Desafios metamodernos da Filosofia da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/45673 |
Resumo: | Neste artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica. |
id |
RCAP_c83e12569f6e330d6a946cbe68f3e49d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/45673 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios metamodernos da Filosofia da Educaçãoeducaçãomodernidadepós-modernidademetamoderninadefilosofia da educaçãoNeste artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.Instituto Politécnico da Guarda2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/45673http://hdl.handle.net/10316/45673por1646-8848Reis, Carlos Francisco de SousaFormosinho, Maria das Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T08:14:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/45673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:04.058976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios metamodernos da Filosofia da Educação |
title |
Desafios metamodernos da Filosofia da Educação |
spellingShingle |
Desafios metamodernos da Filosofia da Educação Reis, Carlos Francisco de Sousa educação modernidade pós-modernidade metamoderninade filosofia da educação |
title_short |
Desafios metamodernos da Filosofia da Educação |
title_full |
Desafios metamodernos da Filosofia da Educação |
title_fullStr |
Desafios metamodernos da Filosofia da Educação |
title_full_unstemmed |
Desafios metamodernos da Filosofia da Educação |
title_sort |
Desafios metamodernos da Filosofia da Educação |
author |
Reis, Carlos Francisco de Sousa |
author_facet |
Reis, Carlos Francisco de Sousa Formosinho, Maria das Dores |
author_role |
author |
author2 |
Formosinho, Maria das Dores |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Carlos Francisco de Sousa Formosinho, Maria das Dores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação modernidade pós-modernidade metamoderninade filosofia da educação |
topic |
educação modernidade pós-modernidade metamoderninade filosofia da educação |
description |
Neste artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/45673 http://hdl.handle.net/10316/45673 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/45673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-8848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133781792129024 |