Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silloto, Camila
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade, Graça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3778
Resumo: O comprometimento organizacional tem surgido como um conceito essencial no estudo dos comportamentos dos indivíduos em relação ao trabalho, podendo ser definido como a intensidade e a estabilidade da relação do indivíduo para com a organização em que trabalha. O comprometimento por si só não garante o sucesso da organização, mas um elevado grau de comprometimento dos colaboradores pode contribuir para a eficiência da organização, garantindo que esta atinja os seus objetivos. Na área da saúde os profissionais que assumem cargos de gestão, e que se sentem comprometidos com a instituição em que trabalham, sustentam os valores e objetivos da organização, os quais frequentemente colidem com os seus valores profissionais. Num estudo com enfermeiros verificou-se que, entre outras, a pressão organizacional e o envolvimento organizacional são fontes de stress. Sendo raros os estudos que abordam o comprometimento organizacional dos profissionais nas instituições de saúde, torna-se importante conhecer melhor este processo.
id RCAP_c88341bbe6bf8e71131bac363f761e0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúdePsicologia organizacionalGestão de conflitosLiderançaGestão em saúdeStressO comprometimento organizacional tem surgido como um conceito essencial no estudo dos comportamentos dos indivíduos em relação ao trabalho, podendo ser definido como a intensidade e a estabilidade da relação do indivíduo para com a organização em que trabalha. O comprometimento por si só não garante o sucesso da organização, mas um elevado grau de comprometimento dos colaboradores pode contribuir para a eficiência da organização, garantindo que esta atinja os seus objetivos. Na área da saúde os profissionais que assumem cargos de gestão, e que se sentem comprometidos com a instituição em que trabalham, sustentam os valores e objetivos da organização, os quais frequentemente colidem com os seus valores profissionais. Num estudo com enfermeiros verificou-se que, entre outras, a pressão organizacional e o envolvimento organizacional são fontes de stress. Sendo raros os estudos que abordam o comprometimento organizacional dos profissionais nas instituições de saúde, torna-se importante conhecer melhor este processo.RCIPLSilloto, CamilaAndrade, Graça2014-08-27T15:47:22Z2014-022014-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3778porSilloto C, Andrade G. Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde. In Pais Ribeiro JL, Silva I, Meneses R, Leal I, editors. Atas do 10º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; 2014. p. 77-87.978-989-98855-0-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:20.639259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde
title Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde
spellingShingle Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde
Silloto, Camila
Psicologia organizacional
Gestão de conflitos
Liderança
Gestão em saúde
Stress
title_short Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde
title_full Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde
title_fullStr Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde
title_full_unstemmed Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde
title_sort Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde
author Silloto, Camila
author_facet Silloto, Camila
Andrade, Graça
author_role author
author2 Andrade, Graça
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silloto, Camila
Andrade, Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia organizacional
Gestão de conflitos
Liderança
Gestão em saúde
Stress
topic Psicologia organizacional
Gestão de conflitos
Liderança
Gestão em saúde
Stress
description O comprometimento organizacional tem surgido como um conceito essencial no estudo dos comportamentos dos indivíduos em relação ao trabalho, podendo ser definido como a intensidade e a estabilidade da relação do indivíduo para com a organização em que trabalha. O comprometimento por si só não garante o sucesso da organização, mas um elevado grau de comprometimento dos colaboradores pode contribuir para a eficiência da organização, garantindo que esta atinja os seus objetivos. Na área da saúde os profissionais que assumem cargos de gestão, e que se sentem comprometidos com a instituição em que trabalham, sustentam os valores e objetivos da organização, os quais frequentemente colidem com os seus valores profissionais. Num estudo com enfermeiros verificou-se que, entre outras, a pressão organizacional e o envolvimento organizacional são fontes de stress. Sendo raros os estudos que abordam o comprometimento organizacional dos profissionais nas instituições de saúde, torna-se importante conhecer melhor este processo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-27T15:47:22Z
2014-02
2014-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3778
url http://hdl.handle.net/10400.21/3778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silloto C, Andrade G. Comprometimento organizacional, gestão de conflitos e liderança em instituições de saúde. In Pais Ribeiro JL, Silva I, Meneses R, Leal I, editors. Atas do 10º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; 2014. p. 77-87.
978-989-98855-0-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133389922500608