11-21T10:42:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6875
url http://hdl.handle.net/10348/6875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302037395931136