Educação Física e a sua relação com os resultados das disciplinas teóricas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7760 |
Resumo: | Nos últimos anos, diversos estudos têm demonstrado que a atividade física pode ajudar o desenvolvimento dos alunos aos níveis mental e cognitivo. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo verificar, se os alunos com melhores notas na disciplina de Educação Física obtêm também boas notas nas outras áreas curriculares disciplinares (denominadas de teóricas), como o português e a matemática. A amostra deste estudo foi constituída por n=686 alunos, de três ciclos de ensino de duas escolas da Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores. Os instrumentos utilizados, como base de estudo foram as pautas de classificação final do 3º período do ano letivo 2013/2014. Recorreu-se à análise descritiva, assim como às frequências e respetivas percentagens. Aplicou-se o t-teste com o objetivo de se comparar as médias obtidas pelos dois grupos em função do sexo na análise nas disciplinas de Expressão Físico-Motora/Educação Física, Português e Matemática. Foi utilizado o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 24. Os resultados apresentaram uma possível relação entre a avaliação dos alunos na disciplina de Expressão Físico-Motora/Educação Física e nas disciplinas de Matemática e Português. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas médias de ambos os sexos, nos diferentes ciclos escolares. Ao analisarmos os resultados do 4.º ano de escolaridade, concluiu-se que as médias dos grupos apresentam uma diferença estatisticamente significativa na disciplina de Expressão Físico-Motora (0,020) assim como na disciplina de Português (0,024). No que respeita ao 6.º ano verificou-se que as médias dos grupos apresentam uma diferença estatisticamente significativa na disciplina de Português (0.016). No que concerne ao 9.º ano observou-se que as médias dos grupos apresentam uma diferença estatisticamente significativa na disciplina de Educação Física (0.000). No âmbito deste trabalho tentou-se, ainda, perceber a relação entre a disciplina de Expressão Físico-Motora/Educação Física e as disciplinas de Português e de Matemática. Concluiu-se que no 4.ºano, 6.ºano e 9.º ano os alunos com sucesso à primeira disciplina obtêm também, sucesso nas restantes, verificando que a média destes a Português e a Matemática aumenta, consoante o aumento do nível obtido na disciplina de Expressão Físico-Motora/Educação Física. |
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Aplicou-se o t-teste com o objetivo de se comparar as médias obtidas pelos dois grupos em função do sexo na análise nas disciplinas de Expressão Físico-Motora/Educação Física, Português e Matemática. Foi utilizado o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 24. Os resultados apresentaram uma possível relação entre a avaliação dos alunos na disciplina de Expressão Físico-Motora/Educação Física e nas disciplinas de Matemática e Português. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas médias de ambos os sexos, nos diferentes ciclos escolares. Ao analisarmos os resultados do 4.º ano de escolaridade, concluiu-se que as médias dos grupos apresentam uma diferença estatisticamente significativa na disciplina de Expressão Físico-Motora (0,020) assim como na disciplina de Português (0,024). No que respeita ao 6.º ano verificou-se que as médias dos grupos apresentam uma diferença estatisticamente significativa na disciplina de Português (0.016). No que concerne ao 9.º ano observou-se que as médias dos grupos apresentam uma diferença estatisticamente significativa na disciplina de Educação Física (0.000). No âmbito deste trabalho tentou-se, ainda, perceber a relação entre a disciplina de Expressão Físico-Motora/Educação Física e as disciplinas de Português e de Matemática. Concluiu-se que no 4.ºano, 6.ºano e 9.º ano os alunos com sucesso à primeira disciplina obtêm também, sucesso nas restantes, verificando que a média destes a Português e a Matemática aumenta, consoante o aumento do nível obtido na disciplina de Expressão Físico-Motora/Educação Física.In the last years, several studies have shown that physical activity may help students’ mental and cognitive development. In this sense, the present study aims to verify if the students with best results in Physical Education also get good results at the so called theoretical subjects, like Portuguese or Mathematics. The sample for this study consisted of 686 students that ended three different school degrees, from two different schools in São Miguel Island, Azores. The instruments used for the study were the final results of the 3rd period of the 2013/2014 school year. The descriptive analysis was used, as well as the frequencies and respective percentages. The t-test was applied in order to establish a comparison between the average results of the two groups (according sex) in analysis, in the subjects of Physical Education, and Portuguese and Mathematics. The 24nd version of SPSS (Statistical Package for the Social Science) was also used in this study. The results showed a possible relation between the students’ evaluation in Physical Education and their evaluation in Portuguese and Mathematics. There were in the results regarding the gender, in the different school years. Looking into the results obtained by students in the 4th grade, we can say the average shows a statistically significant difference in Physical Education (0,020), as well as in Portuguese (0,024). In the 6th grade the average shows a statistically significant difference in Portuguese (0,016). In the 9th grade the average shows a statistically significant difference in Physical Education (0,000) In this study we tried to understand the relation between Physical Education and Portuguese and Mathematics As final conclusion, we can say that students from 4th, 6th and 9th grades, with success in Physical Education, also have success in the other subject. We can also say that as higher the average obtained in Physical Education, higher will be the average in Portuguese or Mathematics.2017-06-21T11:28:55Z2017-06-21T00:00:00Z2017-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7760TID:202032272porFrancês, João Luís Canilho Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:05.458295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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