A escrita colaborativa de textos narrativos: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Tiago João Vitório das
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21127
Resumo: A presente dissertação enquadra-se no contexto de formação do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É dedicada à área da Didática do Português e foca-se na escrita colaborativa de textos narrativos por crianças recém-alfabetizadas ou ainda em processo de alfabetização. O estudo propôs-se a identificar as dinâmicas de coelaboração que ocorrem entre uma díade de alunas do 2.º ano de escolaridade, durante a escrita colaborativa de textos narrativos, bem como as funções das leituras realizadas durante o processo de produção textual. Baseado nas teorias socioconstrutivistas, pretende relevar a importância das interações sociais no desenvolvimento de competências de escrita, assim como importância da leitura para o ensino da escrita. O corpus de análise foi recolhido pelo Projeto de Cooperação Internacional InterWriting – I. Em conjunto com outras parcerias, este projeto desenvolveu um sistema que permitiu a captura e sincronização de um filme-escrita, um filme-díade, o áudio-alunos, a folha de papel com o texto acabado, bem como as transcrições dos comentários da díade. Todos os elementos referidos quando sincronizados, formam uma importante base de dados a partir da qual foi possível desenvolver o presente estudo. O corpus é composto por quatro produções textuais escritas colaborativamente por uma díade de alunas pertencente a uma escola da zona de Aveiro. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a coconstrução constitui a dinâmica de coelaboração mais frequente durante o trabalho colaborativo, relevando o envolvimento cognitivo ativo por parte das duas alunas. Além disso, foi possível constatar que, através do trabalho colaborativo, as alunas descobriram uma nova forma de produzir textos e de aprender em interação, procurando essa opção e abandonando a passividade em tarefas colaborativas. Importa também relevar a importância da verbalização silábica para a correção ortográfica, bem como da leitura como forma de revisão textual e de procura de coesão e coerência textual.
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