Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Isabel Maria Pedro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8273
Resumo: O presente trabalho corresponde a um relatório de uma pesquisa inserida no programa de Mestrado em Ciências de Educação, especialização em Pedagogia Social, da Universidade Católica Portuguesa e intitulada «Aprendizagem escolar e Pedagogia Social – o papel do director de turma». Partindo da convicção de que o professor que exerce funções de director de turma desempenha uma missão «sociopedagógica» de enorme relevância, funcionando como mediador privilegiado entre a escola, a família e a comunidade, propusemo-nos saber em que medida essa missão é reconhecida e valorizada pelos actores directamente implicados. Para o efeito foi desenvolvido um trabalho de campo junto de um Agrupamento escolar e que permitiu recolher elementos de discussão que ajudam a evidenciar o papel do director de turma enquanto mediador sociopedagógico num quadro de articulação entre a pedagogia escolar e a pedagogia social.
id RCAP_c883941fded7c70363878d66f026393c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8273
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turmaO presente trabalho corresponde a um relatório de uma pesquisa inserida no programa de Mestrado em Ciências de Educação, especialização em Pedagogia Social, da Universidade Católica Portuguesa e intitulada «Aprendizagem escolar e Pedagogia Social – o papel do director de turma». Partindo da convicção de que o professor que exerce funções de director de turma desempenha uma missão «sociopedagógica» de enorme relevância, funcionando como mediador privilegiado entre a escola, a família e a comunidade, propusemo-nos saber em que medida essa missão é reconhecida e valorizada pelos actores directamente implicados. Para o efeito foi desenvolvido um trabalho de campo junto de um Agrupamento escolar e que permitiu recolher elementos de discussão que ajudam a evidenciar o papel do director de turma enquanto mediador sociopedagógico num quadro de articulação entre a pedagogia escolar e a pedagogia social.This paper presents a report of an academic survey included in the Master's programme in Educational Sciences, specialization in Social Pedagogy, at Catholic University of Portugal and it is entitled «Learning School and Social Pedagogy - the role of the class director». Based on the conviction that the teacher, who performs his duties as class director, plays a relevant socio-pedagogical mission, acting as a privileged mediator between school, family and community, our study aimed to understand to what extent that mission is recognized and valued by the actors directly involved. To this end, we developed a fieldwork with a group of schools, which allowed us to obtain discussion elements that help us highlight the role of the class director as a socio-pedagogical mediator in an articulation framework between school pedagogy and social pedagogy.Baptista, IsabelVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNunes, Isabel Maria Pedro2012-04-18T15:20:48Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T01:36:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:48.202930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turma
title Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turma
spellingShingle Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turma
Nunes, Isabel Maria Pedro
title_short Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turma
title_full Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turma
title_fullStr Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turma
title_full_unstemmed Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turma
title_sort Aprendizagem escolar e pedagogia social : o papel do director de turma
author Nunes, Isabel Maria Pedro
author_facet Nunes, Isabel Maria Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Isabel
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Isabel Maria Pedro
description O presente trabalho corresponde a um relatório de uma pesquisa inserida no programa de Mestrado em Ciências de Educação, especialização em Pedagogia Social, da Universidade Católica Portuguesa e intitulada «Aprendizagem escolar e Pedagogia Social – o papel do director de turma». Partindo da convicção de que o professor que exerce funções de director de turma desempenha uma missão «sociopedagógica» de enorme relevância, funcionando como mediador privilegiado entre a escola, a família e a comunidade, propusemo-nos saber em que medida essa missão é reconhecida e valorizada pelos actores directamente implicados. Para o efeito foi desenvolvido um trabalho de campo junto de um Agrupamento escolar e que permitiu recolher elementos de discussão que ajudam a evidenciar o papel do director de turma enquanto mediador sociopedagógico num quadro de articulação entre a pedagogia escolar e a pedagogia social.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-18T15:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/8273
url http://hdl.handle.net/10400.14/8273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131748067442688