Desafios metamodernos da Filosofia da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carlos Francisco de Sousa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Formosinho, Maria das Dores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/45673
Resumo: Neste artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.
id RCAP_c83e12569f6e330d6a946cbe68f3e49d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/45673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios metamodernos da Filosofia da Educaçãoeducaçãomodernidadepós-modernidademetamoderninadefilosofia da educaçãoNeste artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.Instituto Politécnico da Guarda2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/45673http://hdl.handle.net/10316/45673por1646-8848Reis, Carlos Francisco de SousaFormosinho, Maria das Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T08:14:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/45673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:04.058976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios metamodernos da Filosofia da Educação
title Desafios metamodernos da Filosofia da Educação
spellingShingle Desafios metamodernos da Filosofia da Educação
Reis, Carlos Francisco de Sousa
educação
modernidade
pós-modernidade
metamoderninade
filosofia da educação
title_short Desafios metamodernos da Filosofia da Educação
title_full Desafios metamodernos da Filosofia da Educação
title_fullStr Desafios metamodernos da Filosofia da Educação
title_full_unstemmed Desafios metamodernos da Filosofia da Educação
title_sort Desafios metamodernos da Filosofia da Educação
author Reis, Carlos Francisco de Sousa
author_facet Reis, Carlos Francisco de Sousa
Formosinho, Maria das Dores
author_role author
author2 Formosinho, Maria das Dores
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carlos Francisco de Sousa
Formosinho, Maria das Dores
dc.subject.por.fl_str_mv educação
modernidade
pós-modernidade
metamoderninade
filosofia da educação
topic educação
modernidade
pós-modernidade
metamoderninade
filosofia da educação
description Neste artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/45673
http://hdl.handle.net/10316/45673
url http://hdl.handle.net/10316/45673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-8848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133781792129024